Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013
Almir Maia
Com a presença do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, e vários de seus ministros, foi realizado hoje, 13 de março, no Ginásio do Ibirapuera, a formatura da primeira turma da Universidade Zumbi de Palmares (UNIPALMARES), primeira e única instituição de ensino superior do Brasil e da América Latina que tem 87% de seus alunos afrodescendentes auto-declarados.
A colação de grau dos formandos em Administração vem atraindo o interesse não só da imprensa nacional, mas inclusive de outros países, dado seu pioneirismo, com credenciamento já solicitado de correspondentes da agência de notícias Reuters, Ansa e France Press; da emissora de televisão árabe Al Jazira, do jornal argentino El Clarin, do jornal ABC da Espanha, do site cultural argentino Cafe Crift, do jornal belga Le Soir, do francês Libération e do suíço Les Temps.
A cerimônia teve um momento, entretanto, de destaque para homenagens a algumas poucas personalidades nacionais que, no entender da instituição, foram fundamentais para o fortalecimento do movimento de acesso do negro ao ensino superior no Brasil.
![]() |
Uma delas será Almir de Souza Maia, que há vários anos vem sendo homenageado pela Afrobras, como um dos pioneiros no auxílio à UNIPALMARES. |
Quando reitor da UNIMEP, Maia colocou à disposição daqueles que buscavam construir a nova universidade toda sua equipe técnica e assessora, que trabalhou junto aos fundadores, inclusive na elaboração do projeto que foi aprovado pelo MEC garantindo o funcionamento da UNIPALMARES.Ao lado de Maia, estarão sendo homenageados o ex-presidente da República e senador José Sarney, que criou a Fundação Cultural Palmares com o objetivo de desenvolver e dar visibilidade à história e cultura do Negro, mapeando a titulação dos territórios dos quilombos; o ex- ministro da Educação e deputado federal Paulo Renato de Souza, que autorizou a criação da Faculdade de Administração da
Unipalmares; o senador Paulo Paim, responsável pelo projeto do Estatuto da Igualdade Racial; o médico David Uip, ex-diretor do Instituto do Coração, quem promoveu os primeiros encontros entre o ministro Paulo Renato para que lhe fosse apresentado o Projeto Unipalmares; João Carlos Di Gênio, presidente do Grupo Unip, um dos patronos da instituição e Jarbas Nascimento, primeiro diretor da UNIPALMARES.
Ao ser comunicado da homenagem, Maia assim foi saudado pelos formandos: "nosso convite vem em forma de agradecimento por todas as ações afirmativas e o conjunto de medidas para o combate ao preconceito e discriminação contra os negros, as quais só foram possíveis pelo reconhecimento de Vossa Senhoria da necessidade de se fazer justiça social". E o reconhecimento tem seus motivos: foi quando reitor da UNIMEP que Maia criou as primeiras bolsas especiais de estudo para negros na instituição, utilizados por candidatos aprovados no vestibular e indicados pela AFROBRAS. O programa se manteve ao longo de seus anos de direção na Universidade e, depois dele, outras instituições de ensino superior tiveram a mesma iniciativa.
"Realmente, associamos-nos, desde seu início, aos sonhos e desafios da Afrobras, que também iam ao encontro da filosofia da UNIMEP e das preocupações sociais do grande reformador inglês e criador do movimento metodista no século XVIII, John Wesley. Em suas lutas, desde então priorizou a inclusão de etnias, gênero e classes sociais como caminho para uma sociedade mais justa. Não por acaso, são metodistas algumas das universidades norte-americanas, como a Clark Atlanta University, cuja comunidade é constituída predominantemente por negros. Nas últimas duas décadas, foi no Zimbabwe que os metodistas criaram a Africa University, na perspectiva de ampliar alternativas de educação superior no Continente Africano. A UNIMEP, desde os seus primeiros anos de criação, já estimulava e apoiava a organização de movimento de grupos negros e atuou no debate sobre cotas e outros temas da agenda afirmativa", admite Maia.
À formatura deverão estar presentes, ainda, o ex-governador Geraldo Alckmin e a ex-ministra e Secretária de Ação Social do Estado do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, paraninfos desta primeira turma.
Beatriz Elias
Para saber o que é a UNIPALMARES clique aqui!