Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

sobre relacionamentos

Sobre relacionamentos

As lições de vida que aprendemos com a história de Abrão e Ló

O texto de Gênesis 13:1-13 nos conta sobre a separação de Abrão (que ainda não tinha seu nome mudado para Abraão, conforme Gn 17:5) e seu sobrinho Ló. Eles se separaram porque enriqueceram e estava havendo contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló (veja em Gênesis 13:7).

Para resolver o problema, Abrão propõe que eles se separem, indo cada um para um lado (Gn 13:8). Abrão deixa que Ló escolha pra onde quer ir (Gn 13:9). Ló concorda e, olhando a terra ao seu redor, escolhe a campina do Jordão (Gn 13:11), acabando por ir viver em Sodoma (Gn 13:13).

O que temos nesse texto?

1 - Há histórias de vida que vão unindo cada vez mais as pessoas. Mas há histórias de vida que vão separando as pessoas. Não é nada predestinado, mas é o resultado de nossa convivência, nossas opções, valores, sabedoria ou falta de sabedoria. É o que aconteceu aqui com Abrão e Ló.

2 - Nosso trabalho e a riqueza ou frustrações de nosso trabalho são motivos reais para unir ou separar pessoas. O conflito dos empregados de Ló e Abrão contaminou a convivência de ambos, levando-os a se separarem. Há gente que se separa por causa de dinheiro, de casa, de carro... Às vezes, é melhor ter menos coisas e mais companheirismo com as pessoas. Se por causa de um carro um casamento está ameaçado, é melhor andar de ônibus ou a pé e manter o amor da vida da gente do nosso lado.

3 - Vemos que brigas e desentendimentos acontecem até mesmo entre pessoas que se querem muito bem. O diferencial na vida de quem ama de verdade e de quem tem o temor de Deus não é a ausência de conflitos, mas a generosidade, paciência e sabedoria para enfrentá-los, resolvê-los de forma justa e amorosa, superando-os.

4 - Em algumas circunstâncias, com toda certeza, é melhor separar do que viver brigando. A separação não é a solução, mas é o reconhecimento da falta de solução. E o que não tem remédio, remediado está!

5 - Nossas decisões não podem ser tomadas baseadas apenas nas aparências e circunstâncias. Ló olhou o melhor pasto para o seu gado, mas se esqueceu de avaliar o lugar para onde ia levar sua família. Nossas decisões, certas e equivocadas, sempre afetam a vida de outras pessoas, positiva ou negativamente. Nossas decisões, portanto, devem ser tomadas em clima de oração, ou seja, de reflexão, ampla avaliação das possibilidades e conseqüências, e de diálogo com as pessoas envolvidas. Se tiver dúvidas, se não tiver conversado (tomado conselho, conforme nos ensina o livro de Provérbios nos versículos 15:22; 18:15 e 16:25) com as pessoas envolvidas e buscado a direção e orientação de Deus (leia Provérbios 19:21; Pv 16:1 e 9).

6 - A separação física não impede o amor, tal como a presença contínua e quotidiana não significa necessariamente amor e lealdade. Abraão intercedeu a Deus pela vida de Ló e de sua família, para que não fossem destruídos com Sodoma e Gomorra. Pais divorciados são capazes de amar intensamente aos seus filhos. Familiares e amigos distanciados são capazes de amarem-se enormemente uns aos outros. O bom é que as pessoas que se amam estejam sempre juntas, mas o amor verdadeiro não pode ser apagado nem pela distância, nem pelo tempo e nem mesmo pela própria morte.

7 - Ló e sua família nos mostram que o meio social, cultural e até religioso não é necessariamente determinante na vida de uma pessoa. Os maus hábitos e pecados dos moradores e Sodoma não foram determinantes na fé e na retidão de Ló e de sua família. Em Roma não fizeram como os romanos nem em Sodoma se comportaram como os sodomitas. Deus os salvou por causa de retidão e lealdade em que viviam uns com os outros e desta família para com Deus (Gn 19:1 e 7), mesmo num lugar de uma cultura e práticas pervertidas (Gn 19:5). É possível ser reto no meio de uma cultura racista, machista, idólatra, violenta, etc...

Por mais estranho e contraditório que possa parecer, Jó aceitou sacrificar as duas filhas para que os enviados de Deus pudessem ser preservados (Gn 19:8).

Mas prestemos muita atenção, pois embora o meio não defina obrigatoriamente o caráter e a cultura de uma pessoa, família ou igreja, com toda certeza é uma força muito grande e certamente há de ter sempre alguma influência. É como se diz: "A pobreza não faz ninguém ser um criminoso, mas ajuda bastante".

8 - Mesmo pessoas de bom coração e que pertencem a famílias ou grupos de pessoas retas diante de Deus dão furos e mancadas. Algumas delas irreversíveis e sem possibilidade de conserto. Embora essa história não esteja no texto de Gênesis 13, vemos a mulher de Ló desobedecer a Deus, movida por curiosidade certamente, e olhar "para trás" (conforme. Gn 19: 17 e 26). A curiosidade matou o gato...

Os genros de Ló descritos em Gn 19.14 (a verdade, os dois homens que iam casar com suas filhas), não acreditaram em Ló e permaneceram na cidade, sendo destruídos com ela.

9 - E por fim, aprendemos que decisões tomadas com a mais bondosa e amorosa das intenções podem ser um desastre, se não tiverem a orientação de Deus. O amor pelo pai e o desespero por não darem herdeiros a ele (sinal de maldição naquela época!), levaram as duas filhas de Ló a cometerem incesto (Gn 19:31-35). Em algumas noites, elas embebedaram Ló, tiveram relação sexual com ele e ficaram grávidas. (Gn 19:36). Foi uma "única vez". Mas coisas boas feitas de modo equivocado certamente não podem dar bons resultados. Os netos e também filhos de Ló foram, segundo Gn 19:37-38, Moabe e Bem-Ami, respectivamente os "pais" dos moabitas e dos amonitas, dois grandes inimigos do povo judeu, ou seja, dos primos gerados pelo "tio" Abraão, através do filho Isaque, do neto Jacó e do bisneto Judá, donde basicamente procedem os judeus.

10 - Sempre que for necessário devemos buscar ajuda nos amigos e parentes. Ló e suas duas filhas perderam tudo e por fim moravam numa caverna numa montanha. Podiam ter ido falar com o parente Abraão ou terem voltado para a Caldéia, onde ainda tinham muitos parentes (Gn 24:4)e onde Abraão manda seu servo buscar uma esposa para seu filho Isaque, a fim de que ele não casasse com mulheres cananitas.

O que podemos concluir deste estudo?

Foi por causa de uma escolha superficial, materialista e baseada em aparências que o rico Ló saiu de uma vida com qualidade para uma vida "reservada" (separada) em Sodoma. Depois, foi viver num vilarejo próximo chamado Zoar (que quer dizer "lugar pequeno"), e dali, por medo, acabou indo para as montanhas, viver escondido numa caverna (Gn 19:29-30). Com a família despedaçada, a vida familiar adoecida, a vida social inexistente e certamente sem qualquer temor a Deus, teve de ver aquelas duas crianças (simultaneamente seus filhos e netos) crescerem envolvidas em mentiras, enganos e todo tipo de pecado, pois a maneira como foram geradas era inadmissível e reprovável, mesmo em meio aos povos pagãos. Por isso, as decisões que tomamos devem considerar, antes de mais nada, os relacionamentos que construímos. E, diante das dúvidas e dos conflitos, seja a paz de Cristo o árbitro em nosso coração, como nos ensina o apóstolo Paulo em Colossenses 3.12-15: "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos". Amém!

Rev Ronan Boechat de Amorim, pastor da Igreja Metodista em Vila Isabel, Rio de Janeiro.

 


Posts relacionados

Geral, Escola Dominical, por Sara de Paula

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães