Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Colégio Americano

Nota apresentada pelo Instituto Nacional considera participação de apenas um estudante do Ensino Médio Regular quando 22 alunos realizaram a prova

No ano passado, de acordo com os dados registrados pelo Colégio Metodista Americano, 29 alunos do Ensino Médio Regular se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e somente 22 compareceram. Na Educação para Jovens e Adultos (EJA) foram 38 inscritos e apenas 14 estiveram presentes. Entretanto, a média publicada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) considera que apenas um aluno do Ensino Médio Regular do Colégio Americano participou das provas do ENEM. O mesmo site divulga os boletins de desempenho individual dos 22 alunos que participaram, onde a média é de 63,98 de aproveitamento. Já os estudantes do EJA têm aproveitamento de 44,92 devido ao alto índice de abstenção em 2008.

De acordo com a vice-diretora, professora Perpétua Maria da Silva, o Americano tem uma proposta voltada para a formação ética, cidadã e para a construção de conhecimentos e competências que preparem o aluno para desafios da atualidade. O Ensino Médio, acompanhando as mudanças sociais, culturais e tecnológicas, proporciona a preparação para o vestibular e para o ENEM. Enfatiza a formação plural, valorizando as diferentes áreas do conhecimento e a apropriação de linguagens e tecnologias como a informática e com o Projeto Apoio Virtual - EaD, línguas estrangeiras (Inglês/Espanhol), Artes (Plásticas/Cênicas) e Esportes. Desenvolve o pensamento científico oferecendo práticas de laboratório semanais, Robótica, além de Projetos e eventos como a Mostra de Ciências, Matemática e Tecnologia. Proporciona reflexão, debates em sala de aula, vivências com diferentes realidades sociais e ação solidária a partir do Projeto Voluntariado.

Como complemento, são oportunizadas viagens de estudo, intercâmbios e participação nas equipes esportivas, Olimpíadas e grupo de teatro. Neste momento está aberto o debate, para definições de estratégias específicas para o novo modelo da prova do ENEM, por meio de reuniões com Equipe Pedagógica, Orientadores de Área, Tutores, Professores e Círculo de Pais e Mães (CPM). Várias ações, como Orientação Profissional, Orientação de Estudos e visitas a Feiras de Profissões serão implementadas no Ensino Fundamental e Ensino Médio no sentido de divulgar e preparar para o novo modelo de avaliação do ENEM.

Como forma de avaliar o conhecimento adquirido por estudantes durante o Nível Médio para ingresso em nível superior, o novo modelo do ENEM deve ser aplicado nos dias 3 e 4 de outubro de 2009. O exame consiste em provas de linguagem e códigos, de ciências humanas, de ciências da natureza e de matemática, com 50 questões, num total de 200, além da redação. A aplicação das provas será nos turnos da manhã e tarde e os resultados estão previstos para 4 de dezembro. A correção das redações está definida para 8 de janeiro de 2010.

O novo modelo do ENEM tem por objetivo substituir o vestibular em universidades públicas e privadas, com prova única de ingresso, em todo o país. Da mesma forma, procura servir como critério de pontuação para os colégios frente ao Ministério da Educação e Cultura (MEC).


Posts relacionados

Geral, Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Liturgia para o dia dos pais 2017

Confra a sugestão de programação e liturgia para celebração do Dia dos Pais, que acontece em 13 de agosto, segundo domingo do mês.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

SBT

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães