Publicado por Sara de Paula em Escola Dominical - 25/11/2020

Aonde estão as sementes?

imagem1-145-800x568.jpg

Motivada por uma imagem divulgada nas redes sociais sobre vasos ornamentais com sementes de limão, comecei a aventura de procurar as sementes para plantar e fazer um vaso pra mim. Depois de algumas semanas me deparei com a dificuldade de encontrar tais sementes, pois os limões que tenho comprado nos supermercados, na sua maioria são orgânicos e não possuem sementes. Ao falar dessa dificuldade com minha irmã, ela sugeriu que eu plantasse mexerica e prontamente me ofereceu algumas, colhidas no pomar do condomínio onde mora, pois essas tinham muitas sementes. Continuei em busca de algumas sementinhas de limão, e assim que consegui, logo pensei em compartilhar dessa alegria, então fiz um vaso para mim e outro para presentear uma amiga que também gosta de cultivar plantas.

A impossibilidade de ter as sementes e sentir a alegria de semear, cultivar, ver crescer a linda folhagem do pezinho de limão e respirar seu aroma, me fez lembrar da parábola do semeador (Lucas 8. 4-15). A história que Jesus contou diz que o semeador saiu a semear e apenas parte das sementes caíram em terra boa e deram fruto. O que me chama a atenção é que o semeador tinha muitas sementes em suas mãos. Ao me perguntar aonde estão as sementes, me sinto motivada a buscar a palavra de Deus e fortalecer em mim o desejo de que ela germine em meu coração e dê muitos frutos.

Neste Dia de Ação de Graças, eu agradeço pelas sementes de amor, paz, alegria, justiça e esperança semeadas em meu coração. Com gratidão podemos renovar o compromisso de frutificar e espalhar o aroma suave da presença de Deus em nós.

Muito mais que ter um vaso ornamental, podemos ser um vaso com terra boa, que acolhe as sementes, floresce e frutifica. Que o nosso coração esteja sempre grato pelas boas sementes que têm frutificado em nós. Que neste dia de gratidão e partilha, possamos compartilhar dos frutos que a Tua palavra tem gerado em nós.

 

 

Telma Cezar Martins
Departamento Nacional de Escola Dominical
Dia de Ação de Graças: 26 de novembro 2020


Leia também: Liturgia para o Dia de Ação de Graças 2020.


Posts relacionados

Escola Dominical, por Sara de Paula

Liturgia Dia das Crianças 2022

Celebre o Dia das Crianças em sua Igreja Local. Esta liturgia foi preparada para ser dirigida pelas crianças de sua comunidade. Por isso, sugerimos que organize as leituras e cânticos com as crianças de forma que todas elas participem de cada momento do culto. Acesse o material. 

Geral, Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Quaresma: viver com fé e sabedoria

O pleno exercício da nossa espiritualidade cristã nos convida a uma vida de intimidade com Deus. Neste sentido, o calendário litúrgico se constitui com fonte de memória e inspiração para o fortalecimento dessa espiritualidade e para reafirmação do nosso compromisso como discípulas e discípulos que anunciam a solidariedade e a esperança do evangelho de Cristo.

Escola Dominical, por Sara de Paula

Salmos na quaresma

Quaresma é um período do calendário cristão que nos convida à reflexão e transformação – pessoal e comunitária – à luz do acontecimento fundante da nossa fé: a ressurreição de Jesus. Neste ano, desejamos lhe convidar a viver o tempo da quaresma a partir dos Salmos. Este importante livro, que reúne as músicas e a sabedoria do povo da Bíblia, vai nos inspirar neste tempo. Baixe o conteúdo.

Geral, Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Liturgia para o dia dos pais 2017

Confra a sugestão de programação e liturgia para celebração do Dia dos Pais, que acontece em 13 de agosto, segundo domingo do mês.