Publicado por Comunicação em Geral - 14/09/2023

93 anos de Autonomia da Igreja Metodista do Brasil

Você sabia que neste mês de setembro a Igreja Metodista do Brasil comemora seus 93 anos de autonomia?

Isto porque em 02 de setembro de 1930 aconteceu o 1º Concílio Geral na cidade de São Paulo/SP, onde se adota, provisoriamente, a legislação e o Credo Social da Igreja Metodista Episcopal Sul (IMES) e o Rev. John W. Tarboux é o primeiro bispo eleito da Igreja Metodista do Brasil (IMB).

Segundo o dicionário, ‘autonomia’ significa a capacidade de se governar pelos próprios meios. E foi com esse desejo de autonomia que no início do século XX a Igreja Metodista do Brasil começa sua luta por independência, a fim de que não fosse mais uma missão da IMES, mas sim uma Igreja autônoma.

Finalmente, em 02 de setembro de 1930, na Catedral Metodista de São Paulo, é lido o documento que declara a tão sonhada autonomia: “...Nós, os membros da Comissão Conjunta, rendendo graças a Deus por sua direção e pelo espírito de cooperação que reinou em nossas deliberações, declaramos aberto o primeiro Concílio Geral da Igreja Metodista do Brasil; declaramos, mais, que os membros e ministros da Igreja Metodista Episcopal do Sul no Brasil passam, por este ato, a ser membros e ministros da Igreja Metodista do Brasil; que a Igreja Metodista Episcopal do Sul deixa de existir no Brasil, e que a Igreja autônoma, por esta proclamação, fica constituída. Cidade de São Paulo, 2 de setembro de 1930”.

Confira abaixo a linha do tempo da Igreja Metodista do Brasil desde sua autonomia em 1930:

Faça download da linha do tempo clicando aqui!


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Ato de Governo 1/2020

O Colégio Episcopal da Igreja Metodista no desempenho de suas funções pastorais e em conformidade com os Cânones da Igreja Metodista comunica: • Nos termos do Art. 133 dos Cânones 2017, o pedido de afastamento da Revma. Bispa Marisa de Freitas Ferreira, bispa-presidente da Região Missionária do Nordeste (REMNE), conforme correspondência encaminhada ao Colégio Episcopal, para tratar de assuntos pessoais. Leia o Ato de Governo na íntegra.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães