Publicado por José Geraldo Magalhães em Destaques Nacionais, Social, Expositor Cristão - 25/11/2015
Expositor Cristão de dezembro: Saiba como os metodistas agiram diante da tragédia em Mariana!

Encontrei, em Belo Horizonte/MG, com a pastora da Igreja Metodista em Ouro Branco/MG, a cidade mais perto de onde aconteceu a tragédia. Ela relata que a comunidade já está em ação, mas irá intensificar assim que voltar da viagem. Mesmo com os 47 quilômetros de distância entre uma cidade e outra, os jovens de Ouro Branco juntamente com o grupo de oração Caminhando em Unidade, da Universidade Federal de São João del-Rei, foram até Mariana levar uma palavra de conforto aos/às desabrigados/as.
Não foram somente os/as metodistas que se mobilizaram. Houve várias denominações que se uniram. Nessas horas não têm placas denominacionais. O propósito é um só: confortar as pessoas que perderam casas, pertences ou algum membro da família.
A lama foi descendo rio abaixo e, por onde passava, deixava a marca da destruição. Algumas cidades que captavam água do Rio Doce declararam estado de calamidade pública porque as águas do Rio Doce se tornaram amargas por causa da lama, matando todo ser vivo lá existente.
Os/as metodistas de Governador Valadares/MG e cidades próximas viram o horror de perto. Conversei pessoalmente com algumas pessoas daquela região e, naquele momento, não havia esperança nos olhos daquelas que entrevistei. Era só dor e sentimento de perda. “Mataram nosso rio!”, disse-me uma irmã da Igreja Metodista em Tumiritinga/MG.
Uma semana depois da tragédia, os/as metodistas e outras centenas de pessoas foram para a Praça dos Pioneiros, ao lado da Prefeitura de Governador Valadares. Dobraram os joelhos em praça pública pedindo a Deus que enviasse chuva sobre a cidade. Choveu!
O episódio que acabo de narrar fez com que mudássemos a capa do jornal de dezembro que estava praticamente pronta. No entanto, esse é o prazer do jornalismo; e o melhor jornal cristão do Brasil não poderia deixar de registrar em suas páginas as ações dos/as metodistas diante do maior crime ambiental na história do país.
Deus nos abençoe!
Pr. José Geraldo Magalhães
Editor
Tags: Expositor Cristão, Barragem Samarco, Mariana, Solidariedade, Metodistas
Posts relacionados
Reflexão: avaliação e confessionalidade no XIV Encontro Nacional Metodista de Educadores
O XIV Encontro Nacional Metodista de Educadores (ENAME) iniciou na manhã dessa sexta-feira (25), no Edifício Capa, da Universidade Metodista de São Paulo. O tema geral do XIV ENAME será “Avaliação e a concretização da confessionalidade no processo educativo”. O evento conta com três conferências e três painéis temáticos que serão distribuídos durante os dias do encontro que termina no próximo sábado às 12h30.
Lideranças da Igreja Metodista buscam parceiras nos Estados Unidos
Lideranças da Igreja Metodista embarcam nessa quinta-feira (21) para os Estados Unidos. O grupo visitará a Divisão de Mulheres da Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos, a Junta Geral de Ministérios Globais. Saiba mais!
Expositor Cristão aborda o tema: Evangelho integral nas aldeias
A história da Igreja Metodista com povos indígenas começou em 1928. De lá pra cá, diversas ações foram desenvolvidas em favor dessas comunidades. Saiba mais sobre missão indigenista e conheça os trabalhos da Igreja!