Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

2º Capacitação Voz Missionária

Como resultado de uma parceria com a Faculdade de Teologia e a Confederação Metodista de Mulheres, a Voz Missionária realizou de 25 a 27 de julho, nas dependências da Faculdade de Teologia o 2º Encontro Nacional de Capacitação de Agentes da Voz Missionária. Foram dias de intenso aprendizado, quebrantamento e compromisso.

A Faculdade de Teologia acolheu o encontro de forma carinhosa e eficiente, doou, além da hospedagem, o café da manhã, os cafés e muita gentileza. A Confederação em parceria com as Federações assumiu as despesas de viagem e a Voz Missionária a alimentação. As participantes foram recepcionadas na redação da Voz Missionária, que ocupa duas salas cedidas pela Igreja em Rudge Ramos. O Granbery também doou as pastas que acompanharam as participantes durante todo o evento.

Na abertura do encontro, após o momento devocional, conduzido por Amélia Tavares o grupo realizou uma dinâmica de integração, assimilando o ministério junto à revista como um "Presente de Deus" (veja texto na página 32). Após a palavra da presidente da Confederação, Sonia Nascimento Palmeira, aconteceu a apresentação de toda a equipe: conselho de redação,tesoureira, jornalista, responsável pelas ilustrações e diagramação. Cada um teve a oportunidade de discorrer sobre o trabalho que realiza e como acontece a integração entre a equipe.Este momento deu visibilidade às pessoas que trabalham na Voz Missionária e as participantes puderam conhecer o processo de produção da revista.

Palestras de capacitação

No sábado, após o momento devocional conduzido por Neusa Souto, aconteceu a palestra "Comunicação Influenciadora", ministrada pela psicóloga Fernanda Souto. A palestra foi muito apreciada porque tratou do problema mundial: comunicação. Foi uma palestra dinâmica e prática com excelente conteúdo.

No período da tarde, foi apresentado o tema "Motivação" pelo prof. Miguel Maiorino, professor, musicista e psicólogo que lançou desafios e possibilitou a compreensão de várias reações. As mulheres venceram o cansaço e assistiram mais uma palestra: "Marketing de Relacionamento", ministrada pelo prof. Paulo Roberto Salles Garcia, assessor de marketing da Voz Missionária e Diretor do Departamento de Marketing da Metodista. Paulo Salles lembrou da importância de usar o ministério de distribuição da revista como um processo de evangelização. No domingo, quando o grupo pensou que já tinha ouvido tudo, o prof. Eder Polizei, coordenador do curso de Especialização em Marketing da Metodista falou sobre "Técnica de Vendas": como oferecer a revista Voz Missionária. Os palestrantes foram muito abençoados por Deus e a reação das mulheres foi imediata: olhos brilhantes, sorriso no rosto e uma pergunta: "E agora, o que faremos?".

Conhecendo os articulistas e o processo de criação dos textos

Noite do sábado: o bispo Nelson Luiz Campos Leite, o jornalista Percival de Souza e a redatora Amélia Tavares compartilharam sobre suas colunas fixas e o processo de inspiração para escrevê-las. O bispo Nelson agradou com sua voz mansa e seu jeito didático de expressão. Percival compartilhou sua emoção: o encontro era seu primeiro compromisso evangélico após a sua cirurgia. Ele descreveu como surgem os artigos que produz e como Deus garante o processo. Para ele é como se o Senhor dissesse: "pode ir que eu garanto", ou seja, eu estarei com você. Amélia compartilhou o processo de escolha dos filmes que tem atingido um público jovem. "Para escrever o editorial, há um direcionar das palavras, textos bíblicos e histórias vindos diretamente do Senhor", comentou Amélia.

Aprofundando nosso conhecimento

Domingo pela manhã, mais um momento devocional conduzido pela redatora Amélia Tavares. Para ilustrar este momento, Amélia falou sobre o café que, em contato com a água fervente, se transforma e dá sabor à água. Da mesma forma, ao enfrentarmos tribulações devemos mudar a realidade ao invés de amolecermos como a cenoura ou endurecermos como o ovo (ver texto da terceira capa desta edição).

Em todas as devocionais, o grupotrabalhou a imagem do café. A revista completa 79 anos de existência: Jubileu de Café. No primeiro dia, as participantes receberam um grão de café. Foi relembrado todo o processo: a necessidade de plantar, cuidar e depois, colher.Ao final, todas receberam uma semente lembrando que a Voz Missionária foi uma semente que germinou, cresceu e produziu frutos. No encerramento do encontro todas receberam uma bala de café lembrando a necessidade de levar esperança e sabor ao mundo.

Avaliação

Foi realizada uma avaliação na qual um dos itens perguntava qual a melhor atividade desenvolvida. Muitas participantes disseram que apreciaram todo o encontro ficando difícil destacar este ou aquele aspecto. Formando um grande círculo todas as participantes expressaram, em uma palavra, o significado do encontro: foi um momento de muita emoção.A pastora Amélia agradeceu à equipe da Voz que trabalhou intensamente para a realização do evento.Todas receberam um sabonete de café.

Frutos

Os frutos já começam a surgir. Temos recebido correspondências de algumas participantes do encontro e uma delas, da 5ª Região, da cidade de Capinas, ao chegar emsua igreja local,foi recebida como agente e já começou a colher assinaturas. Agradecimentosà Confederação, Faculdade de Teologia, ao Granbery e à equipe da Voz: com a ajuda de vocês foi possível vivenciar a realização de mais este sonho.

Amélia Tavares

• clique para ver o álbum de fotos •

Participantes por Região

Região

Participantes 

 1ª RE

27

 2ª RE

2

 3ª RE

5

 4ª RE

-

 5ª RE

4

 6ª RE

1

 REMNE

1

 REMA

1 

 Equipe Voz

5


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães