Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Mídia - 30/09/2014

Expositor Cristão de outubro: o que é igreja cidadã?

A Igreja pode assumir diferentes posturas diante da sociedade. Algumas ações religiosas são isolacionistas, pois consideram o “mundo” pervertido e pecaminoso. Há também posturas intervencionistas, voltadas para o alívio do sofrimento de determinadas pessoas, em especial as pobres. No entanto, as causas das demandas que criam famintos/as, analfabetos/as, criminosos/as, sem-moradia, doentes e presos/as nem sempre fazem parte da pauta de nossas atividades e reuniões.
 
Com o rótulo de “Responsabilidade Social” a Igreja assume o mesmo discurso do mercado capitalista globalizado, sem, muitas vezes, refletir e atuar sobre as estruturas que geram problemas, crises e morte. A presença pública religiosa torna-se utilitarista na medida em que procura apenas visibilidade e reconhecimento da sociedade.
 
A igreja é desafiada a ir além, assumindo uma postura crítica, profética e cidadã. Nossos templos devem ser locais de reflexão, estudos e instrução. Somos chamados/as a não só prover respostas ao sofrimento humano, mas participar ativamente da construção de uma sociedade mais justa, livre e solidária.
 
Neste sentido, o voto é primordial. “Ao colocarmos nosso voto na urna, estamos votando em ideias, programas partidários, alianças e pessoas. O voto ético (...) não se deixa levar pelas aparências, e sim, fortalece a verdade que liberta. Ele é consciente e traz à memória o que nos pode dar esperança de uma sociedade cidadã”, alertaram os/a bispos/a no pronunciamento oficial publicado no Expositor Cristão do último mês de agosto.
 
Em tempo de eleições para cargos públicos, devemos assumir um compromisso pedagógico com a dimensão cidadã do Corpo de Cristo. Nosso objetivo com o Expositor Cristão é ampliar esta reflexão e estimular você e sua igreja local a debater o assunto. Cremos que assim, nossa Igreja Metodista será ainda mais reconhecida como uma comunidade missionária a serviço do povo.
 
Marcelo Ramiro
Editor 
 
 

 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

Leia online

 

Tags: expositor-cristao-2014


Posts relacionados

Geral, Mídia, Vídeos, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Conselho Editorial do Jornal Expositor Cristão se reúne em São Paulo

O Conselho Editorial do jornal Expositor Cristão se reuniu na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo/SP, nessa quinta-feira, 4/12. O grupo contou com a presença do Bispo Adonias Pereira do Lago, presidente do Colégio Episcopal.

Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de Novembro: Meios da Graça de Deus

Tire suas dúvidas sobre Batismo e Ceia do Senhor e reflita sobre a importância dos sacramentos! 

no Cenáculo, Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

O lugar onde o mundo se reúne para orar

Filha de pastor e vocacionada aos dez anos de idade para a obra missionária, a editora mundial do The Upper Room, Sarah Wilke, visitou o Brasil para participar das homenagens dos 75 anos da publicação em língua portuguesa — o no Cenáculo. Alegre com as comemorações, ela conversou com o Expositor Cristão e falou sobre os planos do devocionário para o futuro. fonte: José Geraldo Magalhães / 

Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Expositor Cristão, Geral, por José Geraldo Magalhães

Caminhando com os meninos e as meninas: uma conversa com pais e educadores/as

Leia a reflexão da Coordenadora do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças da Igreja Metodista