Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Colégio Americano

Nota apresentada pelo Instituto Nacional considera participação de apenas um estudante do Ensino Médio Regular quando 22 alunos realizaram a prova

No ano passado, de acordo com os dados registrados pelo Colégio Metodista Americano, 29 alunos do Ensino Médio Regular se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e somente 22 compareceram. Na Educação para Jovens e Adultos (EJA) foram 38 inscritos e apenas 14 estiveram presentes. Entretanto, a média publicada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) considera que apenas um aluno do Ensino Médio Regular do Colégio Americano participou das provas do ENEM. O mesmo site divulga os boletins de desempenho individual dos 22 alunos que participaram, onde a média é de 63,98 de aproveitamento. Já os estudantes do EJA têm aproveitamento de 44,92 devido ao alto índice de abstenção em 2008.

De acordo com a vice-diretora, professora Perpétua Maria da Silva, o Americano tem uma proposta voltada para a formação ética, cidadã e para a construção de conhecimentos e competências que preparem o aluno para desafios da atualidade. O Ensino Médio, acompanhando as mudanças sociais, culturais e tecnológicas, proporciona a preparação para o vestibular e para o ENEM. Enfatiza a formação plural, valorizando as diferentes áreas do conhecimento e a apropriação de linguagens e tecnologias como a informática e com o Projeto Apoio Virtual - EaD, línguas estrangeiras (Inglês/Espanhol), Artes (Plásticas/Cênicas) e Esportes. Desenvolve o pensamento científico oferecendo práticas de laboratório semanais, Robótica, além de Projetos e eventos como a Mostra de Ciências, Matemática e Tecnologia. Proporciona reflexão, debates em sala de aula, vivências com diferentes realidades sociais e ação solidária a partir do Projeto Voluntariado.

Como complemento, são oportunizadas viagens de estudo, intercâmbios e participação nas equipes esportivas, Olimpíadas e grupo de teatro. Neste momento está aberto o debate, para definições de estratégias específicas para o novo modelo da prova do ENEM, por meio de reuniões com Equipe Pedagógica, Orientadores de Área, Tutores, Professores e Círculo de Pais e Mães (CPM). Várias ações, como Orientação Profissional, Orientação de Estudos e visitas a Feiras de Profissões serão implementadas no Ensino Fundamental e Ensino Médio no sentido de divulgar e preparar para o novo modelo de avaliação do ENEM.

Como forma de avaliar o conhecimento adquirido por estudantes durante o Nível Médio para ingresso em nível superior, o novo modelo do ENEM deve ser aplicado nos dias 3 e 4 de outubro de 2009. O exame consiste em provas de linguagem e códigos, de ciências humanas, de ciências da natureza e de matemática, com 50 questões, num total de 200, além da redação. A aplicação das provas será nos turnos da manhã e tarde e os resultados estão previstos para 4 de dezembro. A correção das redações está definida para 8 de janeiro de 2010.

O novo modelo do ENEM tem por objetivo substituir o vestibular em universidades públicas e privadas, com prova única de ingresso, em todo o país. Da mesma forma, procura servir como critério de pontuação para os colégios frente ao Ministério da Educação e Cultura (MEC).


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