Publicado por José Geraldo Magalhães em Educação - 01/07/2014

Alunos do Colégio Metodista União participam de atividade de conscientização

 
O Colégio Metodista União em Uruguaiana/RS e a Universidade do Adulto Maior (UAM) desenvolveram ações com alunos do 5º e 6º ano e com um grupo de 33 idosos como Projeto de Extensão da Rede Metodista de Educação do Sul. A iniciativa foi relembrar o “Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa”. 
 
Como atividade desencadeadora, as professoras Rosane Vieira de Sá e Mari Margo Kruger realizaram, juntos com os alunos, o estudo do texto “O menino das meias vermelhas” de Carlos Heitor Cony.
 
“Agradecemos a Deus, como professores, pela possibilidade de orientarmos nossos alunos a praticarem ações de solidariedade e vivenciarem ações de valorização e respeito à pessoa humana”, disse a professora Mari Margo.
 
Os alunos que participaram da ação conscientizadora puderam refletir em profundidade sobre a importância e cuidado para com as pessoas da terceira idade. “O idoso é uma das meias vermelhas só querendo ser achada por alguém”, declarou Victória Senna do 6º Ano.
 
Para a aluna do 5º ano, Lavinya Carrazoni, à ação cumpriu o objetivo. “Não faça com os idosos hoje o que você não gostaria que fizessem com você amanhã”, disse.
 
A conscientização sobre a data comemorada em 15 de junho foi mais uma reflexão dos educadores sobre essa importante questão social que envolve uma parcela significativa de idosos na sociedade. Vitor Santana levará o aprendizado por toda a vida. “Devemos respeitar os idosos porque eles têm muito a nos ensinar”.
 
Como parte pedagógica da atividade, os estudantes foram orientados a escrever uma mensagem de apoio ao movimento e construírem, com material alternativo, a forma planificada de uma meia vermelha, simbologia empregada no texto-base da ação desencadeadora. O material foi utilizado para compor um painel coletivo exposto no saguão da escola.
 
Como culminância do projeto os alunos das duas turmas foram até a praça central da cidade e participaram de uma atividade integradora de dança e exercícios de relaxamento, juntamente com os grupos de idosos da UAM e do SESC local. Para finalizar a ação, distribuíram panfletos alusivos à data aos pedestres e motoristas que trafegavam nas ruas centrais. 
 
O envolvimento dos adolescentes nas atividades com o grupo de idosos, segundo o aluno do 6º ano Luiz Henrique Pavin, ampliou o amor pela 3ª idade. “Eles podem ser fracos, lentos e esquecidos, mas eles têm coração cheio de amor”. O evento aconteceu no dia 10 de junho em Uruguaina/RS.
 
Comemoração - O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
 
O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a idéia de não aceitá-la como normal.
 
Colaborou:
Ana Flávia Morais
Agente de Pastoral do Colégio Metodista União
 
 
Confira abaixo na íntegra a Nota Pública divulgada pelo Conselho Nacional dos Direitos do Idoso
 
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
 
SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS
 
15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
 
O Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, órgão superior de natureza e de liberação colegiada, permanente, paritário e deliberativo, integrante da estrutura regimental da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, vem publicamente externar à sociedade brasileira, às instituições governamentais e não governamentais, às lideranças municipais e estaduais, aos grupos e demais instâncias onde se reúnem pessoas idosas nos municípios que compõem nossas unidades federativas a importância de se viabilizar, no âmbito de suas respectivas competências e esferas de atuação, ações relativas à conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
 
A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa declararam o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, tendo sido celebrado pela primeira vez em 2006, com realização de campanhas por todo o mundo. A violência contra a pessoa idosa é e deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos.
 
O principal objetivo do dia 15 de junho é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa, além de, ao mesmo tempo, disseminar a idéia de não aceitá-la como normal. Na esteira deste movimento mundial deve-se incentivar a apresentação, o debate e o fortalecimento das mais diversas formas da prevenção.
 
Neste sentido, é mister registrar a satisfação deste Colegiado Nacional em tomar conhecimento das ações que já vem sendo desenvolvidas em diversos municípios brasileiros, bem como recomendar a todos os conselhos estaduais dos direitos do idoso que envidem esforços para a mobilização dos conselhos municipais, organizações da sociedade civil e mesmo os órgãos governamentais no âmbito da sua esfera de atuação para que haja manifestações, atos públicos e atividades que tragam o tema da violência contra a pessoa idosa como um tema de visibilidade pública.
 
Por fim, convém recomendar que, sempre que possível, todos os eventos e atividades desenvolvidas para a conscientização da violência procurem abordar a necessidade de articulação em rede para o enfrentamento do fenômeno. Sabe-se que a construção efetiva de uma rede somente pode se dar em torno de situações concretas, como é o caso da violência.
 
Brasília, junho de 2009.
 
José Luiz Telles
 
Presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso
 
Secretaria Especial dos Direitos Humanos / Presidência da República

 

 
Fonte: ANADEP
Estado: DF

Tags: educação


Posts relacionados

Educação, por José Geraldo Magalhães

Material de apoio para celebrar os 246 anos da Escola Dominical no 3º domingo de setembro

A Escola Dominical irá completar 246 anos no 3º dominigo de setembro, dia 20. Também no mês de setembro chega a primavera, onde as flores anunciam o perfume da vida, elas logo se transformam em frutos que geram sementes, é vida que se renova! Na Escola Dominical, a Palavra de Deus quer florescer em nós e trazer cheiro de Vida.

Educação, por José Geraldo Magalhães

Gustavo Alvim é nomeado vice-diretor geral das instituições educacionais metodistas

O reitor da Unimep, professor doutor Gustavo Jacques Dias Alvim, foi empossado no dia 26 de junho, para o cargo de vice-diretor geral das Instituições Educacionais Metodistas, durante a reunião do Conselho Superior de Administração (Consad), na sede da Igreja Metodista em São Paulo. Ele também exerce interinamente, desde 3 de julho, a função de Diretor Geral, em razão da solicitação de saída apresentada pelo titular do cargo, prof. Wilson Roberto Zuccherato.

Educação, por José Geraldo Magalhães

A Igreja Metodista na Grã-Bretanha por meio do Fundo Mundial das Missões oferece Bolsas de Estudo e Treinamento de Lider

Os candidatos terão que cumprir os regulamentos governamentais do Reino Unido para visto de estudante, incluindo teste de proficiência no idioma Inglês. Saiba mais!

no Cenáculo, Destaques Nacionais, Educação, por José Geraldo Magalhães

Rede Metodista de Educação reforça confessionalidade dentro das instituições metodistas

Parte da liderança da Igreja Metodista se deslocou para a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em Barueri, na grande São Paulo, para o lançamento da bíblia personalizada no Cenáculo que será distribuída na Rede Metodista de Educação nos próximos dias. Na primeira edição foram impressas 14 mil unidades para atender a demanda atual. Cerca de 60 mil alunos da rede, devem receber na época da formatura um exemplar. O lançamento ocorreu na manhã de segunda-feira (22).

Escola Bíblica de Férias, Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Destaques Nacionais, Mídia, Educação, por Julyana Rodrigues

Escola Bíblica de Férias 2014

Está disponível o material orientador para a Escola Bíblica de Férias 2014. Organizada sob o tema de trabalho do ano "Meninos e Meninas nos Caminhos da Missão", o caderno está com vários recursos e passo a passo para desenvolver às atividaes com as crianças. Download gratuito!

Educação, por José Geraldo Magalhães