Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 18/05/2011
Carta Pastoral sobre Racismo será distribuída para todo o Brasil
Duas mil cópias da Carta Pastoral sobre Racismo foram impressas e serão distribuídas para todo o Brasil a partir da próxima semana. O texto foi disponibilizado na internet em novembro do ano passado e, agora, pode ser adquirido também em forma de livreto. A cartilha faz uma reflexão e traz o posicionamento da Igreja Metodista sobre o assunto.
O tema é polêmico e merece a atenção da Igreja. De acordo com um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a população negra predomina no Brasil, é jovem, tem mais filhos, é mais pobre e está mais exposta à mortalidade por causas externas, especialmente homicídios.
A pesquisa apontou que o percentual de negros mortos, com idades entre 15 e 29 anos, é maior do que o de brancos. A faixa etária representa quase 10% dentre as mortes anuais de homens negros, enquanto que esse número não chega a 4% para os brancos.
Os pesquisadores do Ipea entenderam que os jovens negros morrem mais por estarem mais expostos à violência. Isso porque “causas externas”, como assassinatos e acidentes, é o segundo motivo que mais mata pessoas do sexo masculino entre os negros, conforme dados do SIM de 2007.
Com informações Agência Estado.