Publicado por José Geraldo Magalhães em Destaques Nacionais - 12/02/2016
Colégio Episcopal orienta Igreja para o Dia da Mobilização Nacional de Combate ao Aedes Aegypti
"Todos os vossos atos sejam feitos com amor". 1Cor.16.14
Treze de fevereiro é o dia da mobilização nacional de combate ao Aedes Aegypti, como iniciativa do governo federal. “Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Castro, o governo ampliará esforços para evitar aumento de casos de microcefalia, dengue e chikungunya” (site brasil.gov.br/saude). Independente de cor partidária ou de quem propôs a medida, o Colégio Episcopal entende que se trata de um momento histórico em que devemos unir esforços para combater um inimigo comum, o mosquito Aedes Aegypti, que tem provocado estragos enormes em nosso povo. Segundo o Ministério da Saúde a situação no Brasil, em relação às doenças dengue, chikungunya e zika, é endêmica e requer atenção total.
Segundo o site Portal Brasil, administrado pelo governo federal, a mobilização será realizada simultaneamente em 353 municípios, com apoio de secretários-executivos, presidentes de estatais e 220 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, que também atuarão na conscientização sobre o processo de combate ao mosquito. A presidenta Dilma Rousseff vai acompanhar toda a ação do Rio de Janeiro (RJ), e de ministros em outros Estados. Segundo o site Portal Brasil, mais de 3 milhões de casas serão visitadas. "Participarão ainda governadores, prefeitos e aproximadamente 46 mil agentes de combate às endemias e 266 mil agentes comunitários de saúde". A medida pretende alcançar 3 milhões de residências no país.
O Colégio Episcopal apoia a iniciativa e conclama o povo metodista, corpo clérigo e leigo, para que juntos com suas igrejas se unam à campanha de mobilização nacional de combate ao Aedes Aegypti, procurando informações junto aos órgãos públicos, como a Prefeitura da Cidade, para saber como ajudar. Coloque os espaços da Igreja à disposição para eventuais palestras e orientações de conscientização.
Necessitamos vencer essa luta que não é somente do governo federal, mas de todos nós. Lembrando que se tivermos cuidado em observar no dia a dia, coisas simples como evitar acúmulo de água parada em vasos de plantas, dentro ou fora de casa, deixar garrafas vazias de boca para baixo, não acumular no quintal pneu descoberto, enfim, pequenas ações que ajudam a eliminar o mosquito, pois a melhor forma de eliminá-lo é não oferecendo meios para que ele nasça.
Oremos para que a mobilização tenha excelentes resultados e que motive o povo brasileiro ao combate, para vencer esse mosquito que tanto males e dores têm causado a inúmeras famílias brasileiras.
BISPO ADONIAS PEREIRA DO LAGO – Presidente do Colégio Episcopal
BISPO JOÃO CARLOS LOPES – Vice-Presidente do Colégio Episcopal
BISPA MARISA DE FREITAS FERREIRA – Secretária do Colégio Episcopal
BISPO PAULO TARSO DE OLIVEIRA LOCKMANN
BISPO LUIZ VERGILIO BATISTA DA ROSA
BISPO JOSÉ CARLOS PERES
BISPO ROBERTO ALVES DE SOUZA
BISPO CARLOS ALBERTO TAVARES ALVES
São Paulo, 11 de fevereiro de 2016.
Tags: Colégio Episcopal, Aedes Aegypti,
Posts relacionados
COVID-19 - Recomendação pastoral à Igreja Metodista
Vivemos tempos de perturbação mundial face ao surgimento do COVID-19, que tem alcançado a população mundial e que se instala em nosso País, a exigir de nós comprometimento e solidariedade social, na preservação da vida e da saúde de nossos concidadãos e concidadãs.
Fake news: esclarecimento do Colégio Episcopal
O Colégio Episcopal vem a público informar que notícias que estão sendo veiculadas na internet, principalmente na página do Facebook chamada Wesley Depressivo, dizendo que a Igreja Metodista apoia candidatos políticos ou não deve votar em tal candidato é falsa.
Nós, Bispos e Bispas, já orientamos os membros da Igreja em documento publicado no Órgão Ofical Metodista - Jornal Expositor Cristão na edição de setembro e no site institucional (www.metodista.org.br). Os documentos estão acessíveis ao público gratuitamente. Nosso dever é orientar a Igreja em todos os âmbitos da missão.
Expositor Cristão de março traz na capa a mobilização dos metodistas no combate ao mosquito Aedes aegypti
Os dados são alarmantes. O Ministério da Saúde investiga 3.448 casos suspeitos de microcefalia no Brasil até o fechamento desta edição. O último boletim foi divulgado no final de janeiro e aponta que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 estão ligados ao vírus zika. A Igreja está mobilizada. O Colégio Episcopal já se pronunciou ao orientar os membros para combater o mosquito Aedes aegypit. O Expositor Cristão foi atrás, ouviu especialistas, médicos/as, além da própria bispa Marisa de Freitas Ferreira, que, na função de médica, passou informações importantes sobre o cuidado que devemos ter. O bispo Roberto alertou para as diversas possibilidades de desenvolver a missão neste cenário que assusta todos/as nós.
Igreja Metodista contra a Corrupção
As Igrejas protestantes históricas do Brasil, incluindo a Igreja Metodista, fez um manifesto sobre o pecado da corrupção, onde apontam as causas, os prejuízos para a sociedade e a esperança por um país justo onde o combate a corrupção seja um enfrentamento sério de toda a sociedade.
Saiba como foi o retiro anual do Colégio Episcopal no Paraná
O Colégio Episcopal da Igreja Metodista esteve reunido em retiro anual na última semana nas dependências do Sesc Caiobá, em Matinhos/PR. Confira as informaçoes e agenda para 2015!
Veja ações evangelísticas durante a Copa do Mundo
O Presidente da Confederação Metodista de Jovens, William Júnior, em continuidade aos projetos da diretoria anterior, convoca a juventude metodista para participar de ações evangelizadoras durante a Copa do Mundo. Um kit com material de apoio, folhetos, CD's com testemunhos de alguns jogadores foi enviado às igrejas locais.
Coração aquecido: para transformar a nossa realidade
Experiência do coração aquecido de John Wesley no século XVIII é relembrada no dia 24 de maio