Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia - 30/03/2015

Expositor Cristão aborda o tema: Evangelho integral nas aldeias

Agosto de 1928. Igreja Metodista em festa. Era o início do trabalho missionário com os povos indígenas. A notícia da ação no antigo Mato Grosso se espalhou rapidamente pelo Brasil.

 

O Expositor Cristão da época estampou a foto do médico Nelson Becker Araújo, o metodista brasileiro enviado para atuar na missão. Na primeira página do jornal, uma honrosa apresentação: “Da Igreja de Juiz de Fora/MG, apresenta-se o dr. Nelson Araújo, que, recém-formado, fecha os olhos aos lucros de uma carreira que facilmente exerceria, prontificando-se com verdadeiro espírito de serviço, a se consagrar à obra missionária, como o representante metodista entre os filhos das selvas mato-grossenses”.

 

O médico Nelson Araújo começou o trabalho em 1929 e, posteriormente, teve o apoio do metodista e técnico agrícola Francisco Brianezi. Eles integravam uma equipe da Associação Evangélica de Catequese aos Índios, em parceria com as Igrejas Presbiteriana Independente e do Brasil.

 

Foi um trabalho cheio de altos e baixos. A participação metodista teve de ser interrompida em 1946. Com outra estratégia, a missão foi retomada 25 anos depois pelo pastor Scilla Franco, que anos mais tarde foi eleito bispo da Igreja.

 

Em todos esses anos, a Igreja Metodista reforçou sua responsabilidade com o Evangelho integral em favor dos povos indígenas. Estabeleceu o compromisso de não fazer proselitismo - persuadir pessoas a aderir uma religião ou ideologia. Ao contrário, propôs a conversão da própria Igreja. “Se você não puder apresentar Jesus aos indígenas com seus atos, é melhor ficar calado”, recomendava o bispo Scilla Franco. Em 1999, a Igreja Metodista lançou o Documento – Diretrizes Pastorais para a Ação Missionária Indigenista.

 

O texto é um norteador das ações com os povos indígenas e é contra o proselitismo. “O Evangelho só constitui boas novas aos povos indígenas à medida que os ajuda a fortalecer as suas próprias culturas, a refazer os seus direitos sobre a terra e a recobrar a dignidade que os filhos e filhas de Deus possuem”, anuncia o documento. Há 87 anos o Expositor Cristão acompanha a missão metodista com os povos indígenas.

 

Nesta edição, escrevemos mais um capítulo desta história. Ao ler nossa reportagem especial nas páginas 8 e 9, você vai conhecer melhor os projetos indigenistas da Igreja Metodista pelo Brasil e entender por quê são ações diferenciadas. Leia, discuta e compartilhe com sua comunidade local! Deus abençoe sua vida!

 

Pr. Marcelo Ramiro

Editor

 

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD EM PDF

 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

 

Leia online

 

Tags: expositor-cristao-2015


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

2021: Discípulas e Discípulos nos Caminhos da Missão anunciam as boas notícias da graça

Em 2021, a Igreja Metodista brasileira trabalhará o tema nacional "Discípulas e Discípulos nos caminhos da missão anunciam as boas notícias da graça". No ano de 2020, a Igreja foi desafiada a trabalhar o tema da "Vivem em Unidade", mesmo sendo surpreendida por um tempo em que se fez necessário o distanciamento social no Brasil e no mundo. Foi também nesse cenário, com templos temporariamente fechados, que as centenas de Igrejas Locais pelo país abraçaram o convite para permanecer anunciando a graça através dos mais diversos canais de comunicação, e o logotipo de 2021 faz menção à essa resiliência. 

Expositor Cristão, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão: Desafio Pastoral Hoje

Quando o apóstolo Paulo nos diz em Efésios 4 para “permanecermos na vocação para a qual fomos chamados”, ele tinha em mente que todos/as aqueles/as que aceitam o chamado de aderir à fé no Senhor Jesus têm diante de si uma “vocação universal”.