Publicado por Herbert em Expositor Cristão - 13/04/2014

Cheia deixa mais de quatro mil desabrigados em Porto Velho/RO

Em meio às perdas, metodistas se mobilizam para ajudar quem precisa


Expositor Cristão/Pr. José Geraldo Magalhães


A capital de Rondônia, Porto Velho, vive uma situação dramática. O nível do Rio Madeira subiu e chegou a 19,4 metros: um recorde histórico segundo especialistas. A situação deixou ruas alagadas e vilas ribeirinhas inteiras debaixo d’água. Cerca de quatro mil pessoas na região tiveram de deixar suas casas.

Uma das principais ruas de acesso ao bairro Nacional, onde está localizada a Congregação da Igreja Metodista Central de Porto Velho, está completamente interditada. O pastor Darci Faustino de Souza está na comunidade há um ano e se preocupa com moradores. "Temos um desafio muito grande porque as pessoas são muito carentes e precisam de acolhimento. Nós estamos trabalhando diariamente para ajudar no que é possível", relata o pastor.

Idalina Ferreira Silva mora na região há 25 anos e diz que nunca passou por uma situação parecida. "Não tem sido fácil, mas tenho esperança em Deus que tudo vai melhorar", disse. Mesmo sem condições de pagar o aluguel, Idalina já acolheu mais 14 pessoas da família que saíram das casas.

De acordo com a Defesa Civil, das mais de quatro mil pessoas desalojadas, quase mil estão abrigadas nas casas de parentes. O restante se divide entre ginásios, escolas e igrejas que são locais de acolhimento. "Nós perdemos várias coisas, fora os saqueadores que levaram o que deixamos para trás. Agora é seguir com fé em Deus e recomeçar do zero", conta Elcimar Aragão.

A casa da metodista Valmarina Alves Galvão, onde começou a Congregação Metodista, virou abrigo para outra família. "Cedi um espaço para uma família montar uma barraca e ficar até as águas baixarem. É o mínimo que eu posso fazer e este é nosso papel como cristãos", disse.


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

[EC] Webinar do Metodismo Mundial

O webinar será realizado nos sábados do mês de agosto, dias 1º, 8, 15, 22 e 29, pela manhã, das 8h30 às 12h, e contará com palestras, diálogos e painéis, além de uma sessão especial opcional das 19h às 20h30 (horário de São Paulo, Brasil). As sessões ocorrerão através da plataforma de videoconferência Zoom.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Expositor Cristão de fevereiro fala sobre a Quaresma

Abrimos esta edição com a Palavra Episcopal sobre a Quaresma – tempo litúrgico que se inicia no dia 26 de fevereiro e se estende até o dia 9 de abril. Quaresma é tempo de mudança, conversão e para consagrar-se mais a Deus. Na matéria de capa, abordamos o tema para valorizar também as ornamentações das igrejas nessa época litúrgica, que devem usar a cor roxa, cujo intuito é imbolizar a tristeza, dor e sofrimento vivenciado por Jesus no deserto. 

Expositor Cristão, Geral, por Sara de Paula

Terremoto no Equador: já são 350 mortos

Os tremores de magnitude 7.8 na escala Richter foram sentidos no país inteiro

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão aborda o tema: Evangelho integral nas aldeias

A história da Igreja Metodista com povos indígenas começou em 1928. De lá pra cá, diversas ações foram desenvolvidas em favor dessas comunidades. Saiba mais sobre missão indigenista e conheça os trabalhos da Igreja!

Expositor Cristão, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão: Resgatando o Zelo Evangelizador na vida da Igreja

A Bíblia, nossa regra de fé, estabelece ênfases missionárias. A primeira dentre todas elas, é a do perfil evangelizador que a Igreja cristã precisa assumir (Mateus 28.19-20, Marcos 16.15-16, Lucas 24.47).

Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão: Entrevista com o Diretor Geral das instituições educacionais metodistas

A realidade educacional brasileira tem imposto a todas as instituições educacionais confessionais um ambiente de grande competição, graças à radical mercantilização da educação. Neste contexto adverso, o projeto metodista de educação se mantém na visão missionária cristã, tendo como princípio a transformação de vidas. fonte: Marcelo Ramiro / 

no Cenáculo, Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

O lugar onde o mundo se reúne para orar

Filha de pastor e vocacionada aos dez anos de idade para a obra missionária, a editora mundial do The Upper Room, Sarah Wilke, visitou o Brasil para participar das homenagens dos 75 anos da publicação em língua portuguesa — o no Cenáculo. Alegre com as comemorações, ela conversou com o Expositor Cristão e falou sobre os planos do devocionário para o futuro. fonte: José Geraldo Magalhães /