Publicado por Herbert em Expositor Cristão - 13/04/2014
Cheia deixa mais de quatro mil desabrigados em Porto Velho/RO
Em meio às perdas, metodistas se mobilizam para ajudar quem precisa
Expositor Cristão/Pr. José Geraldo Magalhães
A capital de Rondônia, Porto Velho, vive uma situação dramática. O nível do Rio Madeira subiu e chegou a 19,4 metros: um recorde histórico segundo especialistas. A situação deixou ruas alagadas e vilas ribeirinhas inteiras debaixo d’água. Cerca de quatro mil pessoas na região tiveram de deixar suas casas.
Uma das principais ruas de acesso ao bairro Nacional, onde está localizada a Congregação da Igreja Metodista Central de Porto Velho, está completamente interditada. O pastor Darci Faustino de Souza está na comunidade há um ano e se preocupa com moradores. "Temos um desafio muito grande porque as pessoas são muito carentes e precisam de acolhimento. Nós estamos trabalhando diariamente para ajudar no que é possível", relata o pastor.
Idalina Ferreira Silva mora na região há 25 anos e diz que nunca passou por uma situação parecida. "Não tem sido fácil, mas tenho esperança em Deus que tudo vai melhorar", disse. Mesmo sem condições de pagar o aluguel, Idalina já acolheu mais 14 pessoas da família que saíram das casas.
De acordo com a Defesa Civil, das mais de quatro mil pessoas desalojadas, quase mil estão abrigadas nas casas de parentes. O restante se divide entre ginásios, escolas e igrejas que são locais de acolhimento. "Nós perdemos várias coisas, fora os saqueadores que levaram o que deixamos para trás. Agora é seguir com fé em Deus e recomeçar do zero", conta Elcimar Aragão.
A casa da metodista Valmarina Alves Galvão, onde começou a Congregação Metodista, virou abrigo para outra família. "Cedi um espaço para uma família montar uma barraca e ficar até as águas baixarem. É o mínimo que eu posso fazer e este é nosso papel como cristãos", disse.
Posts relacionados
Expositor Cristão, por Sara de Paula
O tema da edição de julho já estava definido – Chorar com quem chora. Foi uma maneira que encontramos de nos solidarizarmos com as quase 60 mil pessoas que perderam amigos/as, familiares e pessoas que nem mesmo conhecemos.
Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro
Em meio à degradação ambiental e à banalização da vida, a igreja é convocada a olhar para o planeta e promover mudanças reais na sociedade.
Expositor Cristão, por Marcelo Ramiro
Na América Latina a primeira escola metodista a ser fundada por missionários norte-americanos, foi o Instituto Mexicano Madero, em 9 de fevereiro de 1874, na Cidade do México (e posteriormente transferida para Puebla, onde funciona até os nossos dias). Dessa escola originou-se a Universidade Metodista Madero (UMAD).
Missionária, Expansão Missionária, Discipulado, Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães
A cidade de Registro/SP fora destacada das demais por uma grande estrela, que se multiplicava nas telas seguintes, ilustrando a estratégia a ser adotada na plantação das igrejas metodistas na região selecionada. Leia esse testemunho edicificante e saiba como iniciou o projeto no Vale do Ribeira!
Expositor Cristão, Pastoral do Combate ao Racismo, Mídia, por José Geraldo Magalhães
Vivemos em uma sociedade onde não há democracia racial e as pessoas são discriminadas por serem negras. As estatísticas demonstram de forma inequívoca que faltam oportunidades para mais de 100 milhões de brasileiros/as alcançarem melhor condição de vida. Saiba mais!
Escola Dominical, Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães
"Crianças aprendem mais com nosso exemplo do que por aquilo que falamos a elas". Confira a reflexão da coordenadora do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças!
Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães
Mesmo quem não mora na cidade de São Paulo/SP, sente-se também preocupado/a com a diminuição contínua dos níveis de água dos reservatórios que abastecem a maior cidade brasileira. Não é somente o risco de racionamento que perturba a muitos de nós, mas acima de tudo, as causas da falta de água. fonte: Pr. Levy da Costa Bastos /