Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 25/05/2011

Carta Pastoral sobre Racismo já está disponível

Duas mil cópias da Carta Pastoral sobre Racismo já estão disponíveis. A distribuição  está sendo feita para todo o Brasil. O texto foi disponibilizado na internet em novembro do ano passado e, agora, pode ser adquirido também em forma de livreto. A cartilha faz uma reflexão e traz o posicionamento da Igreja Metodista sobre o assunto.

O tema é polêmico e merece a atenção da Igreja. De acordo com um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a população negra predomina no Brasil, é jovem, tem mais filhos, é mais pobre e está mais exposta à mortalidade por causas externas, especialmente homicídios.

A pesquisa apontou que o percentual de negros mortos, com idades entre 15 e 29 anos, é maior do que o de brancos. A faixa etária representa quase 10% dentre as mortes anuais de homens negros, enquanto que esse número não chega a 4% para os brancos.

Os pesquisadores do Ipea entenderam que os jovens negros morrem mais por estarem mais expostos à violência. Isso porque “causas externas”, como assassinatos e acidentes, é o segundo motivo que mais mata pessoas do sexo masculino entre os negros, conforme dados do SIM de 2007.

O conteúdo das duas ministrações pode ser vistas em vídeo no site do evento.

CLIQUE AQUI para baixar a pastoral em PDF


Posts relacionados

Geral, por Redação Metodista

Cânones 2023

Conheça agora os Cânones 2023 e baixe gratuitamente a sua versão em PDF. A versão impressa já está disponível em pré-venda no site da Angular Editora.

Geral, Intercessão, por Julyana Rodrigues

Semana de oração por Libéria e Serra Leoa

Nesta semana estamos em oração por Libéria e Serra Leoa. Você é convidado a fazer parte desse círculo de oração entre os dias 30 de novembro a 06 de dezembro de 2014. Envolva sua Igreja e faça parte também desses momentos de oração em comum. Leve os motivos de ações de graças e intercessões nos cultos de orações de sua comunidade.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães