Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Cemetre online

A agência evangélica de notícias SOMA destaca, em seu site (www.agenciasoma.org.br) curso ministrado pelo pastor Paulo Garcia, professor da Faculdade de Teologia, oferecido pela plataforma virtual do Cemetre. Veja a matéria abaixo:

 

Ministério, desafios e possibilidades: uma reflexão nas cartas paulinas


7/11/2009 - 8h36m





  Edificante até na ementa, descrição resumida das ideias gerais que serão abordadas ao longo da disciplina, e que reproduzimos a seguir, o curso à distância "Ministério, desafios e possibilidades: uma reflexão nas cartas paulinas" oferecido pelo Centro Metodista de Ensino e Treinamento (Cemetre, Maringá-PR), já em andamento, traz boa orientação para líderes cristãos. O curso é ministrado pelo professor Paulo Roberto Garcia, coordenador do curso de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, em plataforma Moodle. O Cemetre integra a Sexta Região Eclesiástica da Igreja Metodista, região administrativa que compreende os estados do Paraná e Santa Catarina. Leia e reflita sobre o conteúdo da ementa do curso.
  
  
MINISTÉRIO DESAFIOS E OPORTUNIDADES:
   UMA REFLEXÃO NAS CARTAS PAULINAS

  
   VISÃO DE CONJUNTO
   Paulo Roberto Garcia
  
   Ao final desse curso é necessário construirmos uma visão de conjunto sobre os desafios e oportunidades para o exercício do ministério pastoral, que uma reflexão nas cartas de Paulo nos oferece.
  
   Para isso, vamos iniciar fazendo os destaques de cada lição.
  
   Lição 01: O mundo paulino - lugar da missão
  
   Na primeira lição nós buscamos localizar o ministério de Paulo no contexto do mundo mediterrâneo. Ao fazermos isso percebemos que o mundo da ação ministerial de Paulo era um lugar de grandes conflitos e de enormes necessidades pastorais. Pudemos perceber que a prática pastoral acontece em um contexto dado. Paulo soube interpretar e compreender o mundo em que ele vivia e pautou sua ação a partir dessa compreensão.
  
   Lição 02: Os escritos paulinos - ação pastoral em favor da comunidade
  
   Na segunda lição enfatizamos a ação pastoral de Paulo na busca de atender as necessidades das comunidades. Para isso, observamos as propostas literárias de estudo das cartas paulinas. Ao assumir a proposta de que boa parte das cartas é composta de pequenos bilhetes pastorais, percebemos, em primeiro lugar, de que modo Paulo se preocupava em atender com muita presteza as necessidades que as comunidades apresentavam e, em segundo lugar, como que ao buscar solucionar os problemas pastorais e orientar as comunidades, Paulo valoriza o amor, o perdão e se esvazia de seus interesses em favor das comunidades.
  
   Lição 3: O Sofrimento e a Missão - Reflexões a partir de 2Co 10-13
  
   Na terceira lição enfocamos o sofrimento físico, ministerial e pessoal que o apóstolo teve de suportar. O objetivo foi entender que o sofrimento é parte integrante da vida pastoral. Ele esteve presente, e muito, no ministério de Paulo. O que pudemos perceber é que Paulo entende que o sofrimento e as agressões sofridas durante o ministério eram uma continuidade da missão e dos sofrimentos do próprio Cristo.
  
   Lição 4: Vocação: desafios e oportunidades - Reflexões a partir de Romanos 8.18-25
  
   Finalmente, terminamos refletindo, a partir da perícope de Romanos, sobre os desafios - a abrangência da ação ministerial - e as tentações - de colocar os interesses pessoais acima do chamado ministerial. Nessa visão de conjunto, percebemos que a prática pastoral se insere em um contexto que é determinante para as ações pastorais. Essa prática deve levar em conta a urgência das ações em favor da superação das dificuldades e orientação da comunidade. Finalmente, somos desafiados e ter a comunidade e a sua edificação como o foco da ação pastoral, fugindo das tentações e assumindo a abrangência da missão.
  
   A vocação pastoral é dádiva de Deus! A capacitação para vivê-la no dia-a-dia é partilhada entre a presença do Espírito Santo em nossa vida e o nosso constante exercício de discernimento e de formação continuada para estar sempre pronto para viver a vocação.
  
   Mais informações sobre o curso na página do
Cemetre na Internet.

VEJA TAMBÉM:

Sua Plataforma Virtual de Aprendizagem 

 

 Marcando seu pioneirismo, o Cemetre - Centro Metodista de Ensino e Treinamento - sai na vanguarda no ensino e treinamento na Igreja Metodista. Com o ensejo do dia da Escola Dominical (20 de setembro), foi lançado o Cemetre Online - sua plataforma virtual de aprendizagem. Com o objetivo principal de alcançar a Sexta Região Eclesiástica - no treinamento de liderança, formação continuada de pastores e ensino - a plataforma poderá ser utilizada por qualquer docente para ministrar seus cursos. Por ser virtual, não está limitado em espaços físicos, basta o professor/aluno possuir uma conexão de internet.

Inaugurando sua Plataforma Virtual de Aprendizagem, o Cemetre está oferecendo um programa para a Formação Continuada dos Pastores/as e Missionários com o tema:  Ministério, Desafios e Possibilidades  - uma reflexão nas cartas paulinas, ministrado pelo Prof. Paulo Garcia da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo. Os objetivos do curso são a partir da reflexão pastoral, em torno da vida, ministério e cartas do Apóstolo Paulo, oferecer subsídios para desafiar, confortar e fortalecer o chamado vocacional e o ministério pastoral da Igreja Metodista na 6a RE.
        Solicite inscrição informando seus dados (nome, endereço, cidade e igreja) pelo e-mail:
ead@cemetre.com.br . O curso é gratuito, com início dia 01 de outubro.

Fonte: http://www.metodista.com/


Posts relacionados

Geral, por Comunicação

Bibliografia para o Exame de Ordem Presbiteral

  Está disponível a bibliografia para o exame de ingresso na Ordem Presbiteral 2024.

Geral, por Sara de Paula

Manifestação da Pastoral Indigenista Metodista sobre a morte de Bruno Araújo Pereira e Dom Phillips

A Pastora Indigenista da Igreja Metodista manifesta pesar e sua solidariedade diante da morte do indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, correspondente do jornal The Guardian no Brasil. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães