Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013
Box: reportagem sobre a autonomia
Álbum de fotos
A autonomia da Igreja Metodista foi proclamada após uma intensa mobilização do chamado "Movimento Leigo" , organizado por volta de 1911, que tinha um slogan: "ninguém ocioso na Igreja". Organizar a igreja no Brasil, tornando-a auto-sustentável sem perder a união com os metodistas de outras partes do mundo, era o objetivo do movimento. Veja, a seguir, algumas fotos deste período marcante para a história do metodismo brasileiro.
A missionária e educadora Martha Watts (à esquerda) ficou conhecida como "semeadora de escolas". Fundou os colégios Piracicabano, em Piracicaba-SP, no ano de 1881; Americano, em Petrópolis-RJ, em 1895 e Izabela Hendrix, em Belo Horizonte-MG, em 1904.
Foto oficial do Primeiro Concílio Geral da Igreja Metodista do Brasil, ocorrido na Igreja Metodista Central de São Paulo, de 2 a 9 de setembro de 1930.
Rev. Guaracy Silveira, liderança que se destacou no processo de autonomia e na política nacional: foi o primeiro evangélico eleito para a Câmara Federal, em 1933, pelo Partido Socialista Brasileiro. Nesta foto, com a farda de capelão da Revolução Constitucionalista de 1932.
Fotos extraídas do acervo histórico da FaTeo e publicada na revista Caminhos do Metodismo no Brasil: 75 anos de autonomia, São Bernardo do Campo:SP, Editeo, 2005
Para saber mais:
Revista Caminhos do Metodismo no Brasil: 75 anos de Autonomia, São Bernardo do Campo: SP, Editeo, 2005.
Artigo 75 anos de Metodismo Autônomo no Brasil (documento no site www.metodistavilaisabel.org.br)