Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais - 17/11/2019

Carta aos irmãos e irmãs da Bolívia



A justiça e o direito são as bases de teu trono; amor e fidelidade precedem a tua passagem.
  (Salmo 89.14)

Queridos irmãos e irmãs bolivianos,

Temos ouvido com temor e apreensão as recentes notícias acerca de vosso país e dos sismos em torno da democracia, esta frágil conquista de nossos povos nas Américas. Lamentamos que, mesmo com quaisquer contradições ou questionamentos que se levantem, a ordem democrática seja quebrada e posta em xeque, dando margem a supressão de direitos ou intervenções que suplantem a liberdade de um povo para eleger legitimamente seus/suas líderes. Assusta-nos e ofende-nos a informação de que a prefeita Patricia Arce foi atacada e teve seu corpo agredido de forma vil. De igual modo, os ataques contra propriedades públicas e privadas, por toda ordem de manifestantes políticos, gerando prejuízos à pessoalidade das vidas atingidas, mas também ao patrimônio e à história da Bolívia. E, acima de tudo, o roubo violento da vida, com a morte de pessoas envolvidas neste confronto.

A Palavra de Deus não nos autoriza a tomar em nossas próprias mãos, especialmente com violência, os destinos de pessoas ou situações. Ela nos desafia à submissão às autoridades e à busca dos caminhos do direito e da justiça conforme seus padrões. Também, ao mesmo tempo em que anuncia a salvação em Cristo, proclama que pessoas de todas as tribos, povos, línguas e nações possuem acesso a ele, reafirmando-nos a variedade das culturas e dos saberes e jamais colocando posições políticas ou financeiras acima do valor da vida, tanto humana quanto de todo o restante da criação.

Em consternação, reconhecemos que não somos as pessoas com o protagonismo para falar ou emitir juízo sobre aqueles valores que são da soberania de vocês, enquanto bolivianos. Nossa tarefa, enquanto irmãos e irmãs cristãos da América Latina, é nos posicionar em defesa da vida, da justiça e proclamar o amor de Deus sobre toda opressão e violência, de qualquer cor ideológica, partidária ou econômica.

Rogamos a Deus que se levante do seu trono e julgue com a santidade e a justiça que só ele tem, os atos de todos os seres humanos envolvidos nestes lastimáveis eventos que roubam a paz, a alegria e a tranquilidade do nosso povo. Era a estratégia paulina em Timóteo, que orássemos pelas autoridades, não pelo bem-estar delas, mas para que o povo pudesse ter vida mansa e tranquila, em toda piedade e respeito. Porque quando os líderes, de algum modo, são guiados pelos valores do Reino de Deus, os mais desfavorecidos são protegidos. A Igreja do Senhor, sob a ordem de Jesus, precisa sempre olhar para os pequeninos como alvo preferencial de sua ação, acolhida e proteção.

Seguimos em oração por vocês e escrevemos esta carta não apenas para incitar-lhes a prosseguir na fé, na esperança e no amor, como também para reafirmar que não estão sozinhos na jornada. De toda parte, há os sete mil joelhos que se dobram para clamar a Deus pelos seus filhinhos e filhinhas. Que o trono de Deus, que não é segundo as noções humanas, seja estabelecido na Bolívia, pois apenas ele é fundado na justiça e no direito. E que o amor e a fidelidade se espalhem entre o povo. E que nasça a paz.

No amor de Cristo

Colégio Episcopal da Igreja Metodista

16 de novembro de 2019
 



Leia outras manifestações sobre a atual situação na Bolívia: 
 


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Sessão online do 21º Concílio Geral

Assista a sessão online do 21º Concílio Geral da Igreja Metodista. O conclave será transmitido ao vivo no dia 11 de dezembro de 2021, a partir das 9h (horário de Brasília), somente no canal Metodista Brasil, no Youtube.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Lideranças da Igreja Metodista participam de consulta missionária na Alemanha

O Presidente do Colégio Episcopal, bispo Adonias Pereira do Lago acompanhado do Assessor de Expansão Missionária, bispo João Carlos Lopes e da Secretária para a Vida e Missão, revda. Joana D' Arc Meireles participam de consulta missionária em Karlsruhe, na Alemanha.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Bispo Paulo Lockmann é o novo integrante do Quadro de Membros Titulares da Academia Evangélica de Letras do Brasil

O bispo Paulo Lockmann, líder da Igreja Metodista no Estado do Rio de Janeiro passou a integrar o Quadro de Membros Titulares da Academia Evangélica de Letras do Brasil (AELB). Ele tomou posse na segunda-feira, (9), durante a Sessão de Abertura do Ano Sócio-Cultural da AELB, promovido na Igreja Metodista do Catete.

Destaques Nacionais, Colégio Episcopal, por José Geraldo Magalhães

Membro do Comitê Permanente de Consenso e Colaboração do CMI envia relatório ao Colégio Episcopal

Eleita em 2006 para integrar o Comitê Permanente de Consenso e Colaboração do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Magali do Nacimento Cunha, envia relatório das atividades desenvolvidas ao Colégio Episcopal da Igreja Metodista. Em reunião do Comitê Central reunido em julho de 2014, Magali foi eleita membro da Comissão Fé e Ordem do CMI. 

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Veja ações evangelísticas durante a Copa do Mundo

O Presidente da Confederação Metodista de Jovens, William Júnior, em continuidade aos projetos da diretoria anterior, convoca a juventude metodista para participar de ações evangelizadoras durante a Copa do Mundo. Um kit com material de apoio, folhetos, CD's com testemunhos de alguns jogadores foi enviado às igrejas locais.