Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Discipulado - 25/06/2014
Artigo: Igrejas saudáveis pelo discipulado

Não desejo entrar meramente nessa discussão, pelo simples entendimento de que igrejas saudáveis sempre experimentam um crescimento natural e com qualidade, e também por perceber que a saúde de uma igreja vai muito além da quantidade dos seus membros. Entretanto, o que temos experimentado na prática, em muitas de nossas igrejas, é que o discipulado adotado e orientado pela Igreja Metodista, apesar de não ser apenas uma estratégia de crescimento da igreja, gera crescimento por aplicar marcas de qualidade nas comunidades locais.
Em uma igreja em discipulado a eclesiologia é profundamente transformada ao serem aplicados e resgatados alguns valores que são inegociáveis, e que, quando aplicados, trazem marcas de qualidade para essa igreja. O principal valor diz respeito a levar o ministério para as mãos do povo.
O sacerdócio universal dos crentes foi restaurado desde a reforma protestante e confirmado no metodismo primitivo. João Wesley, em seus grupos pequenos, capacitou líderes leigos/as que exerceram o discipulado, visitando, acompanhando, aconselhando, repreendendo e orientando, fazendo deles/as cristãos/ãs frutíferos/as no Reino de Deus. Uma Igreja saudável possui a marca de uma liderança capacitadora e uma membresia reprodutora.
Quando um/a cristão/ã compreende que ele/a deve produzir e não simplesmente consumir, uma verdadeira revolução acontece em sua postura em relação à igreja local. Ele/a não se preocupa mais em saber o que aquela igreja pode lhe oferecer; antes, preocupa-se em saber como pode ser útil ali.
O crescimento de uma igreja que se orienta por células é natural. O trabalho de célula é um ciclo que se autoalimenta. Cada discípulo/a pode se tornar um/a líder de célula. Cada célula que é aberta significa mais pessoas alcançadas com o Evangelho. Com mais pessoas alcançadas e cuidadas pelo discipulado, há maior possibilidade de conversões. Com um maior número de conversões, há uma maior possibilidade de mais discípulos/as.
Com mais discípulos/as, há mais células. E, assim, o ciclo continua alimentando-se indefinidamente, gerando uma igreja saudável, onde todos/as são bem discipulados/as.
.jpg)
Numa igreja em discipulado, com frequência a história de uma pessoa que se converte é esta: a pessoa é convidada a participar de uma célula. A mensagem do Evangelho é apresentada a ela. A pessoa se torna cristã de forma natural através de relacionamentos de discipulado saudáveis. Após sua profissão de fé, começa logo a participar do trilho de treinamento de liderança. Enquanto isso, continua a se reunir na célula e no culto de celebração. A pessoa é cercada pela atmosfera de evangelismo que ali existe. Ela participa com outros que já compartilham sua fé como parte de sua vida cristã.
Para essa pessoa, apresentar o Evangelho a outros/as se torna algo muito natural. Ela logo falará a seus familiares, amigos/as e vizinhos/as a respeito de Jesus. O evangelismo tem sido o ambiente em que ela nasceu de novo e começou a crescer na fé. É o que ela viu outros/as cristãos/ãs fazerem. Em poucas palavras, o evangelismo se torna um estilo de vida. Não é visto como uma atividade à qual ela devote algum tempo casualmente; ele faz parte de sua vida diária.
Esta é a Igreja saudável que desejamos formar por meio do discipulado. Uma Igreja que busca e desenvolve marcas de qualidade e crescimento natural. .jpg)
.jpg)
LEIA A EDIÇÃO DO EXPOSITOR CRISTÃO DE JUNHO NA ÍNTEGRA!
Tags: Discipulado, expositor cristão,
Posts relacionados
EC de janeiro: a importância vital da unidade cristã
Em 2020 a Igreja Metodista em terras brasileiras trabalhará o tema da unidade. Já disponibilizamos na edição de dezembro o logo e todas as informações a respeito do tema. Nesta edição, abordamos a importância do Corpo de Cristo estar unido. Uma reflexão do Pastor Hernandes Dias Lopes a respeito da temática ajuda a ampliar os olhares ainda mais nesse sentido.
Expositor Cristão de junho traz a história dos Concílios na Igreja Metodista brasileira
De olho no passado e rumo ao futuro
Evangélicos e o Impeachment
Confira declarações e movimentos entre as organizações cristãs evangélicas
Câmara Nacional de Discipulado se reúne em Belo Horizonte
Representantes da Câmara Nacional de Discipulado da Igreja Metodista está reunida em Belo Horizonte/MG. O encontro com a liderança iniciou dia 12 e termina nessa quinta-feira (14). O pr. Paulo Mazoni da Igreja Batista Central de Belo Horizonte participou dia 11 onde compartilhou as experiências vivenciadas nas áreas de discipulado e células.
Conselho Superior de Administração, Consad, tem novo presidente
O Colégio Episcopal da Igreja Metodista empossou na manhã desse sábado, 30, os novos presidente e vice do Conselho Superior de Administração (Consad) e Conselho Diretor das Instituições Metodistas de Educação. A cerimônia ocorreu na Sede Nacional da Igreja Metodista em São Paulo. Confira as fotos e detalhes da cerimônia!
Confira como foi o Seminário Mundial de Evangelismo Metodista
A alegria contagiante, a hospitalidade calorosa, o fervor missionário fortalecido a cada encontro, plenária, conversa. Foi nesse clima que ocorreu o Seminário Mundial de Evangelismo Metodista, de 6 a 12 de agosto, em Recife/PE.
Metodistas norte-americanos em missão no Brasil
Grupo com 15 voluntários/as trabalhou na reforma de templo metodista em Mogi das Cruzes/SP. Confira os detalhes!
Reflexão: Crianças participantes da Ceia
A celebração da Ceia do Senhor é um momento em que a igreja testemunha a sua participação no Reino de Deus e seu compromisso, uns com os outros, como família de fé.Qual sua opinião? A criança deve ou não participar? Leia a reflexão! fonte: Rogéria de Souza Valente /