Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia - 01/06/2015

Expositor Cristão: como fazer missão no universo virtual?

A história da internet é recente. Na segunda metade da década de 1990 foi disponibilizada comercialmente para a população brasileira e, de lá para cá, marcou o início de uma revolução midiática. Estabeleceu novos parâmetros de comunicação, interação, de acesso e disseminação da informação. Derrubou fronteiras que possibilitam também a propagação do Reino de Deus.

 

O mundo virtual faz parte da vida de 85 milhões de brasileiros/as, praticamente a metade da população. Pessoas “navegam” diariamente por milhares de posts, blogs, sites, páginas e redes sociais. Essas ferramentas digitais estão à disposição e são essenciais para uma Igreja que deseja ser relevante na sociedade. Por meio delas, é possível ampliar o alcance da mensagem libertadora de Jesus.

 

Porém, o chamado missionário vai além da propagação da mensagem. No mundo virtual, onde as pessoas têm acesso a todo tipo de informação, é preciso resgatar os princípios do relacionamento, da tolerância e da alteridade. A internet abre portas que desmascaram as diferenças e as tornam menos negociáveis. As distâncias foram encurtadas com o avanço tecnológico, no entanto, conviver pacificamente ainda é desafiador.

 

Mesmo com acesso privilegiado à informação, vivenciamos um tempo de desinformação e preconceitos em relação a temas importantes da sociedade. Na era digital, o alvo é estabelecer uma comunicação que não apenas transmita uma mensagem, mas também estimule a convivência. A valorização do “outro” está permeada no Evangelho de Jesus. Dessa forma, a Igreja encara o progresso tecnológico como um instrumento de Deus para a promoção da vida.

 

A revolução digital traz à tona práticas e estruturas da Igreja que precisam ser adaptadas. Investimentos e projetos a serem desenvolvidos para alargar as fronteiras do Reino de Deus. Que o Expositor Cristão incentive você nessa reflexão. Boa Leitura!

 

Pr. Marcelo Ramiro 
Editor

 



DOWNLOAD GRÁTIS (PDF)
 

EDIÇÕES ANTERIORES

 


 

 
 

Leia:

 

Tags: internet, missão, perigos, Expositor Cristão


Posts relacionados

Geral, Mídia, Destaques Nacionais, Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Nota do Colégio Episcopal: nomeação do diácono M Bracklay

Tem circulado nas mídias eletrônicas a notícia, publicada originalmente pelo jornal The Washington Post, sobre a nomeação do diácono M Bracklay, pela Bispa Sally Dyck , da Conferência Nordeste de Illinois, USA, da Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos da América. O fato em destaque é o de que Barclay se declara transgênero (Queer).

Colégio Episcopal, Entrevistas, Cogeam, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mulheres, Discipulado, Pastoral do Combate ao Racismo, Social, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de janeiro: Igreja Metodista reafirma o combate ao Racismo

Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.

Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão de julho: Igreja comprometida com o próximo

A ação social é um dos pilares da Igreja Metodista. Centenas de pessoas são atendidas em projetos desenvolvidos por todo o Brasil. Mas ainda há muito a ser feito! Saiba como você e sua igreja podem ajudar!  

Destaques Nacionais, Discipulado, por José Geraldo Magalhães

Câmara Nacional de Discipulado se reúne em Belo Horizonte

Representantes da Câmara Nacional de Discipulado da Igreja Metodista está reunida em Belo Horizonte/MG. O encontro com a liderança iniciou dia 12 e termina nessa quinta-feira (14). O pr. Paulo Mazoni da Igreja Batista Central de Belo Horizonte participou dia 11 onde compartilhou as experiências vivenciadas nas áreas de discipulado e células.

Cogeam, Destaques Nacionais, Administração, por José Geraldo Magalhães

Cogeam realiza a segunda reunião administrativa do ano

Liderança metodista reunida em São Paulo aborda assuntos relacionados a Rede Metodista de Educação