Publicado por Marcelo Ramiro em Expositor Cristão - 10/02/2015

Instituições Metodistas têm 110 mil estudantes na América Latina

Na América Latina a primeira escola metodista a ser fundada por missionários norte-americanos, foi o Instituto Mexicano Madero, em 9 de fevereiro de 1874, na Cidade do México (e posteriormente transferida para Puebla, onde funciona até os nossos dias). Dessa escola originou-se a Universidade Metodista Madero (UMAD).
 
A exemplo do que ocorreu em todos os continentes do mundo, nos países da América Latina em que o metodismo implantou suas missões, foram e continuam sendo também fundadas escolas. São hoje reconhecidas pela Alaime (Associação Latino-americana de Instituições Metodistas de Educação) mais de 120 escolas, faculdades, universidades e instituições teológicas em 18 países, desde o México, América Central, Caribe e América do Sul. 
 
Esse sistema educacional conta com cinco universidades: no Brasil a Unimep (a primeira universidade metodista na América Latina) e a Umesp; na Argentina a Universidade do Centro Educativo Latino-americano (UCEL); na Costa Rica, Universidade Metodista (Unimet); no México, a Universidade Metodista Madero. Também já aprovada pelas autoridades educativas do país e em fase de implantação, a Universidade Metodista da Bolívia (Unimeb). As Igrejas Metodistas do Peru e do Panamá atualmente desenvolvem planos que visam à criação de universidades metodistas nesses países.
 
Dados do ano passado indicam que as instituições metodistas de educação contavam com cerca de 110 mil estudantes, em todos os níveis educativos. Desse total, 51% no nível correspondente à educação básica e 49% na educação superior. As instituições metodistas de educação no Brasil respondiam por 56% do total de estudantes em escolas metodistas no continente. 
 
A Alaime, fundada em 1997, é a associação que nucleia as instituições metodistas de educação em nosso continente. Essa associação promove todos os anos encontros e congressos pedagógicos que discutem temas de interesse educacional e confessional metodista. 
 
Em 2004, o Conselho Diretor da Alaime aprovou a criação do “Dia da Educação Metodista na América Latina”, tendo definido como data celebrativa o dia 9 de fevereiro, que corresponde à data de fundação da primeira escola metodista no continente. 
 
A educação metodista é um ato de amor, que procura alcançar e desenvolver o ser humano em sua integralidade, corpo, mente e espírito. A visão educativa metodista na América Latina e em todo o mundo procura responder aos desafios do Evangelho, de transformação de vidas. Esta educação confessional metodista deve conduzir o ser humano à uma leitura crítica da realidade e o compromisso por transformá-la à luz do projeto de Jesus Cristo e do Reino de Deus. Neste sentido, militam as nossas escolas, faculdades e universidades ao largo e ao longo de todo nosso continente. 
 
Pr. Luis de Souza Cardoso
Presidente da Alaime
Secretário Executivo do Cogeime

                 

 

Tags: Educação Metodista, Expositor Cristão, Igreja Metodista, ALAIME


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC | 21º Concílio Geral bate à porta e traz esperança ao povo metodista

Todas as vezes que se fala em Concílio Geral (CG) se pensa em debates, discussões intermináveis, decisões importantes que precisam ser colocadas em pauta, missão da Igreja, e por vezes muitos assuntos acabam ficando para o Colégio Episcopal e/ou a Cogeam decidirem futuramente.

Destaques Nacionais, Mídia, Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão: confira todos os detalhes da Juname 2015

Cerca de mil adolescentes metodistas se encontram em Sumaré/SP e promovem um dos maiores eventos da Igreja Metodista. Confira todos os detalhes da Juname 2015!  

Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Reflexão especial sobre o Dia dos Pais!

Mais do que ser provedor do “pão de cada dia” e das demais necessidades básicas na manutenção da casa, o pai tem a obrigação de ser amigo. Leia a reflexão completa!