Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais - 29/09/2016

Relatório anual | Demonstrações Contábeis 2014/2015

 

A Associação da Igreja Metodista - Sede Nacional, observando as diretrizes de transparência e de prestação de contas, pelas quais se pauta, publica suas demonstrações financeiras com o objetivo de suprir os/as membros, corpo ministerial e colaboradores/as sobre os principais aspectos de gestão e seus impactos na organização, de tornar disponível os dados e as informações destas decorrentes, de forma clara, objetiva e simplificada. Este relatório refere-se ao período de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2015 e apresenta informações complementares na forma dos eventos subsequentes. As demonstrações financeiras contidas neste relatório são combinadas com as demonstrações recebidas dos demais órgãos da AIM cuja gestão não está sob a responsabilidade direta da Sede Nacional, conforme destaque nas notas explicativas. 

 

O processo de definição do conteúdo do relatório e de priorização dos temas abordados foi conduzido pela COGEAM, com o apoio da Secretária para Vida e Missão, do Secretário Executivo da AIM e equipe técnica. O ano de 2015 caracteriza-se pela continuidade das ações de gestão já implementadas, conforme destacamos a seguir:

 

Ações Estruturais:

 

Em 2015 iniciou-se alteração na área de tecnologia de informação com aquisição de maquinários, softwares e servidores, investimentos nas mídias sociais, suporte de novas empresas e estruturação de setor específico na Sede Nacional para atender às demandas.

 

Um dos grandes avanços consolidados no período foi a criação de departamento editorial da AIM – Angular Editora – para atendimento, vendas, faturamento, distribuição, concebido para abraçar todos os “selos editoriais” da Igreja (No Cenáculo, Escola Dominical, Expositor Cristão, Editeo e Voz Missionária), culminando com os elogios proferidos no 20º Concílio Geral a respeito da qualidade dos nossos materiais. O Expositor Cristão, jornal oficial da Igreja Metodista, mudou de formato e passou a ser distribuído de forma gratuita, além de ter sido eleito pela ASEC como o melhor jornal cristão do Brasil e premiado com o selo Areté na feira FLIC 2015.

 

Investimentos:

 

A AIM investiu nas Regiões Missionárias do Norte e Nordeste, REMA e REMNE um total de R$ 807.869,00 a título de Participação Missionária. A fim de suportar as atividades da Angular Editora, a AIM investiu nos selos no Cenáculo, Escola Dominical e Expositor Cristão o montante de R$ 715.590,00, conforme demonstrado no item 17 – Resultado por Unidade Operacional.

 

Sustentabilidade:

 

Na intenção de reduzir gastos, a Sede Nacional revisou contratos com terceirizados, realizou adequação de despesas, incentivou o uso consciente de água, energia e materiais de consumo. 

 

A conjuntura econômico-financeira do país promoveu dificuldades com relação à adequação dos valores de aluguéis à realidade de mercado. Mesmo assim, a Sede Nacional, com as medidas apontadas, se manteve em dia com suas obrigações financeiras, trabalhistas e fiscais.

 

Vida e missão: 

 

Foram adquiridos dois automóveis para a REMNE com recurso do fundo de emergência da Oferta Missionária; promoveu-se auxílio para reparos da Igreja em Nova Esperança/ PR, em razão de vendaval ocorrido na região; compra da mobília para retorno da missionária Pra. Maísa Gomes, que retornou de Moçambique após sete anos. A Secretaria de Vida e Missão proporcionou ainda: ajuda financeira aos/às missionários/as no exterior; manutenção das parcerias com Igrejas/Agências internacionais para continuidade da realização dos Projetos Sociais. Concluindo, ressaltamos que, embora tenha havido uma melhora na regularidade do recebimento dos aluguéis, única fonte de receita da Sede Nacional, o cenário econômico do país em 2015 continuou nos afetando negativamente e, como consequência, promoveu impacto nas nossas despesas. 

 

Confira os destaques no relatório disponível para download. Acesse aqui.

 

Você também acessa o relatório publicado no Jornal Expositor Cristão online. Visite o site: www.expositorcristao.com.br

 


Posts relacionados

Escola Bíblica de Férias, Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Destaques Nacionais, Geral, por Julyana Rodrigues

Escola Bíblica de Férias 2015

Está disponível o material orientador para a Escola Bíblica de Férias 2015. Organizada sob o tema de trabalho do ano "Venham Todas as Crianças!", o caderno está com vários recursos e passo a passo para desenvolver às atividaes com as crianças. Download gratuito!

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão: como fazer missão no universo virtual?

Surfar nas ondas da internet possibilita inúmeras formas de comunicar o Evangelho. Mas até que ponto a Igreja aproveita as ferramentas virtuais para cumprir a missão? Quais são os perigos?