Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 22/11/2013

Congresso Regional da juventude gaúcha reúne mais de 300 jovens e juvenis

O encontro que aconteceu de 15 a 17 de novembro em Porto Alegre é o maior encontro da juventude gaúcha em 32 anos, superando a marca dos 270 participantes do Congresso Regional de 2011
 
 
Mais de 300 jovens e juvenis gaúchos estiveram reunidos no Congresso Regional da 2ª Região Eclesiástica no Colégio Metodista Americano e no Campus Dona Leonor, da Rede Metodista de Educação do Sul, em Porto Alegre. Com o tema "Qual é o seu DNA?", baseado no texto de Efésios, capítulo 5 e verso 1 - "Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados” - o encontro contou com momentos de louvor, adoração, oficinas e o congresso, onde decisões foram tomadas e, novos objetivos traçados para o biênio de 2014/2015.
 
A pergunta "Qual é o seu DNA?" esteve presente em cada momento dos três dias de programação do encontro, lembrando cada jovem e juvenil o propósito de sua participação: Ter o mesmo DNA do seu Criador, através da santidade. Logo na abertura do evento, o Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, confrontou a gurizada lembrando que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus e que, portanto, é necessário se comportar de tal forma para que outros creiam.
 
Os preletores tiveram a complexa tarefa de ajudar os participantes a descobrirem seus verdadeiros DNAs. Da Igreja Metodista de Goiânia (5ª região), o Pr. Sérgio Campos e sua esposa Cléia, e os missionários líderes do Ministério Restaurando o Tabernáculo, Christiano e Fabiana Perazolo, de Cascavel (6ª região), abordaram a santidade como uma das bases formadoras do DNA de Jesus Cristo. Como filhos de Deus, somos herdeiros da genética pura e perfeita de Cristo, porém o pecado, pode gerar mutações - mudanças na sequência do material genético - impedindo que tenhamos o DNA semelhante ao de Jesus.
 
A duplicação do DNA, como forma de gerar novas vidas em Cristo através do discipulado, foi ministrada pelos pastores da 2ª Região, Marcos de Souza e Flávio Antunes. As demais oficinas, “Mordomos do Reino”, ministrada pelo Reitor do Centro Universitário Metodista do IPA, Prof. Roberto Pontes e pelo Pr. Flávio Artigas; “Eu, líder?”, ministrada pelo Pr. Cláudio Kiehl e “Meu Respirar”, ministrada por Vera Pedroso, levaram a juventude a pensar nas características que formam o verdadeiro DNA cristão. Os jovens casais também tiverem seu momento exclusivo na oficina “Até que a morte nos separe?” com os pastores Cláudio e Maria Eugênia Kiehl.
 
Para Tiélen Waldow, foi um tempo de novidade de vida: "Vidas transformadas, unidade, novo ânimo, unção redobrada e novo DNA, o DNA de Jesus! Essas palavras resumem o que vi e senti no Congresso Regional 2013.” Comenta a vice-presidente da atual Federação de Jovens, que no próximo biênio assumirá a presidência da mesa diretiva.
 
Sem dúvidas, o encontro marcou o início de uma nova vida de muitos jovens e juvenis no Rio Grande do Sul. "Sentir Sua mão operando a cada oficina, palavra e louvor, ver uma geração disposta a tomar parte deste novo DNA e poder fazer parte deste avivamento, inunda o meu coração do desejo de me colocar a Sua disposição". Declara Marina Mondadori da Igreja Metodista em Caxias do Sul, ao participar do encontro.
 
Qual é o seu DNA?
O DNA é a estrutura que identifica os seres vivos e apresenta características próprias que permite, mesmo em indivíduos de uma mesma espécie, diferenciá-los. Da mesma forma acontece quando nos tornamos novas criaturas em Cristo (2 Coríntios 5:17): nascemos de novo com o DNA de Jesus. Nossas informações genéticas, como cor dos olhos e tipo de cabelo, estão gravadas nos genes que compõem o DNA. Sendo assim, quando nascemos de novo por meio Jesus, herdamos as características do nosso Pai e, da mesma forma, geramos filhos com as características que contém no nosso DNA.
 
Biênio 2014/2015
Durante as plenárias do congresso, foram formadas as novas mesas diretivas da FEMEJO (Federação Metodista de Jovens) e FEMEJU (Federação Metodista de Juvenis), para o biênio 2014/2015. Neste ano, os pastores Nivaldo e Luciana, da Pastoral dos Juvenis, que caminharam com a juventude nos últimos 6 anos, estão se despedindo da 2ª região e retornando para a 5ª Região Eclesiástica. Também em ritmo de despedida, Nancy e Carlos, cumprem a gestão como conselheiros da Federação de Juvenis. A juventude gaúcha agradece pela dedicação e carinho na caminhada até aqui. Após o Concílio Regional da 2ª Região Eclesiástica serão informados os nomes dos novos Conselheiros de Juvenis e dos novos pastores da Pastoral dos Juvenis e dos Jovens.
 
FEMEJO - Federação Metodista de Jovens:
Presidente: Tiélen Waldow - Igreja Metodista Wesley em Porto Alegre
Vice-Presidente: Talita de Souza - Igreja Metodista em Passo Fundo
Secretária de Comunicação e Atas: Mariane Morel - Igreja Metodista em Bento Gonçalves
Tesoureira: Nicole Fachinelli Guglielmin - Igreja Metodista em Caxias do Sul
 
FEMEJU - Federação Metodista de Juvenis:
Presidente: Juliana Fleischmann - Igreja Metodista Vila Jardim em Porto Alegre
Vice-Presidente: Mateus Marchesan - Igreja Metodista em Alegrete
Secretária de Atas: Ludmila Vasconcellos - Igreja Metodista Wesley em Porto Alegre
1ª Secretária de Comunicação: Fernanda Dalla Costa Siqueira - Igreja Metodista em Bento Gonçalves
2ª Secretária de Comunicação: Manoela Farias - Igreja Metodista em Sant’Ana do Livramento
Assessora Financeira:  Rebeca Goulart - Igreja Metodista em Passo Fundo
 
Fonte: Comunicação Congresso Regional de Jovens e Juvenis 2013 da 2ª Região Eclesiástica
Fotos: Brenda Duda

Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

IPA

Geral, por José Geraldo Magalhães