Publicado por Herbert em Expositor Cristão - 13/04/2014

Avanço metodista em Mato Grosso do Sul

Expositor Cristão/Pr. Paulo Pontes


 

A Igreja Metodista continua a expandir a presença desse povo em todo o território nacional. No estado do Mato Grosso do Sul, a presença metodista tem ocupado cada vez mais municípios. O estado faz parte da 5ª Região Eclesiástica, sob a presidência do bispo Adonias Pereira do Lago e pertence à Sub-região Missionária Oeste, também composta pelo estado de Mato Grosso.

Na Sub-região Missionária Oeste estima-se, segundo informações do PRAM (Plano Regional de Ação Missionária), a presença de aproximadamente 3 mil metodistas professos (MT e MS). Além disso, muitos que frequentam a nossa igreja, mas ainda não oficializaram seu compromisso.

O estado foi organizado esse ano em dois distritos MS I e MS II. Essa dinâmica da multiplicação dos distritos aconteceu para dinamizar a ação missionária e estimular a vida da igreja local, proporcionando maior aproximação entre as igrejas para o avanço missionária, em especial, alcançando cidades sem a presença metodista.

Para nós, a estratégia para a expansão missionária é a plantação de novas igrejas através do discipulado. Em todo o estado, temos vivenciado a experiência da plantação de igrejas através de grupos pequenos que se instalam em cidades através de casas de famílias metodistas e outras situações. Esses grupos vão se multiplicando, crescendo e assim, vamos instalando a estrutura posteriormente.

É o caso de Brasilândia que nesse ano receberá o Projeto Missionário Uma Semana Pra Jesus. A Igreja Metodista em Bataguassu avançou para essa cidade através de um trabalho de discipulado e celebração nos lares de muitas famílias que se abriram ao Evangelho de Jesus e hoje temos ali uma igreja com grande potencial. O mesmo ocorreu em Sonora, onde a Igreja Metodista em Coxim tem desenvolvido a plantação de uma nova igreja.

Estamos vivenciando uma experiência muito positiva de parceria com a 6ª Região Eclesiástica que designou e tem sustentado o missionário Osmir Silvério dos Reis na cidade de Naviraí. Várias são as estratégias da parceria, podendo se traduzir pelo envio de obreiros, sustento de obreiros, transplante de famílias e outras mais. A ideia da parceria é que as 5ª RE e 6ª RE contribuam para o crescimento do metodismo no Mato Grosso do Sul, a fim de que o estado se torne uma Região Eclesiástica.

Nos dias 21 e 22 de março foi realizado em Campo Grande o Ministerial da Sub-região Oeste, no Acampamento Maanain da Igreja Metodista Central da cidade. O evento reuniu todos os pastores e pastoras do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso para um momento de despertamento missionário, partilha de informações e encaminhamentos. Várias lideranças das igrejas locais e evangelistas também participaram. O que se percebe é a grande paixão evangelística que tem motivado as ações das igrejas locais.

Nosso desejo é que cada vez mais possamos avançar para as cidades sem presença metodista, podendo ocupar cada cidade no estado com uma comunidade discipuladora e que se multiplique naturalmente.
 


 


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de agosto: tende bom ânimo

O título deste editorial faz parte de uma frase dita por Jesus. Trouxemos na matéria de capa deste mês uma abordagem para tentar ajudar as pessoas a superarem as aflições. Atualmente nos deparamos com várias situações de crises nos relacionamentos, crises financeiras, na estabilidade econômica, no trabalho e em vários outros campos da sociedade.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Discipulado, Expansão Missionária, Mídia, Colégio Episcopal, por José Geraldo Magalhães

Liderança Episcopal planeja avanço do metodismo no continente

Discipulado, plantação de igrejas e expansão missionária são prioridades.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Geral, por José Geraldo Magalhães

Metodistas: intérpretes da conexidade

Na Inglaterra do século 18, a conexidade destaca-se pela sua dinâmica de acolher na comunidade qualquer pessoa independente do seu passado ou condição

Expositor Cristão, Geral, por José Geraldo Magalhães

Namoro segundo o coração de Deus?

Há muitos jovens que realmente querem honrar a Deus, mas também há muitos que vivem o relacionamento como se nunca tivessem ouvido a respeito de Jesus