Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013
107 anos da IM em Vila Isabel
A Igreja Metodista de Vila Isabel teve seu início quando um grupo de operários, membros de duas igrejas da zona sul da cidade, foi transferido para o novo bairro de Vila Isabel, em 1898. Como não podiam ir até suas igrejas, começaram a se reunir em suas próprias casas. Em 15 de junho de
Foi realizada uma grande campanha entre os membros da igreja - todos pobres - e, com a ajuda da Junta de Missões Americana, foi adquirido o referido terreno. Em 1921 foi inaugurada a casa pastoral; em 22 de agosto de 1922, o templo e, em 1924, o Edifício Paroquial, destinado à Escola Dominical e a uma escola primária.
Atualmente, a Igreja Metodista de Vila Isabel tem perto de 850 membros, dos quais dois terços são mulheres. Durante a semana há trabalho com crianças e adolescentes carentes, que jogam futebol, lancham e recebem aula de ensinos bíblicos. Há um curso de reforço escolar, no ensino básico, e classes para educação de adultos. As pessoas de terceira idade reúnem-se semanalmente para confraternização, ginástica e palestras. As instalações da igreja são cedidas ainda para reuniões de grupos comunitários, como os Alcoólicos Anônimos, Comedores Compulsivos Anônimos, Neuróticos Anônimos e outros.
A preocupação dessa igreja com a história e a identidade metodistas tem gerado várias iniciativas inspiradoras, como a criação de uma biblioteca on line, que oferece publicações digitalizadas (e está disponível no site nacional da Igreja Metodista - www.metodista.org.br) , o Ministério da Memória e eventos como a "Tarde com Wesley", no dia 30 de maio, sessão de palestras com João Wesley Dornellas, historiador metodista e membro da Igreja de Vila Isabel, e bispo Paulo Ayres Mattos, professor na Faculdade de Teologia.
Informações extraídas do site www.metodistavilaisabel.org.br
Veja Também:
Os 125 anos do Metodismo em Juiz de Fora