Publicado por Sara de Paula em Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Política - 17/11/2016
Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa recebe medalha Zumbi dos Palmares na ALRS

Foto: Marcelo Bertani | Agência ALRS
Em Sessão Solene do Dia Estadual da Consciência Negra, o Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, recebeu o Troféu Deputado Carlos Santos e Medalha Zumbi dos Palmares, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. A homenagem ocorreu ontem, dia 16.
A distinção com a medalha foi instituída em 2007, para homenagear personalidades que atuaram e atuam em prol da valorização e do desenvolvimento da comunidade negra.
“A comenda Zumbi dos Palmares, que recebo é o reconhecimento da luta coletiva histórica de homens e mulheres metodistas, em sua busca cotidiana, e, na sua imensa maioria anônima, por uma sociedade democrática mais justa, equânime e de um Estado garantidor dos direitos fundamentais à pessoa humana. O Evangelho de Cristo é a nossa inspiração”, disse o Bispo Luiz.
As atividades na área de combate ao racismo do Bispo Luiz Vergílio, presidente eleito do Colégio Episcopal da Igreja Metodista no Brasil (IM), já é conhecida. Em seu perfil exposto no site da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), foi dado destaque para sua formação na área de Teologia e Educação, mas especialmente às suas relevantes participações sociais como membro do Movimento Negro nos anos 80 e docente do primeiro pré-vestibular gratuito voltado para jovens negros e pobres terem acesso à Universidade.
O Bispo Luiz Vergílio ainda foi responsável pela criação da Pastoral de Combate ao Racismo da IM brasileira, e participou da elaboração do Programa Nacional Antirracismo, publicado em março desse ano.
O Bispo Luiz Vergílio ainda foi responsável pela criação da Pastoral de Combate ao Racismo da IM brasileira, e participou da elaboração do Programa Nacional Antirracismo, publicado em março desse ano.
Posts relacionados
[EC] Cobertura oficial do 21º Concílio Geral
Confira a cobertura completa do 21º Concílio Geral da Igreja Metodista no site do Jornal Expositor Cristão.
EC de abril: Páscoa | Ainda há esperança
Uma das datas mais significativas do calendário cristão é celebrada na chamada Semana Santa – a Páscoa. Lamentavelmente, há dois anos não temos celebrado como gostaríamos devido à pandemia da Covid-19, que tem impedido as igrejas de realizar reuniões em seus templos. No mês passado, o Brasil registrou mais de 300 mil mortes pela doença. Muitas famílias não terão pessoas amadas nesta Páscoa, no Natal, no dia a dia de suas vidas, porque elas faleceram em decorrência da Covid-19.
Jornal EC de dezembro | Natal: temos motivo para celebrar?
É Natal. Tempo de celebrar uma das datas mais importantes de nosso calendário cristão. O nascimento do Messias. Mais de 175 mil pessoas em nosso país estarão ausentes na hora da Ceia de Natal. Foram vencidas pela Covid-19. Certamente, lágrimas vão cair por causa da ausência eterna. Ficam as boas lembranças daqueles/as que se foram.
Evangélicos e o Impeachment
Confira declarações e movimentos entre as organizações cristãs evangélicas
Expositor Cristão de janeiro: Igreja Metodista reafirma o combate ao Racismo
Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.
Expositor Cristão de setembro: Igreja e Meio Ambiente
Em meio à degradação ambiental e à banalização da vida, a igreja é convocada a olhar para o planeta e promover mudanças reais na sociedade.
Ouça o Projeto Piloto Web Rádio Metodista e dê sugestões!
No último dia da Feira Literária Internacional Cristã (FLIC), a Confederação Metodista de Mulheres Metodistas convidou a bispa metodista Marisa de Freitas Ferreira para falar sobre o tema da “Mulher cristã e a formação intelectual”. Confira os detalhes!