Publicado por José Geraldo Magalhães em Social, Expositor Cristão - 02/07/2014
Conheça a religiosidade do povo de rua
Pastor na Igreja Metodista na Penha em São Paulo

A Análise sobre a atuação das instituições religiosas e o trabalho com a população em situação de rua apontam que, para trabalhar a questão religiosa, é preciso colocá-la dentro de um tripé composto primeiramente pela prestação de serviços onde se concentra toda a parte da assistência; o segundo aspecto passa pelas formas de convivência e da existência ou não de reflexão que pode até mesmo incluir momentos de lazer, (nos quais o lúdico se realiza por intermédio de brincadeiras e jogos; grupos específicos como teatro, música, discussão de temas variados) e, por fim, a oportunidade da expressão religiosa, com a participação de grupos em que se realizam o estudo da Bíblia, celebrações semanais ou especiais; e o terceiro aspecto são as buscas de alternativas, como pequenos projetos de geração de renda, oficinas de marcenarias, hortas comunitárias, entre outros.
Para as instituições e pessoas envolvidas com o trabalho religioso, a vivência com a população moradora de rua é um convite à conversão no sentido de rejeitar as injustiças e se comprometer com aqueles e aquelas que são oprimidos/as; “é um nascer de novo”; é acreditar que Deus se revela nesse povo e assumir um posicionamento de que a assistência existe consciente de que a comida, higiene e roupas são apenas uma parte do compromisso, que é completado certamente pelo aspecto religioso.
Há diferenças que ocorrem em alguns aspectos e, a que se torna mais visível, é aquela que existe no tocante aos espaços: abertos e fechados. Por instituições de espaço fechado queremos dizer aquelas instituições que possuem um local para atendimento adequado à população moradora de rua, onde é possível oferecer os vários serviços que o povo precisa, inclusive o religioso. As de espaço aberto são aquelas instituições que não possuem o local adequado para atendimento da população e, por esse motivo, oferecem os seus serviços, inclusive o religioso, nas praças, viadutos, avenidas e ruas da cidade.
Nos espaços fechados há possibilidade de um desenvolvimento melhor na prestação dos serviços, tanto quanto na questão religiosa, quando se trata principalmente do anúncio do evangelho na celebração, em razão de ser possível, a partir de uma metodologia, desenvolver de forma mais adequada a atuação da instituição sobre o seu público alvo, no caso, os que vivem pelas ruas.
Com relação aos espaços abertos, geralmente não é possível contar com toda a estrutura que o espaço fechado oferece, como por exemplo, organização de equipes para o trabalho, banheiros, cozinha, salão, para poder desenvolver o método de atuação, principalmente quando chove, está muito frio ou calor intenso, são situações que terminam por dificultar o melhor serviço à população.
No caso específico da Comunidade Metodista do Povo de Rua, as práticas religiosas são desenvolvidas pelas pastorais do Colégio Episcopal e pelo Plano para a Vida e a Missão da Igreja Metodista, que por meio de documento determina que: “O Metodismo demonstra permanente compromisso com o bem-estar da pessoa total, não só espiritual, mas também seus aspectos sociais (Lc 4.16-20). Este compromisso é parte integrante de sua experiência de santificação e se constitui em expressão convicta do seu crescimento na graça e no amor de Deus. De modo especial os metodistas se preocupam com a situação de penúria e miséria dos pobres. Como Wesley, combatem tenazmente os problemas sociais que oprimem os povos e as sociedade onde Deus os tem colocado, denunciando as causas sociais, políticas, econômicas e morais que determinam a miséria e a exploração e anunciando a libertação que o Evangelho de Jesus Cristo oferece às vítimas da opressão. Esta compreensão abrangente da salvação faz com que os metodistas se comprometam com as lutas que visam a eliminar a pobreza e a exploração e toda a forma de discriminação (Tg 5.1-6; Gl 5.1)”. .jpg)
.jpg)
CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD EM PDF
Leia online
Posts relacionados
Carta de Lançamento - Oferta de Ação Social 2023
Confira a Carta de Lançamento destinada à todos os irmãos e irmãs da Igreja Metodista para a Campanha Nacional de Oferta de Ação Social!
EC agosto Projetos Missionários
Após dois anos sem os projetos missionários regionais por causa da pandemia, algumas Regiões Eclesiásticas retomaram as atividades. O Expositor Cristão identificou três Regiões que voltaram com as atividades no mês de julho. Os missionários e as missionárias se preparam meses aguardando o dia para desenvolver ações nas áreas de saúde, social, religiosa e cultural nas cidades preestabelecidas.
EC | 21º Concílio Geral bate à porta e traz esperança ao povo metodista
Todas as vezes que se fala em Concílio Geral (CG) se pensa em debates, discussões intermináveis, decisões importantes que precisam ser colocadas em pauta, missão da Igreja, e por vezes muitos assuntos acabam ficando para o Colégio Episcopal e/ou a Cogeam decidirem futuramente.
Expositor Cristão de janeiro: Igreja Metodista reafirma o combate ao Racismo
Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.
Segunda Região Eclesiástica promove Campanha de Solidariedade em favor dos desabrigados pelas chuvas
A Sede Regional da Segunda Região Eclesiástica está recebendo doações para as vítimas das chuvas no Estado do Rio Grande do Sul.
Expositor Cristão: confira todos os detalhes da Juname 2015
Cerca de mil adolescentes metodistas se encontram em Sumaré/SP e promovem um dos maiores eventos da Igreja Metodista. Confira todos os detalhes da Juname 2015!
Consciência Negra: estatísticas demonstram de forma inequívoca que faltam oportunidades para mais de 100 milhões
Vivemos em uma sociedade onde não há democracia racial e as pessoas são discriminadas por serem negras. As estatísticas demonstram de forma inequívoca que faltam oportunidades para mais de 100 milhões de brasileiros/as alcançarem melhor condição de vida. Saiba mais!