Publicado por Sara de Paula em Educação - 25/10/2016

Bispo Luiz Vergílio discursa na posse do novo reitor da UNIMEP


A posse do novo reitor aconteceu no Teatro Unimep | Foto: Antonio Trivelin

 
 
 
Aconteceu na noite de ontem (21), a posse do novo reitor da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Márcio de Moraes, 59, já vem realizando os tramites desde 3 de outubro para assumir a gestão da Reitoria. A posse foi passada pelo professor Gustavo Jacques Dias Alvim, 80, que segundo o site da UNIMEP, deixa o cargo de reitor após convite para atuar como assessor pedagógico das instituições de ensino superior da Educação Metodista. 
 
A cerimônia de posse começou às 19h, no Teatro Unimep e contou com a presença de líderes da Rede Metodista de Educação e da Igreja Metodista no Brasil, incluindo o Bispo eleito como novo presidente do Colégio Episcopal, Luiz Vergílio da Rosa.
 
A mídia local destacou a fala do novo reitor que menciona a intenção de aproximar a instituição educacional das empresas de Piracicaba e região. Para Moraes, a principal expectativa é conseguir dar continuidade ao projeto educacional enquanto busca essas aproximação. “Só é possível atuar nesta função se for colegiadamente. Tenho expectativa, também, de conseguir aproximar ainda mais a universidade das empresas, e despertar nos mais de 50 mil alunos formados aqui o desejo de envolverem-se novamente com a Unimep”, afirmou o novo reitor para o site da universidade.
 
O Bispo Luiz Vergílio da Rosa, foi o responsável por entregar o termo de posse ao novo reitor, e trouxe uma reflexão sobre os desafios de se dirigir uma Instituição Confessional. "Exercer uma função em uma Reitoria requer reconhecer outros diferentes níveis de lideranças, ou postos de liderança, e transitam sobre Lugar e não-lugares (realidade percebida e realidade sonhada). Ou seja, administrar certezas e incertezas, vivenciar Utopias", afirmou o bispo em seu discurso introduzido com menções ao livro Utopia de Thomas More. 
 
Com uma mensagem que continuou incentivando o pensamento crítico em uma sociedade que busca entender o papel da educação, principalmente em uma instituição confessional. "Nossas Instituições devem ser lugares de transformação, de criatividade e formação de um caráter ético, que considere o valor do convívio comunitário e da equidade na administração do bem-estar social. Em outras palavras, lugar para aprender-se a viver em comunidade", afirmou. 
 
Baixe o discurso completo do Bispo Luiz Vergílio da Rosa.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR.
 
O site da UNIMEP compartilhou ontem uma matéria falando sobre os momentos de emoção na posse do novo reitor. Confira abaixo o texto escrito por Angela Rodrigues e editado por Celiana Perina
 

 

(UNIMEP) - Momentos de emoção e homenagens marcaram a solenidade de transmissão e posse do novo reitor da Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba, o prof. Marcio de Moraes. Um deles ocorreu ao final do discurso do novo reitor. Ao se lembrar dos pais e agradecer o apoio da família, particularmente da esposa, filhos e netos, o prof. Marcio de Moraes se emocionou bastante, e logo depois, foi homenageado e recebeu presente de professores e profissionais com os quais trabalhou no período em que esteve à frente da Reitoria da Umesp – Universidade Metodista de São Paulo.

Além de homenagear a sua família, saudar e agradecer o ex-reitor Gustavo Jacques Dias Alvim, o prof. Marcio de Moraes também destacou em seu discurso que irá trabalhar para que a Unimep mantenha e aprimore os padrões de reconhecimento educacional, possa expandir fronteiras com a educação a distância; fortalecer o contato com empresas e instituições parceiras e também com os mais de 50 mil alunos que já se graduaram na universidade. Ele afirmou ainda que processos institucionais serão conduzidos por meio de diálogo, a principal marca da Unimep.

Unimep: referência na educação

A posse do oitavo reitor da Unimep reuniu autoridades do Conselho Diretor do Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista (IEP), das Instituições Metodistas de Educação, professores, funcionários e alunos da Unimep e da Umesp. A solenidade teve início com o momento litúrgico e palavra da coordenadora da Pastoral Universitária e Escolar, pastora Márcia Célia Pereira, seguido de apresentação do Coral universitário regido pela maestrina Hellen Costa.

Na sequência, foi aberta a reunião especial do Conselho Diretor do Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista (IEP), com a palavra do prof. Paulo Borges, que destacou a importância da educação para os metodistas, lembrou a trajetória de ex-reitores da Unimep, agradeceu o trabalho desenvolvido pelo prof. Gustavo Alvim e saudou o novo reitor, prof. Marcio de Moraes. “A Unimep e a Umesp são instituições referências da educação metodista. O Conselho Diretor confia muito no trabalho do prof. Marcio de Moraes, que será de muito êxito”, afirmou ele.

Em seguida, Esther Lopes, secretária do Conselho Diretor fez a leitura do termo de posse, entregue ao prof. Marcio de Moraes por Luiz Vergílio Batista da Rosa, bispo presidente da 2ª Região Eclesiástica e representante do Colégio Episcopal da Igreja Metodista e da Assembleia Geral do IEP. Rosa afirmou que as instituições metodistas de educação devem ser lugares de transformação, criatividade e que reflitam o viver em comunidade. “A educação está em nosso DNA e dialoga com a transformação”, pontuou.

Foto: Antonio TrivelinA solenidade prosseguiu com o discurso de Robson Ramos de Aguiar, diretor geral das instituições metodistas de educação e diretor superintendente do Cogeime – Instituto Metodista de Serviços Educacionais da Igreja Metodista. Aguiar falou sobre a missão do ex-reitor, prof. Gustavo Alvim, de levar alguns projetos da Unimep às outras instituições da educação metodista e que o desafio do prof. Marcio de Moraes em substituí-lo é grande. “A Unimep faz parte da identidade de Piracicaba e sua presença influenciou muitas e muitas gerações na cidade. Os desafios são grandes mas, da mesma forma que o prof. Marcio conduziu a Umesp, em São Bernardo do Campo, irá conduzir aqui. Agradeço o prof. Gustavo por passar o bastão e afirmo que ele estará junto conosco nesse trabalho”, afirmou Aguiar.

Após o pronunciamento do ex-reitor prof. Gustavo Jacques Dias Alvim foi a vez do novo reitor da Unimep falar à comunidade presente. Em seu discurso,  Marcio de Moraes destacou sobre os novos rumos nas áreas da educação e da tecnologia no Brasil e no mundo e os planos para a universidade.  “Sinto-me honrado em assumir a Reitoria da Unimep, é um momento muito significativo para mim. Agradeço ao prof. Gustavo e destaco que pretendo dar continuidade ao projeto desenvolvido por ele. Recomeçar aos 60 anos é um privilégio. Há sem dúvidas muitos desafios para que a Unimep continue sendo referência na educação. Há intensas transformações que exigem novas atitudes para atender os novos tempos e as novas necessidades. A formação dos alunos exige padrões cada vez mais elevados, há grandes transformações nas estruturas operacionais e novas habilidades exigidas dos trabalhadores. Vamos trabalhar para que a universidade mantenha e aprimore seus padrões de reconhecimento educacional e continue sendo uma universidade moderna e inteligente, conduzida sempre por meio do diálogo, que é a principal marca da Unimep. Agilidade é a necessidade do momento. Vamos expandir fronteiras por meio da educação a distância e fortalecer o contato com empresas e instituições parceiras, além do contato com os ex-alunos, hoje profissionais, que podem nos ajudar a seguir adiante”, afirmou.

O novo reitor concluiu citando o versículo 9 do livro de Josué, que enfatiza sobre força e coragem: “Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar!”

A solenidade foi encerrada com homenagens à Vera Alvim e Márcia Eneida Jorge de Lara Moraes, respectivamente, esposas dos professores Gustavo Alvim e Marcio de Moraes e apresentação do coral universitário.

O evento também contou com a presença de autoridades e representantes dos poderes civil, judiciário e legislativo de Piracicaba e região; dos Coordenadores das Áreas de Graduação; Pesquisa e Pós-Graduação; Extensão e Assuntos Comunitários e de Pós-Graduação Lato Sensu da Unimep; dos diretores das Faculdades e coordenadores das graduações, professores, alunos e funcionários da universidade; de bispos da Igreja Metodista, profissionais do campo educacional de São Paulo, autoridades e representantes dos poderes civil, judiciário e legislativo de Piracicaba e região. (UNIMEP)

Leia a matéria na íntegra.

Fontes: Unimep e Jornal Expositor Cristão


Posts relacionados

Escola Dominical, Educação, Geral, por Comunicação

Encontro Nacional de Educação Cristã e Escola Dominical

  SAVE THE DATE! Não fique de fora deste evento que será de enorme crescimento intelectual, pessoal e espiritual.

Educação, por José Geraldo Magalhães

Professor Dr. Almir de Souza Maia segue internado na UTI em Piracicaba

O professor Almir de Souza Maia está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Unimed de Piracicaba. Ele foi submetido a uma cirurgia de estômago no dia 12 de maio e precisou ser recolhido a UTI em função de alguns incômodos respiratórios.