Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/08/2010

Boas práticas sociais beneficiam mais de 11 mil crianças com o apoio da CESE

Projetos de 26 regiões do país foram contemplados no Programa Ação para Crianças e se movimentam para mobilizar recursos em ações que envolvam a sociedade.
 
A CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço divulgou o resultado do edital de apoio a projetos que vai beneficiar direta ou indiretamente mais de 11 mil crianças e adolescentes no Brasil. Das quase 200 propostas enviadas por organizações sociais, 26 foram criteriosamente selecionadas e receberão apoio nas ações de mobilização de recurso. Serão R$ 170 mil investidos na promoção dos direitos de crianças e adolescentes. Metade desses recursos será mobilizada pelos grupos e a outra metade será apoiada pela CESE.
 
Pará, Tocantins, Bahia, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Distrito Federal integram os estados com propostas e organizações selecionadas. Essas iniciativas contemplam ações em diversos segmentos: de combate à violência, superação do racismo na educação infantil, ampliação dos direitos de meninas / adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, a formação de lideranças juvenis e ações educativas, culturais e artísticas. Para desenvolver esses projetos, as organizações sociais vão arrecadar parte dos recursos (50%) necessários com gincanas, bazares, bingos, eventos gastronômicos, campeonatos, etc.

 

Você ainda pode ser apoiado
Além das 26 iniciativas aprovadas, outras estão em fase de ajustes da metodologia e poderão, em um futuro próximo, fazer parte do rol de aprovados. O Programa Ação Para Crianças centralizou o recebimento de projetos, mas os interessados em participar ainda podem enviar propostas à CESE. Acesse o roteiro de elaboração de projeto e os critérios para apoio.

Algumas Iniciativas
O projeto Artvida do Cárcere, que atua no combate à violência em Natal/RN, foi contemplado na proposta de oficinas de arte e cursos de formação para jovens em privação de liberdade. “O projeto propõe cursos de formação artística que estimule a reinserção social e diminua a reincidência desses jovens em conflito com a lei”, explica Dimas Galvão, Coordenador de Projetos e Formação da CESE, ao justificar o apoio. O grupo planeja realizar nos próximos meses várias mobilizações em universidades e escolas públicas sobre o tema da não-violência. “A gente debaterá esse assunto através de palestras e vídeos em diversas instituições de ensino. Utilizaremos filmes e narrativas que reflitam os impactos da violência na vida da juventude local”, declara Patrícia Melo, Presidente do Instituto Vida e Esperança (IVES/RN) e da Rede Estadual de Combate a Violência no RN – (Recovi). Ela esclarece que nestas atividades serão cobradas taxas de participação aos estudantes e venda de alimentos para arrecadar recursos ao projeto aprovado. Do total arrecadado pelos grupos nessas atividades a CESE, através do Programa Ação para Crianças, duplicará o valor.
 
Outra iniciativa selecionada no edital da CESE foi a Campanha de Superação do Racismo na Educação Infantil nas Igrejas. A proposta é da Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo (Cenacora) que pretende estimular a reflexão das relações étnico / raciais nas igrejas protestantes e evangélicas. “O projeto visa realizar oficinas para conscientizar lideranças, professores(as) e membros das escolas dominicais e bíblicas na superação do preconceito e da discriminação racial nas relações pedagógicas e educacionais”, declara Eliana Rolemberg, Diretora Executiva da CESE, bastante otimista com os desdobramentos deste apoio.

Continue lendo!
 

 


Posts relacionados

Geral, Escola Dominical, por Sara de Paula

Live | Reforma Protestante: o que ainda há pra dizer?

No dia 31 de outubro celebramos o Dia da Reforma Protestante. A Escola Dominical promove uma conversa sobre o tema na Live "Reforma Protestante: o que ainda há pra dizer?", que vai ao ar nos canais da Escola Dominical no Facebook e Youtube na terça-feira, dia 5 de outubro, às 20h.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães