Publicado por Sara de Paula em Escola Dominical - 25/11/2020

Aonde estão as sementes?

imagem1-145-800x568.jpg

Motivada por uma imagem divulgada nas redes sociais sobre vasos ornamentais com sementes de limão, comecei a aventura de procurar as sementes para plantar e fazer um vaso pra mim. Depois de algumas semanas me deparei com a dificuldade de encontrar tais sementes, pois os limões que tenho comprado nos supermercados, na sua maioria são orgânicos e não possuem sementes. Ao falar dessa dificuldade com minha irmã, ela sugeriu que eu plantasse mexerica e prontamente me ofereceu algumas, colhidas no pomar do condomínio onde mora, pois essas tinham muitas sementes. Continuei em busca de algumas sementinhas de limão, e assim que consegui, logo pensei em compartilhar dessa alegria, então fiz um vaso para mim e outro para presentear uma amiga que também gosta de cultivar plantas.

A impossibilidade de ter as sementes e sentir a alegria de semear, cultivar, ver crescer a linda folhagem do pezinho de limão e respirar seu aroma, me fez lembrar da parábola do semeador (Lucas 8. 4-15). A história que Jesus contou diz que o semeador saiu a semear e apenas parte das sementes caíram em terra boa e deram fruto. O que me chama a atenção é que o semeador tinha muitas sementes em suas mãos. Ao me perguntar aonde estão as sementes, me sinto motivada a buscar a palavra de Deus e fortalecer em mim o desejo de que ela germine em meu coração e dê muitos frutos.

Neste Dia de Ação de Graças, eu agradeço pelas sementes de amor, paz, alegria, justiça e esperança semeadas em meu coração. Com gratidão podemos renovar o compromisso de frutificar e espalhar o aroma suave da presença de Deus em nós.

Muito mais que ter um vaso ornamental, podemos ser um vaso com terra boa, que acolhe as sementes, floresce e frutifica. Que o nosso coração esteja sempre grato pelas boas sementes que têm frutificado em nós. Que neste dia de gratidão e partilha, possamos compartilhar dos frutos que a Tua palavra tem gerado em nós.

 

 

Telma Cezar Martins
Departamento Nacional de Escola Dominical
Dia de Ação de Graças: 26 de novembro 2020


Leia também: Liturgia para o Dia de Ação de Graças 2020.


Posts relacionados

Geral, Liturgia, Escola Dominical, por Comunicação

Liturgia para a Celebração de Pentecostes

  Em 19 de maio celebramos o Pentecostes, marcado pela descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus. Pensando nisso, disponibilizamos a sugestão de liturgia para todas as igrejas locais.

Escola Dominical, por Sara de Paula

Sugestão de liturgia para o Advento e Natal 2023

O tempo do Advento celebra o cumprimento de profecias, com a vinda de Jesus ao mundo. Comemorar este tempo é muito importante para o povo de Deus e se torna uma oportunidade para o ensino das Escrituras.

Escola Dominical, por Comunicação

Concurso de Música para a Escola Dominical

O Departamento Nacional de Escola Dominical da Igreja Metodista lança o Concurso de Música para a ED. Assim como foi na escolha da nova logomarca da ED, estamos chamando o povo metodista para participar ativamente.

Escola Dominical, por Redação Metodista

A história da Escola Dominical

Você conhece a história da Escola Dominical? Você sabia que a Escola Dominical é uma invenção metodista? Confira abaixo dois importantes artigos que compartilham a história da Escola Dominical: Escola Dominical: uma invenção metodista, escrito pelo historiador metodista João Wesley Dornellas (1932-2012), e Histórias da história da Escola Dominical, escrito pela pastora metodista Andreia Fernandes.

Escola Dominical, por Sara de Paula

Tempo de agradecer: as festas na Bíblia

Desde muito cedo o povo da Bíblia entendeu a importância de agradecer a Deus e celebrar a sua bondade e misericórdia. Esta conversa nos ajudará a conhecer mais sobre as festas na Bíblia e, assim, refletir sobre o valor da gratidão diante da provisão divina. 

Escola Dominical, por Sara de Paula

Escola Dominical cria Papercraft Aventureiros em Missão

O Departamento Nacional de Escola Dominical da Igreja Metodista traz um novo material de apoio para você que utiliza os personagens dos Aventureiros em Missão. Agora você pode produzir cada um(a) deles(as) em Papercraft (bonecos de papel)! Conte histórias, utilize nas aulas de Escola Dominical, dê de presente às crianças da sua Igreja e use a sua criatividade para aplicar o material.