Publicado por José Geraldo Magalhães em Pastoral dos Direitos Humanos, Destaques Nacionais - 29/09/2013

Metodista: um povo com dupla cidadania

gladys barbosa gamaTodo/a aquele/a que ama a Deus e o aceita como seu Senhor e Salvador é filho de Deus e é contado como parte do "povo de Deus". O apóstolo Pedro narra exatamente esta cidadania dos que pertencem a Deus: "povo de propriedade exclusiva de Deus" em I Pe 2.9a. Isto sim é honraria que todo ser humano deveria desejar, pertencer ao próprio Deus. E mais ainda, saber que cada uma de suas criaturas foi escolhida pessoalmente por Deus para pertencer a este povo.

Quando Deus criou o mundo e os seres humanos ele também os escolheu para si mesmo, mas não quer que pertençam ao seu Reino à força; Ele chama a todos/as, e aqueles/as que aceitam passam de simples criaturas para serem Filhos/as de Deus, membros permanentes do seu Reino e mais ainda promotores/as deste Reino. Na continuação do texto citado, Pedro diz que somos povo para "anunciar as maravilhas que Deus tem feito nas vidas daqueles que o aceitam, pois foi Ele que "nos tirou das trevas para sua maravilhosa luz".

O povo metodista pertence a este Reino. Nós metodistas somos CIDADÃOS/ÃS DO REINO DE DEUS. Cumprimos seus mandamentos e estatutos. Anunciamos as maravilhas que Deus tem feito em nosso meio. Cristo, através do Espírito Santo, tem se manifestado grandemente curando enfermidades, auxiliando seu povo a encontrar soluções para seus problemas, unido casais, fortalecendo relações entre pais e filhos, orientando e capacitando aqueles que necessitam de emprego, e muitas outras maravilhas.

Como cidadãos/ãs do Reino de Deus temos deveres para cumprir: "Amarás a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo". Estes são os maiores deveres, mas também temos direitos que nos são garantidos pelo próprio Filho de Deus: "Eis que estou convosco sempre!", ou seja, o próprio Cristo nos promete que estaria com cada um de nós.

Mas nós metodistas também somos CIDADÃOS/ÃS BRASILEIRO/AS. Pertencemos a este nosso grande e maravilhoso país. Assim como cumprimos com as ordens de nosso Deus como verdadeiros/as cidadãos/ãs dos Céus, devemos cumprir com as leis de nosso país. Temos deveres e também direitos para com nosso país.

Devemos respeitar nossas autoridades civis e militares, de vereadores, policiais, militares até a Presidente da República. O apóstolo Paulo em suas cartas já orientava o povo de Deus a respeitar as autoridades. O/A verdadeiro/a cidadão/ã do Céu é também um/a cidadão/ã de seu país. Isto significa que não devemos ser coniventes com a corrupção e os desmandos que acontece, pelo contrário, como bons/boas cidadãos/ãs devemos lutar contra todo o mal que tem atingido nosso povo.

Da mesma forma como anunciamos o Reino de Deus e o proclamamos também devemos fazer em nosso país participando ativamente na política para auxiliarmos no combate de todo o mal que tem desvirtuado a nossa imagem, exercendo os nossos deveres como cidadãos desta grande nação abençoada por Deus.

Outro meio de transformação é a educação e como metodistas temos que continuar a atuar na educação de nossos/as filhos/as para que todos possam ter um país melhor, conhecedor de seus direitos e principalmente os deveres como cidadãos/ãs. "Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação de vossa mente", disse o Apóstolo Paulo aos Romanos. Esta mensagem é tão atual hoje como foi no dia em que foi escrita. Não devemos nos conformar com a miséria, a corrupção, as violências, a falta de amor, de solidariedade, temos que lutar para transformar nosso País em "uma terra que mana leite e mel", uma "terra prometida por Deus para o seu povo".

Lutemos para que nosso país seja transformado em Reino de Deus, e isto depende de nós. Aprenda a exigir os seus direitos, mas nunca se esqueça de exercer os seus deveres.

Somos Cidadãos/ãs dos Céus (Sl 15), mas também Cidadãos/ãs Brasileiros/as, exerça com força e graça nossas cidadanias e sejamos felizes junto com todos/as os/as demais Cidadãos/ãs do Reino e Cidadãos/ãs Brasileiros/as.

Revda. Gladys Barbosa Gama
Pastoral de Direitos Humanos
 


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Em oração | 24.04.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanlmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha, lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Abertura do escritório no Cenáculo na América Latina

Unidade de Buenos Aires, Argentina, foi inaugurada essa semana

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão recebe Prêmio Areté de melhor jornal

O dia 12 de agosto vai ficar marcado na história da Igreja Metodista. O jornal Expositor Cristão foi eleito o melhor jornal evangélico do Brasil! 

Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão explica como será a próxima Eleição Episcopal

No mês de julho de 2016 a liderança da Igreja Metodista se reunirá no 20º Concílio Geral para tomar uma série de decisões, entre elas, escolher os/as novos/as integrantes do Colégio Episcopal. Saiba como será o processo de eleição que começa a partir deste ano nas igrejas de todo o Brasil!