Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 31/05/2013
Centro Cultural Martha Watts recebe participantes do Encontro Nacional de ED
Metodistas que estão reunidos no Colégio Piracicabano para o Encontro Nacional de Escola Dominical tiveram a oportunidade de visitar o Centro Cultural Martha Watts na tarde dessa sexta-feira (31). A visita faz parte da programação do encontro que começou na quinta-feira, dia 30.
O espaço do Centro Cultural atende às múltiplas atividades culturais e de pesquisa, monitorias e preservação de acervos históricos significativos de Piracicaba. Localiza-se em um edifício tombado pelo patrimônio histórico, construído e inaugurado em 1884, que tornou-se o segundo local de funcionamento do Colégio Piracicabano.
Várias pessoas registraram a alegria de conhecer um pouco mais da história da missionária que veio dos Estados Unidos e ficou conhecida como "semeadora de escolas". "Eu não conhecia a história do Centro Cultural, e nem do trabalho de Martha Watts aqui em Piracicaba. Creio que isso precisa ser divulgado mais entre os metodistas. O espaço do Centro Cultural me encantou", declarou o Everaldo Pedro que veio de Cabo Frio/RJ. Os metodistas que estão participando do encontro tiveram a oportunidade de visitar, inclusive o quarto da missionária Watts.
Na tarde dessa quinta feira o Encontro disponibilizou várias oficinas para os metodistas. Dentre elas, "Como trabalhar com casais"; "Como trabalhar com jovens e juvenis"; "Dependência química: a liberdade de dizer não"; "Ministério Pastoral e Escola dominical - uma parceria que dá certo"; "'em para o meio': deficiência e inclusão" entre outras.
História - Martha Hite Watts nasceu em 13 de fevereiro de 1845 em Louisville e faleceu em 10 de janeiro de 1910. Ela foi uma missionária e educadora metodista norte-americana e passou vários anos no Brasil, onde ficou conhecida como "semeadora de escolas", depois de fundar instituições educacionais metodistas, entre as quais estão o Colégio Piracicabano, em Piracicaba, inaugurado em 13 de setembro de 1881; o Colégio Americano, em Petrópolis;o Colégio Izabela Hendrix, em Belo Horizonte.
A primeira escola Metodista fundada no país foi O Colégio Piracicabano, na época da inauguração havia mais mais de 60 alunas matriculadas. Hoje, é o Centro Cultural Martha Watts, além de ser a pedra fundamental do Instituto Educacional Piracicabano (IEP), entidade mantenedora da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).No Piraciabano, Martha foi diretora nos períodos de 1881 a 1886, 1888 a 1892 e 1894 a 1895.
O encontro nacional de Escola Dominical da Igreja Metodista trouxe cerca de trezentos metodistas de várias partes do país para Piracicaba/SP. O evento começou na quinta-feira (30) e termina no sábado (1º de junho) no final da tarde.
Veja também:
Painel: Plano Nacional Missionário.
Cerca de trezentos metodistas reunidos em Piracicaba.
Fotos do Encontro Nacional de Escola Dominical