Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 12/09/2011

4ª Região: Encontro Regional do Projeto Sombra e Água Fresca

Aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de agosto na Fundação Metodista – Belo Horizonte

Como programado pela equipe regional, este encontro foi realizado como objetivo de discutir e aprofundar na filosofia e metodologia do Projeto. O início foi uma gostosa conversa sobre o poder transformador da música, em palestra “Ministrando música com a graça” ministrada por Dulce Leia Sathler Balmant. A participação do grupo foi muito importante e levou a uma questão muitas vezes difícil nos projetos: nem sempre há uma pessoa habilitada ou que se habilite a levar a música de maneira a transformar situações conflitantes. Uma coisa ficou clara: é preciso cantar mais com nossas crianças.

O sábado trouxe uma mesa redonda mediada por Maria Thereza Greathouse, Teca. Os temas propostos foram: O desafio de trabalhar com o diferente – Márcia Rovena; ECA: chovendo no molhado ou fazendo tempestade em copo d'água? – Vitória Régia Izaú; PSAF como ministério na Igreja Metodista – Bispo João Alves.

Os grupos de aprofundamento trataram questões pontuais da proposta do PSAF. Ana Clara Santos trabalhou com a proposta de discussão da Inclusão digital, Valquíria Nonata da Silva conversou com seu grupo a respeito do Acompanhamento Escolar no Projeto Sombra e Água Fresca, Rachel Paulinelli abordou “Arte e Cultura no Espaço Evangélico do PSAF” e Regina Porfírio, psicóloga, conversou com seu grupo sobre “A questão étnica no trabalho do PSAF”.

À noite foi o momento de conferir o trabalho do projeto São Gabriel, que reapresentou sua programação do dia da família, comemorado em maio. O último momento foi de compartilhar boas experiências nos projetos locais.

A oportunidade de ouvir o bispo João Alves foi devida à realização da reunião da equipe nacional que ocorreu paralelamente ao Encontro. Foi um privilégio.

O testemunho de Dulce Léia sobre seu trabalho com meninos e meninas “não-cooperantes” que também já foi compartilhado no espaço do PSAF no Expositor Cristão trouxe lágrimas que só traduzem o sentimento de compaixão que reina entre educadores e educadoras do PSAF, em sua maior parte, em regime de voluntariado.

Também a esperança apareceu com o esclarecimento do Gordon Greathouse sobre as possibilidades dos projetos dentro do programa Voluntários em Missão, que tem dado preferência de ajuda a locais que atendem crianças e adolescentes.

A admiração veio com a palavra da Teca Greathouse que contou a experiência de levar 13 integrantes de projetos aos Estados Unidos para participarem de uma Conferencia com mais de 3 mil pessoas.

Riso e alegria vieram ao assistir o grupo de teatro da Igreja Metodista Betânia – BH, apresentando um trabalho que retrata o dia-a-dia de muitas famílias alem de uma bela coreografia. O testemunho de uma das integrantes do grupo, que teve seu início na igreja metodista através do Projeto SAF Amizade traz a certeza de que ele é, sim, uma agência eficaz de evangelização. Ela se tornou membro, juntamente com sua irmã e agradece a Deus por ter conhecido o projeto.

A Santa Ceia ministrada pela pastora Eunice foi um momento de comunhão entre pessoas que acreditam nos valores do reino de Deus e trabalham para que eles se concretizem.

Informou: Onice M. Sousa – Agente Regional do PSAF na 4ª. Região
Mais detalhes no site: www.blogdaquartasaf.blogspot.com


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

EC de março | Petrópolis: missão e solidariedade com a população

Solidariedade tem como pano fundo o tema da Igreja Metodista para este ano – “Discípulas e Discípulos nos caminhos da missão anunciam a solidariedade e esperança do evangelho de Cristo”. É comum nós, metodistas, nos mobilizarmos sendo solidários/as pelas causas sociais. Este ano, a Igreja já se envolveu na campanha SOS Bahia, para o estado da região Nordeste do país, a fim de ajudar as pessoas que sofreram com os desastres em decorrência do excesso de chuvas.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães