Publicado por José Geraldo Magalhães em Educação, Coordenação de Educação Cristã - 31/03/2014

A Igreja Metodista e a ditadura militar: cinquenta anos do Golpe de 1964

O que a Igreja tem a refletir sobre isso?
 
Caras irmãs e irmãos:
 
Esperança e Paz!
 
O Departamento Nacional de Escola Dominical com esse primeiro tema inicia a série Atualidades. Nosso objetivo é trazer uma reflexão bíblica a partir de temas que estão em voga na sociedade. Essa iniciativa tem como prerrogativa oferecer subsídios para que a igreja local, de acordo com seu desejo, planejamento e proposta pedagógica possa desenvolver sua educação cristã e seu trabalho missionário. 
 
Na certeza de que o Deus da Vida nos orienta e nos convida a sermos sal da terra e luz do mundo (Mateus 5.13-16), seguimos trabalhando mediante o conceito paulino: 
 
“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um” Romanos 12.1-3.
 
Para construir a reflexão bíblica a partir dos 50 anos do Golpe Militar, convidamos a Assessoria Episcopal de Direitos Humanos da 3ª RE, que nos brindou com uma excelente reflexão. Vale destacar que ao tratarmos desse tema, temos a dimensão das tensões que ele provoca. No entanto, nossa intenção não é promover revanchismo ou coisas do tipo, mas propiciar e encorajar a igreja a refletir sobre questões que ainda que não nos sejam cômodas, são extremamente necessárias.  
 
Com o desejo de que a nossa Igreja Metodista cresça na graça e no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo, desejamos um excelente tempo de reflexão e partilha, 
 
Departamento Nacional de Escola Dominical
 

Posts relacionados

Destaques Nacionais, Educação, por José Geraldo Magalhães

Reflexão: avaliação e confessionalidade no XIV Encontro Nacional Metodista de Educadores

O XIV Encontro Nacional Metodista de Educadores (ENAME) iniciou na manhã dessa sexta-feira (25), no Edifício Capa, da Universidade Metodista de São Paulo. O tema geral do XIV ENAME será “Avaliação e a concretização da confessionalidade no processo educativo”. O evento conta com três conferências e três painéis temáticos que serão distribuídos durante os dias do encontro que termina no próximo sábado às 12h30.

Educação, por José Geraldo Magalhães