Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

entre o luxo e a justiça

 

Antônio Carlos Soares dos Santos , pastor em Altamira, PA

"Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça, e os seus aposentos sem direito, que se serve do serviço do seu próximo sem remunerá-lo, e não lhe dá o salário do seu trabalho. Que diz: Edificarei para mim uma casa espaçosa, e aposentos largos; e que lhe abre janelas, forrando-a de cedro, e pintando-a de vermelhão. Porventura reinarás tu, porque rivalizas com outro em cedro? Acaso teu pai não comeu e bebeu, e não praticou o juízo e a justiça? Por isso lhe sucedeu bem. Julgou a causa do aflito e necessitado; então lhe sucedeu bem; porventura não é isto conhecer-me? diz o SENHOR".(Jeremias 22. 13-16)

Devo confessar: até alguns dias atrás não tinha visto este texto de Jeremias. Por isso a Bíblia é maravilhosa, ela nos surpreende de maneira agradável e muitas vezes duramente. Situamos primeiramente o texto. Está no reinado de Jeoaquim, portanto, a profecia de Jeremias é direcionada a esse rei. Porém, o texto cita outro rei, esse mais elogiado que Jeoaquim: o bom rei Josias, pai do atual rei em questão. As palavras proferidas através do profeta para o rei Jeoaquim são duras. Uma critica ao seu governo e sua soberba luxuosa. Mas o que me chama a atenção é a comparação feita entre Jeoaquim e Josias, parece um embate entre o luxo e a justiça, entre a aparência e o conteúdo. Claro que Josias é elevado na condição de justo, portanto, um homem de Deus. Enquanto Jeoaquim é acusado de voltar os olhos para seu próprio umbigo. Ao lermos o texto podemos ambientar essa questão para nossa espiritualidade. Que tipo de espiritualidade vivemos? Baseada na justiça ou no luxo?

Jeremias, com voz profética, repreende Jeoaquim, questionando-o se com luxo e beleza física ele iria fortalecer seu reinado. Este é um tipo de referência muita perigosa para uma vida espiritual. O luxo de uma aparência espiritual é enganosa. Fazer cara de espiritual, fazer gestos de espiritual, vestir de espiritual é fazer como Jeoaquim: edificar casa espaçosa, e quartos largos e passar vermelhão para impressionar. Algumas vezes voltamos toda nossa vivência com Deus para algo que agrade os olhos e impressione pessoas. Pode-se aparentar uma postura de um "homem de Deus", da mesma forma que Jeoaquim quis aparentar ser um Rei poderoso através de construções, a ponto do profeta perguntar se queria competir com os outros para saber quem tinha mais cedros (madeira usada na construção antigamente)! Luxuosamente, temos o hábito de seguir as modas que aparecem para que todos vejam que somos tão espirituais quanto fulano e sicrano que hoje faz "sucesso". Aconselhamento pastoral hoje, está virando um apanhado de jargões evangélicos do tipo "você precisa orar mais" " Deus sabe de todas coisas"...palavras fáceis, que aparentam uma "espiritualidade de luxo". Nada adianta ter a aparência de um poder espiritual se a essência da vida é tosca e pobre.

E o Profeta lembra de Josias que não tinha luxo, não tinha aparência, mas nunca lhe faltou o que comer e beber e ainda assim, reinou alicerçado na Justiça. A verdadeira espiritualidade não é encontrada no exterior, mas nasce no interior do ser e reflete em atos de um verdadeiro convertido. Talvez estejamos direcionando nossas igrejas para o lado errado. Talvez nossa espiritualidade esteja mais no campo do "pareço ser crente" do que nossos atos fortalecidos na Justiça de Deus. Talvez estejamos mais para Jeoaquim do que para Josias. Creio que estejamos muito preocupados com o que aparentamos e negligentes com que acreditamos. E sabe o que é mais temeroso? Jeremias termina no verso 16 dizendo: Julgou a causa do aflito e necessitado; então lhe sucedeu bem; porventura não é isto conhecer-me? diz o SENHOR.. Olha como se conhece o Senhor...Tenho aprendido nos meus poucos anos de ministérios que Deus só habita onde há Santidade, Unidade e Justiça. Santidade fortalecida na Verdade, Unidade baseada no Amor e Justiça que cresce na Compaixão. Afinal, que espiritualidade vivemos? Luxo ou Justiça?


Posts relacionados

Geral, por Redação Metodista

Fateo | Culto de designação dos(as) seminaristas

Dia 15 de março acontecerá o Culto de Designação dos alunos e alunas da Faculdade de Teologia recomendados/as pela Igreja Metodista no Brasil, seminaristas dos 1º, 2º e 3º anos que serão designados para atuação na 3ª Região Eclesiástica.

Geral, por Sara de Paula

Pensamentos sobre o Natal de Cristo

Natal é o encontro da presença Divina com as realidades humanas, dos valores eternos com as circunstâncias transitórias, das Bem-aventuranças do Reino com as infelicidades do mundo; da Justiça com as injustiças, da presença reconciliadora da Paz, em meio as situações de conflitos e guerras; ... Confira o texto completo. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães