Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais - 11/10/2023
Clamor de paz por Israel e Palestina
Imagem: ©arturmarciniecphotos via Canva.com
Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. - Mateus 5:9
Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam. - Salmos 122:6
Nós, bispos e bispa da Igreja Metodista brasileira, manifestamos nossa preocupação e nosso lamento pelo conflito entre Israel e Palestina, que se agravou no último sábado, dia 7 de outubro, com o ataque surpresa do grupo Hamas contra Israel. Desde então, com ataques e retaliações, o conflito já soma mais de 1.800 vítimas fatais entre israelitas e palestinos(as), além de centenas de pessoas feitas de reféns.
A região em conflito que atrai os olhos do mundo inteiro hoje, abriga a referência ou chão sagrado tanto para judeus e mulçumanos, como para nós, cristãos e cristãs. Nesse cenário, em ambos os lados do conflito, há pacificadores(as) que enxergam irmãos e irmãs onde outros(as) veem apenas inimigos(as). Tais pessoas, que não apoiam a guerra ou extremismos, que respeitam os direitos do outro(a), que são contra opressões contra quem quer que seja, e que se relacionam em paz e amizade apesar das diferenças, sofrem as consequências do conflito por territórios.
Choramos com esses(as) que têm como sagrada a missão de preservar a vida humana, mas que veem milhares delas perdidas novamente, muitas vezes em nome de uma fé destorcida. Nesse ano, nós metodistas somos chamados a falar sobre a santidade – pessoal e social. Servimos a um Deus que nos orienta para a santidade, e não há “guerra” que seja “santa”.
Orientamos o povo chamado metodista a acompanhar as notícias com responsabilidade e a rejeitar toda a desinformação ou orientação baseada em preconceitos ou extremismos religiosos ou políticos, que convertem muitas vezes nosso coração misericordioso em vozes de indignação seletiva. Oramos por Israel. Oramos pela Palestina. Oramos pelo Oriente Médio.
Cremos no poder da oração. Cremos que a oração de uma pessoa justa pode muito em seus efeitos. Em um tempo em que há diferentes narrativas sobre o que ou quem é justo, destacamos que não há justiça na perda da vida humana em nenhuma hipótese, e por isso nos posicionamos integralmente pelos caminhos que levam à paz e pela proteção de toda a vida. E é nesse sentido que conclamamos todo o povo metodista a orar:
- Pela paz em Israel e na Palestina;
- Pelas famílias e amigos(as) das vítimas fatais do conflito;
- Pelas famílias e amigos(as) daqueles(as) que são reféns e prisioneiros(as) de guerra;
- Pela libertação de prisioneiros(as) e reféns de guerra;
- Pela segurança, especialmente de crianças, mulheres e idosos(as) que tem sido separados(as) de suas famílias e são muitas vezes submetidos(as) à violência extrema;
- Por pessoas atuantes nos mecanismos políticos e sociais que tem o poder de intervir e conduzir à paz;
- Por pacificadores(as) nos territórios em conflito, para que sejam orientados(as) e consolados(as) pelo Deus pai.
Em oração,
Colégio Episcopal da Igreja Metodista
11 de outubro de 2023.
Leia e partilhe também os manifestos das organizações das quais a Igreja Metodista é membro:
(Aliança Evangélica) Nota de repúdio aos recentes ataques perpetrados pelo grupo Hamas contra Israel e a escalada da guerra: https://aliancaevangelica.org.br/2023/10/08/nota-de-repudio-aos-recentes-ataques-perpetrados-pelo-grupo-hamas-contra-israel-e-a-escalada-da-guerra/
(Conselho Mundial de Igrejas) CMI apela urgentemente ao cessar-fogo imediato em Israel e na Palestina - CMI: https://www.oikoumene.org/news/wcc-urgently-appeals-for-immediate-ceasefire-in-israel-and-palestine