Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Liturgia Acolhida do Pastor/a

Instruções

1. Recomenda-se o uso desta liturgia por ocasião da recepção doia pastorla

que assume as suas fu.nções na igreja local para a qual foi nomeado/a. 2. Ola dirigente deve ser membro leigo da comunidade.

Adoração . Prelúdio . Acolhida

D: Nós estamos reunidos para renovar o nosso compromisso com o Reino e celebrar o ministério comum que, como povo de Deus, assumimos, confirmando, assim, a nossa comunhão uns com os outros. Saudamos o/a novo/a pastor/a, juntamente com seus fami­liares, rogando ao Pai que os abençoe, para que possam caminhar conosco em amor e fidelidade.

. Cântico de Adoração

. Oração de Adoração

[Oração espontânea ou a que segue abaixo]

T: Senhor, nós te damos graças porque o mundo que criaste proclama a tua glória, e toda a natureza, as obras das tuas mãos.

Ó Deus, nós te bendizemos pela criação do ser humano, e pelas possibilidades que cada pessoa tem de servir à comunidade humana, com suas capacidades e dons.

Agradecemos-te, ó Pai, porque deste prova do teu amor pela huma­nidade, enviando o teu próprio Filho para viver e morrer por ela.

RITUAL DA IGREJA METODlSTA

Também te agradecemos pela existência da wa Igreja e seu minis­tério no mundo, e porque fazemos parte do teu povo, chamado a realizar a tua missão, para a tua honra e glória. Amém.

Confissão

. Chamado à Confissão

D: "Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constran­gimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sór­dida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória. Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte" (lPe 5.2-6).

As palavras do apóstolo nos recordam de que, na comunidade, todos/as devem estar sujeitos/as à vontade de Deus e colaborar para o crescimento do seu corpo. Porém, nem sempre agimos de acordo com o modo de vida do Evangelho, colocando-nos a serviço uns dos outros. Sejamos, pois, humildes na presença do Senhor, confessando-lhêãs nossas faltas.

. Oração de Confissão Silenciosa

. Oração de Confissão e Arrependimento

T: Senhor Deus, nós confessamos que temos pecado contra ti;

muitas vezes temos negligenciado o ministério que nos deste.

Não temos sido, na verdade, um só corpo em Cristo, cumprindo com fidelidade a função que nos foi dada, colocando a serviço do teu povo os dons que nos concedeste.

Nem sempre temos exercido com integridade- o ministério de embai­xadores e embaixadoras no mundo, pela palavra da reconciliação.

Não temos atendido, de todo o coração e mente, às palavras daqueles e daquelas que visam à nossa edificação, à nossa unidade e ao conhecimento de Cristo.

Reconhecemos que temos pecado e, sinceramente, nos arrepen­demos. Perdoa-nos e concede-nos a luz do teu Espírito, para que acolhamos a tua palavra por meio dos teus servos e servas. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.

. Proclamação do Perdão de Deus

D: "Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, per­

doando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos

perdoou." (Ef 4.32).

[Ou outro texto similar]

Louvor

. Cântico de Louvor

. Afirmação de fé

[Esta ou outra similar]

T: Cremos que Deus criou o universo e, nele, o homem e a mulher, para revelar-Ihes toda a riqueza da vida.

Cremos que Deus veio ao mundo, na pessoa de Jesus de Nazaré, para libertar o ser humano de toda opressão e pecado.

Cremos que Deus participa da vida de cada ser humano pela ação do Espírito Santo.

Cremos que aqueles e aquelas que, pela fé, respondem a Deus são constituídos em Igreja, para testemunhar os atos de Deus, procla­

mar o seu amor e, com Ele, agir a favor da vida humana.

Cremos que Deus concede dons para toda a comunidade da fé, entre eles, o dom de cuidar do povo de Deus, como um pastor apascenta o seu rebanho, dirigindo-o e ensinando-o nos caminhos do Evangelho.

Cremos que, no exercício dos dons concedidos pelo Espírito Santo, o povo estará capacitado para fazer a obra de Deus, edificando o corpo de Cristo e elevando-o à condição de vigor e maturidade, "até que cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus" (Ef 4.13). Amém.

. Ofertório

. Aclamação

D: "Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era,

que é e que há de vir" (cf. Ap 4.8b).

T: "Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas" (Ap 4.11).

Ato de Acolhida doIa PastarIa

. Cântico expressando a unidade da Igreja

. Apresentação doia Pastorla e Familiares

. Compromisso doia Pastorla e da Comunidade

D: Amadola reverendola [Nome], ola irmãolã aceitou o desafio do ministério pastoral da Igreja Metodista. Ola Bispo/Bispa da nossa Região ola nomeou para realizar o ministério pastoral com esta comunidade. Desejamos que ola irmãolã assuma, desde agora, esta nova tarefa, cumprindo-a com fidelidade, pregando e ensinando a Palavra de Deus, ministrando os sacramentos e com­partilhando o amor divino a todas as pessoas que dele necessitam.

Pastor/a: Com a ajuda de Deus, estou prontola a cumprir com integridade este ministério, na esperança de que juntos possamos crescer na graça de Deus, na alegria da vida e no serviço para com o próximo.

D: Amados irmãos e irmãs, recebamos ola Reverendola [Nome] como nosso/a pastor/a, prometendo trabalhar juntos com elela no minis­tério de Jesus Cristo, prestando-lhe apoio e respeito.

C: Nós o faremo com a ajuda de Deus. Prometemos o nosso apoio e solidariedade. Nos-nos esforçaremos, junto com ola pastorla, para criar uma comunidade de amor. Oraremos por ele/a, e esperamos que eleja ore por nós, a fim de que Deus nos conceda a sua bênção. Nós, membros da igreja em [Nome da igreja local], recebemos o/a Reverendo/a [Nome] como nossola pastor/a, e prometemos trabalhar ao seu lado no ministério de Jesus Cristo.

Pastor/a: Diante de Deus e da comunidade, reafirmo os votos do ministério pastoral. Empregando as palavras do ilustre reformador da Igreja, Martinho Lutero, faço minha a oração:

"6 Senhor Deus, Pai dos céus, sou realmente indigno/a do oficio e do ministério, no qual devo fazer conhecida a tua glória, educar e servir esta congregação. Mas desde que tu me indicaste para ser um/a pastorla e mestrela, e, desde que o povo precisa do ensino e da instrução, sê tu o meu ajudador [...]. Então, se for do teu agrado realizar alguma coisa através de mim, para a tua glória e não para a minha, ou para o louvor do que é meramente humano, concede-me, pela tua pura graça e misericórdia, uma correta compreensão da tua Palavra, e que eu possa também cumpri-Ia diligentemente. 6, Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, tu, Pastor e Bispo de nossas almas, envia o teu Espírito Santo para que ele possa atuar comigo ou, na verdade, que ele possa agir e fazê-Io por intermédio do teu divino poder, e de acordo com o teu bom querer. Amém!" (cf. Oração de Martinho Lutero).

Edificação

. Leitura Bíblica

. Cântico [Congregacional, coral ou outro grupo vocal] . Mensagem

Dedicação

. Cântico de Dedicação

. Intercessão

D: Para que o Evangelhoeja as boas-novas de libertação do ser

humano de todas as forças que o escravizam, oremos:

C:. Ouve, Senhor, a nossa oração!

D: Para que a Igreja exerça no mundo o ministério da reconciliação, expressando sua fidelidade na busca de formas concretas de liber­tação da humanidade, a fim de que todos alcancem a plena comu­nhão com Deus e com o próximo, oremos:

C: Ouve, Senhor, a nossa oração!

D: Para que esta igreja cumpra com fidelidade o seu ministério neste lugar e seja, pelo poder do Espírito Santo, exemplo de unidade, amor, alegria e paz, oremos:

c: Ouve, Senhor, a nossa oração!

D: Para que o/a novo/a pastor/a possa caminhar conosco na busca

desse objetivo, oremos:

c: Ouve, Senhor, a nossa oração! . Oração de Dedicação

C: Senhor Deus, acabamos de participar deste ato, quando assu­mimos, como Igreja de Jesus Cristo, o ministério que nos deste. Suplicamos-te, ó santo Pai, que Tu recebas a nossa vida para ser usada no teu serviço, na Igreja e no mundo, por intermédio do Cristo que viveu a tua vontade e ressuscitou para nos dar a vida eterna. Amém!

. Despedida

Pastor/a: Sigam na paz de Cristo. Sejam corajosos/as e fortes no tes­

temunho do Evangelho e no fiel cumprimento da sua missão no

mundo. Sirvam ao Senhor com alegria.

c: Partimos no poder do Espírito Santo para sermos sal da terra, luz

do mundo e instrumento da sua paz. Amém! . Bênção Apostólica . Amém Triplo.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães