Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 28/06/2012

Catedral Metodista presta homenagem ao pastor Silas Pereira Barbosa

“NADA DO QUE FIZ, O FIZ PARA HOMENS, E SIM PARA HONRA E GLORIA DE DEUS”

Silas Pereira Barbosa- 1930 / 2011

“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.” João 14:2

No dia 24 de junho a Catedral  Metodista de São Paulo, celebrou uma homenagem ao rev. Silas Pereira Barbosa, falecido em 31 de maio do ano passado.  Ele pastoreou a Catedral nos anos 1979 a 1991.

O Concilio Local, determinou que se alterasse o nome do Edificio Metodista para Ed. Metodista Rev. Silas Pereira Barbosa, construído na década de 80. No pastorado do Rev. Silas, que com grande esforço pastoral e pessoal, ergueu a obra que hoje ajuda a sustentar financeiramente a Missão real da Igreja, em nível local, regional e nacional.

Celebrou-se uma cerimônia com a presença dos familiares do rev. Silas, a sra. Valdecy, viúva , os filhos, Silas Junior e Sergio Wagner, além das noras e netos. Neste momento de celebração pela vida e pastorado, tanto do rev. Silas, bem como da família, que muitas vezes teve dividido o tempo de atenção e carinho com o ministério pastoral do esposo e pai,  lembrou-se de seu grande amor a Causa, sua retidão de conduta, e acima de tudo sua submissão à  Deus, ao chamado pastoral e a Igreja Metodista. Lembrou-se que em sua vida, sempre ficou evidenciado que suas mãos eram abençoadas, e tudo quanto ele havia feito, o fez para a Gloria de Deus, e não dele próprio. Tinha em sua visão que se Deus não abençoasse o trabalho, nada seria possível de realizar, e podemos afirmar que varias foram as obras realizadas por todas as igrejas por ele pastoreadas.

Lembrou-se também, de ser ele um homem a frente de seu tempo, Pastor por vocação, dedicação integral, mas um estudioso da Palavra e da sociedade, já que teve coragem de estudar Sociologia Política, em plena ditadura militar, usando esta ferramenta em seu ministério.

A Igreja Metodista Central, hoje Catedral metodista de São Paulo,  quando por ele pastoreada, iniciou vários avanços missionários, que hoje são efetivos, como a Igreja Metodista em Manaus, a Igreja Metodista Coreana em São Paulo, regularização da AMAS Catedral, com o inicio de vários convênios com a Prefeitura de São Paulo, regularização e formalização de convênios com as áreas geral e regional, pondo fim a uma pendência de mais de 30 anos referente aos terrenos da Catedral, onde foram construídos os edifícios Alarico Mattos e Ed. Metodista Rv. Silas Pereira Barbosa. Constituiu um caixa visando financiar um verdadeiro avanço missionário, com o objetivo de oferecer  apoio  a missionários e construção de novos pontos.

Como membro da Igreja Central à época, sempre percebi o cuidado, carinho de um verdadeiro vocacionado à obra de Deus, mesmo que para viver esta vocação tivesse que abrir mão de suas necessidades. Quando exortava o fazia de forma carinhosa, mas enérgica, nunca desrespeitando o limite da pessoa e do amor de Deus para com o ser humano. Nunca fez distinção entre pessoas, todos eram tratados de igual forma, com a atenção que se espera, e com o carinho que não se esperava.

Não quero exaltar o homem, mas quero afirmar, Rv. Silas Pereira Barbosa deixou saudade. Saudade de seu exemplo, saudade de sua fé, saudade de seu Amor a Deus, saudade de sua humildade, pois quando solicitamos a família um memorial alguma coisa escrita de sua vida ministerial, a resposta foi...”Ele nunca quis escrever nada, pois sempre dizia, nada do que fiz, o fiz para homens, e sim para  Honra e Gloria de Deus.”

A família deste meu Pastor, amigo e discipulador, apenas posso expressar, que realmente a Obra de Deus, foi feita por um grande homem Rv. Silas Pereira Barbosa. Por isso posso afirmar o que o profeta Isaias : “Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!” Isaias 10:15.

Luiz Roberto Saparolli

Membro da CMSP

Representante da 3ª RE na COGEAM

Fotos : Priscila Lopes


Posts relacionados

Intercessão, Geral, por Julyana Rodrigues

Semana de oração por Afeganistão, Cazaquistão, Quirguistão, Mongólia, Tajiquistão, Turquemenistão, Uzbequistão

Nesta semana estamos em oração por Afeganistão, Cazaquistão, Quirguistão, Mongólia, Tajiquistão, Turquemenistão, Uzbequistão. Você é convidado a fazer parte desse círculo de oração entre os dias 05 a 11 de outubro de 2014. Envolva sua Igreja e faça parte também desses momentos de oração em comum. Leve os motivos de ações de graças e intercessões nos cultos de orações de sua comunidade.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães