Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Box: reportagem sobre a autonomia

Álbum de fotos

 

A autonomia da Igreja Metodista foi proclamada após uma intensa mobilização do chamado "Movimento Leigo" , organizado por volta de 1911, que tinha um slogan: "ninguém ocioso na Igreja". Organizar a igreja no Brasil, tornando-a auto-sustentável sem perder a união com os metodistas de outras partes do mundo, era o objetivo do movimento. Veja, a seguir, algumas fotos deste período marcante para a história do metodismo brasileiro. 

 

A missionária e educadora Martha Watts (à esquerda) ficou conhecida como "semeadora de escolas". Fundou os colégios Piracicabano, em Piracicaba-SP, no ano de 1881; Americano, em Petrópolis-RJ, em 1895 e Izabela Hendrix, em Belo Horizonte-MG, em 1904.

       

 

 

 

 


 

 

 


Foto oficial do Primeiro Concílio Geral da Igreja Metodista do Brasil, ocorrido na Igreja Metodista Central de São Paulo, de 2 a 9 de setembro de 1930.


 

Rev. Guaracy Silveira, liderança que se destacou no processo de autonomia e na política nacional: foi o primeiro evangélico eleito para a Câmara Federal, em 1933, pelo Partido Socialista Brasileiro. Nesta foto, com a farda de capelão da Revolução Constitucionalista de 1932. 

 

 

 

 

 


Fotos extraídas do acervo histórico da FaTeo e publicada na revista Caminhos do Metodismo no Brasil: 75 anos de autonomia, São Bernardo do Campo:SP, Editeo, 2005

 

Para saber mais:

Revista Caminhos do Metodismo no Brasil: 75 anos de Autonomia, São Bernardo do Campo: SP, Editeo, 2005.

Artigo 75 anos de Metodismo Autônomo no Brasil (documento no site www.metodistavilaisabel.org.br)


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães