Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

CMUSN Encontro Nacional de Capacitação

ENCONTRO NACIONAL DE CAPACITAÇÃO PARA
MULHERES DA IGREJA METODISTA

Com o Tema “Mulheres anunciam boas notícias” aconteceu mais um Encontro nas dependências da Fateo, numa parceria entre o Centro Otília Chaves e a Faculdade de Teologia com o apoio da Confederação das Sociedades de Mulheres Metodistas.
As palavras que encontro para definir este evento são as seguintes: Maravilhoso, Espetacular, Inspirador! Do princípio ao fim, realmente uma bênção.
A começar pelo Culto de Abertura, dirigido pela Sexta-Região, com a palavra inspiradora da Pastora Eloah sobre o Comunicar as Boas Notícias. E de uma forma muito criativa, levando em conta a forma mais atual de comunicação que é o computador, a sexta-região distribuiu para todas as participantes uma plaquinha como lembrança do Encontro, contendo uma miniaturazinha de um net book. (vide foto).
Foram apresentados quatro painéis:
• Painel I – Mulheres e comunicação com a profª Magali Cunha
• Painel II – Mulheres anunciando o Evangelho com a Revda. Suely Xavier dos Santos
• Painel III – Mulheres na história da Igreja e possibilidades contemporâneas com a Revda. Margarida Ribeiro e o prof. Fábio Josgrilberg
• Painel IV – Anunciando boas notícias! Com o Revdo Paulo Dias Nogueira pastor da Catedral de Piracicaba.
- E aprendemos com a profª Magali, que comunicação é o processo social de “tornar comum” idéias, sentimentos, experiências e informações por meio de palavras faladas e escritas, dos gestos ou das imagens de forma direta ou mediada. E que o ser humano é comunicação porque Deus o criou com tal dom.
- A Revda. Suely mostrou que o “Anúncio” no Antigo Testamento, ocorreu muitas vezes da parte das mulheres como Sifrá e Puá que anunciaram através de seus atos o evangelho de Deus e que outras mulheres que fizeram a diferença por causa de seus atos, foram as filhas de Zelofeade. “O Senhor deu a palavra e muitas mulheres levaram esta notícia” Sl 68:11. Falou ainda sobre o Novo Testamento, que o Evangelho é notícia, uma boa notícia que traz alegria, e que as mulheres são pioneiras no anúncio da ressurreição de Cristo, e que mulheres continuam anunciando o Evangelho da ressurreição através dos séculos na Igreja e na sociedade.
- A Revda. Margarida contou que em 25 de maio de 1929 foi anunciado na Rádio Clube do Brasil que a noite seria transmitido pela Igreja Evangélica Luterana o primeiro culto radiofônico no Brasil e que pouco tempo depois, mulheres metodistas fizeram-se representar no programa a “Hora Cristã” da Rádio Educadora com um programa infantil de alunos da Escola Diária e foram elas: profª Jurema D’Avila, Eunice de Oliveira e Alba Pereira, do Instituto Central do Povo no Rio de Janeiro.
- O prof. Fábio lembrou muito bem que: nós mulheres metodistas de agora, também entramos para a história ao protagonizarmos como mulheres, o Primeiro Encontro a Distância.
- O Revdo Paulo Nogueira se inspirou no texto de Eclesiastes 9:10 que diz assim: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças... não precisamos ir além e nem devemos ficar aquém. É preciso equilíbrio. Falou também sobre a boa notícia, o conhecimento das coisas de Deus e da preocupação que precisamos ter quando, ao tentarmos suprir as necessidades das pessoas, não darmos notícias que não são verdadeiras que vão de encontro à palavra de Deus, ou seja, o perigo de darmos a má notícia ao invés da boa notícia.
As oficinas também muito proveitosas. Participamos da oficina “Comunicação e a arte com a profª Maria José, e também da oficina “Mulheres e a mídia metodista” com Suzel Tunes e Pastora Amélia.
Suzel falou sobre a notícia e como isso afeta a Igreja e a Sociedade, sobre propaganda e testemunho e sobre a comunicação transformadora.
Pastora Amélia falou da Voz Missionária que foi criada em 1930, num tempo em que a mulher não tinha voz e nem espaço na Igreja e do seu sonho maior o de “Que toda Mulher Metodista seja uma assinante da Revista.
A Noite Cultural foi fabulosa tendo a profª Rose Maria, Educadora no Núcleo de Formação Cidadã/UMESP, abordado o tema “Mulher e comunicação: uma questão de atitude! Realmente espetacular.
As/os seminaristas tiveram uma participação muito especial com devocional, dinâmica de integração, e também com o cuidado muito carinhoso com todas as participantes na preparação dos cafés matinais e etc.
Recebemos a visita da Revda Joana D’Arc Meireles, Secretária para a vida e missão da Igreja Metodista que fez uma saudação. Também nos visitou a Revda Renilda Martins, Coordenadora Nacional da Educação Cristã que presenteou a Presidente da Confederação, irmã Sonia Palmeira com os Livros “TODO SER QUE RESPIRA...”de Luiz Carlos Ramos, e também “CRISTIANISMO PRÁTICO” a Educação na Bíblia, do Bispo Josué Adam Lazier.
O encerramento esteve a cargo da quinta Região, num culto muito bem preparado e com a participação especial de louvor da Igreja de  Vila Joaquim Inácio em Campinas, tendo como pregadora a presidente da Quinta Região Kátia Torres.
Enfim... Bênçãos e mais bênçãos chegaram até nós durante este Encontro.

Leila de Jesus Barbosa
Vice-presidenta da Confederação do Brasil
Secretária de Literatura e Correspondência da CMMALC

• clique para ver o álbum de fotos

Veja mais notícias e faça o download do material do encontro


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães