Publicado por Julyana Rodrigues em Social - 21/08/2014

Conheça o Serviço de Ação Social da Igreja Metodista em Guaratinguetá

 
voltar para página anterior

SASIMG: mais de 40 anos servindo ao próximo e transformando vidas.

 

O SASIMG (Serviço de Ação Social da Igreja Metodista em Guaratinguetá) completou 40 anos de atuação no município em agosto de 2014, com a missão de levar a palavra de Jesus por meio de atos de solidariedade, de amor ao próximo. Atualmente, desenvolve sete programas, que juntos atendem mais de 230 pessoas por semana. São ações voltadas para educação, formação e qualificação profissional, bem como prestação de serviços sociais básicos. Está em fase de implantação o Projeto Musical VIDA, que visa atender crianças, adolescentes e adultos, com objetivo de oferecer o conhecimento em música, compreendendo-a como meio para o desenvolvimento da cidadania, valorização do ser humano e a busca pelos valores essenciais como o amor e respeito ao próximo. A oportunidade de inclusão social através da Arte.

 

"Nossos projetos são voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social, visando promover uma vida mais digna para aos seus integrantes e a sua inclusão no mundo do trabalho. São atendidas em média 230 pessoas por semana" afirma o presidente da Instituição José Roberto de Toledo.

 

Um dos projetos do SASIMG é o CEMAI (Centro Educacional Metodista de Atendimento à Infância) que atende 73 crianças de 2 a 5 e 11 meses em período integral. Com uma equipe de 07 professoras, uma diretora, uma secretaria, uma atendente, uma responsável pela limpeza e merendeira, tem como objetivo promover o desenvolvimento integral da criança, complementando a ação da família e da comunidade.

 

A Instituição promove ainda quatro cursos: o de Panificação Artesanal, com 15 alunos e 01 monitor, visa estimular a geração de renda com a elaboração de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes e é realizado em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Guaratinguetá.

 

O curso de Eletrotécnica e Instrumentação foi montado com o apoio do professor voluntário Luiz Pazin Neto. No apoio logístico a voluntária da Igreja Metodista, irmã Osiara, acompanha semanalmente o projeto. Este curso tem a preocupação em aperfeiçoar a mão de obra voltada para o setor industrial instalado na região do Vale do Paraíba. Conta com 32 alunos, com aulas duas vezes por semana.

 

A comunidade ainda tem acesso a dois cursos de artesanato, que além do aprendizado é um espaço de encontro, convívio e amizade. Pintura em tecido, crochê, bordado, conta com 45 alunos, com professoras voluntárias da Igreja Metodista, irmã Vania Klauberg e Valdair Toledo. No curso de Corte, Costura e Aplique, temos 10 alunos, com professoras cedidas pelo CEMEP (Centro Municipal de Ensino Profissionalizante da Prefeitura Municipal). Ambos os cursos, visam à inclusão ao mercado de trabalho.

 

O Programa de Atendimento à Família – PAF - oferece cestas básicas para 25 famílias, que têm como compromisso, participar das reuniões socioeducativas e dos cursos de qualificação profissional, (assistente administrativo, corte e costura, pintura em tecido e eletrotécnica) oferecidos pelo SASIMG.

 

Voltado para crianças e adolescentes, o Projeto Esperança II atende 40 crianças e adolescentes, de 06 a 17 anos. Promove ações socioeducativas de apoio psicossocial e familiar, com atividades de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h, no contra turno da escola regular. São atendidas semanalmente por profissionais da área de: Psicologia, Assistência Social, Educação Física e os irmãos voluntários da Igreja Metodista, Marinei e Edson na área de Música.

 

A Pastoral do SASIMG é exercita pelo Pastor da Igreja Metodista em Guaratinguetá, Marcos Barboza, conforme programação de cada projeto.

 

SASIMG


O SASIMG é uma Associação Civil de Direito Privado, sem fins econômicos ou lucrativos de natureza confessional, beneficente e filantrópica. Foi fundada em 14 de agosto de 1973. Conta com o apoio de 18 funcionários, 12 membros da Diretoria, 16 voluntários e 05 parceiros.

 

"E Ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E respondendo Ele lhe disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo."
Lucas 10 v.26 e 27

 

Clique aqui e conheça o plano de trabalho e atividades desenvolvidas.

 

Galeria de fotos:

{album}6{/album}

 

Posts relacionados

Social, por Sara de Paula

Dia da água: Diaconia lança revista comemorativa

Revista liberada para download gratuito

Expositor Cristão, Mídia, Social, por José Geraldo Magalhães

Projetos Missionários mobilizam metodistas pelo Brasil

O mês das férias é sinônimo de missão para metodistas em todo o Brasil. Eles/as deixam casa, família, descanso e lazer para evangelizar e demonstrar na prática o amor de Deus. “Não há nada melhor! É um grande privilégio”, exclama a metodista da 5ª Região, Jane Eyre. Veja os detalhes!