Código de Ética Pastoral

Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais, Oficial  |  04/11/2016 às 11:26:47

 

Disponibilizamos para download o Código de Ética Pastoral da Igreja Metodista no Brasil. O documento aprovado pelo Colégio Episcopal da IM brasileira em julho de 1998, fala entre outros assuntos, sobre as responsabilidades do pastor e pastora que atuam na instituição. O documento também aborda o relacionamento com outros/as pastores/as de Igrejas Metodistas e de outras denominações, além de falar das relações com órgãos oficiais, associações comunitárias, partidos políticos e governantes. 

 

Confira abaixo a apresentação do Código e faça download em .PDF do arquivo oficial no final da página. 

 


 

“Procura apresentar-te a Deus aprovado...”

2 Timóteo2.15ª
 

Esta primeira afirmação do apóstolo Paulo a Timóteo, ilustra uma das principais motivações do nosso Código de Ética. Sim, ser aprovados/as por Deus, em nosso ministério pastoral, que inclui não somente as tarefas diárias como pastores e pastoras, mas também como cristãos/ãs pais e mães, esposos e esposas.
 

Este versículo aponta uma conversa por carta de um pastor mais velho com outro mais novo. Paulo estava preso, mas não perdia o zelo e a preocupação pelo ministério de seu filho na fé, Timóteo, exortando-0 a reavivar o dom de ministro que Deus lhe havia dado, confirmado pela Igreja através da imposição das mãos do apóstolo Paulo (2Tm 1.6-8).
 

Nós, como Paulo e Timóteo, temos recebido de Deus um chamado e um ministério pastoral. Como comunidade, há um padrão ministerial de ética cristã, que ajuda nosso ministério a ser aprovado por Deus e pela comunidade de fé, assim como pela comunidade secular. A importância deste código é que ao nos ajudar, dando coordenadas de atitudes, ele nos ajude também a manter um testemunho cristão que recomenda e anuncia o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
 

Concluindo, o Colégio Episcopal, ao lançar este importante documento, espera que o ministério pastoral o estude e se empenhe em seu cumprimento.
 

 

 

Tags:  documentos, ministério pastoral


Comentários


BUSCA

FACEBOOK

DESTAQUES

Jornal Expositor Cristão novo site