Publicado por Herbert em Mulheres - 03/04/2014

Celebração do Dia Mundial de Oração na IMBA

 

No dia 07 de março de 2014, diversas Igrejas Cristãs se reuniram em celebração ao Dia Mundial de Oração - DMO. Este foi um dia de reflexão sobre a fé e a vida numa dimensão ecumênica. No desafio da proposta em âmbito mundial, a Igreja Metodista Bela Aurora, em Juiz de Fora - MG igualmente se organizou, realizando uma singular reunião com outros cristãos: Católicos e Anglicanos.

De posse da liturgia recebida da comissão organizadora do evento, cujo tema era: Mananciais no Deserto, os(as) presentes foram convocados(as) a pensar o Egito em três dimensões: passado, presente e futuro, tudo sob o enfoque da Graça de Deus.

A celebração foi dirigida pela Sociedade Metodista de Mulheres da IMBA, nas figuras da irmã Maria Imaculada - presidente da SMM - IMBA e da irmã Anita Quaglio - secretária da Confederação das Sociedades de Mulheres. Além das referidas irmãs, participaram de forma ativa: Rilma, como egípcia, Shirley com mulher de negócios, Magda como lavradora e Priscila como jovem ativista política.

A acolhida foi feita pelo pastor Jovanir Lage e o louvor foi conduzido pelo pastor Moisés Coppe. A prédica foi idealizada e realizada pelo ministro Júlio Simões da comunidade Anglicana de Juiz de Fora - MG.                                

Cantamos, oramos e refletimos junto ao referido ministro sobre a mulher no poço de Jacó, segundo o relato de João, capítulo 4. Basicamente, refletimos sobre o acolhimento ao diferente, sobre o símbolo da água - presente nos primeiros relatos do Evangelho de João - e a percepção de que através da Graça de Deus e da ação de Jesus podemos vivenciar o sentido da vida em profundidade, sem preconceitos.

Registramos que o ajuntamento em oração foi um sinal significativo de que a unidade cristã é o genuíno testemunho de que o Corpo de Cristo está inteiro e é real no mundo caótico em que estamos inseridos.

Ficaram também ecoando nas mentes e corações as palavras do profeta Isaías 43. 18-19: "Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo". E as mulheres - que participaram da dinâmica do culto - assim responderam citando Isaías 44.3: "Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e minha bênção, sobre os teus descendentes".

E finalmente, a benção impetrada pelo pastor Moisés: "Possa o Senhor guiar você continuamente, e prover as suas necessidades nos lugares áridos. Que você possa ser como um jardim bem regado, como um manancial, cujas águas nunca param de correr" (Isaías 58.11).

Texto elaborado por Moisés Coppe.


Tags: mulheres-2014


Posts relacionados

Mulheres, por Sara de Paula

Mulheres metodistas promovem campanha digital de Ação de Graças

As Federações Metodistas de Mulheres promovem nesse ano uma campanha digital para celebração do Dia de Ação de Graças, comemorado na quinta-feira, dia 23 e novembro. 

Mulheres, por Redação Metodista

Semana de oração 2022 - Unidas em oração pela nossa pátria

A Confederação Metodista de Mulheres do Brasil (CMM), promove anualmente a Semana de Oração pela Pátria, esse ano com a chamada "Unidas em oração por nossa pátria". Do dia 1 ao 7 de setembro, quando se comemora o Dia da Procramação da Independência do país, metodistas são convidados(as) a orar e jejuar pelo Brasil. Confira abaixo o material de apoio para promover essa ação em sua Sociedade e Igreja Local. 

Mulheres, por Sara de Paula

XXIII Encontro de Mulheres Metodistas EAD

Participe do XXIII Encontro de Mulheres Metodistas à distância, que acontece nesse sábado, dia 24 de abril. O evento será transmitido pelo canal do Youtube da Faculdade de Teologia Metodista (Fateo). O evento é promovido pelo Centro Otília Chaves, da Faculdade de Teologia, em parceria com a Confederação Metodista de Mulheres do Brasil. 

Colégio Episcopal, Entrevistas, Cogeam, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mulheres, Discipulado, Pastoral do Combate ao Racismo, Social, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de janeiro: Igreja Metodista reafirma o combate ao Racismo

Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.

Mulheres, por José Geraldo Magalhães