Publicado por Sara de Paula em Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Política - 17/11/2016

Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa recebe medalha Zumbi dos Palmares na ALRS


Foto: Marcelo Bertani | Agência ALRS
 
Em Sessão Solene do Dia Estadual da Consciência Negra, o Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, recebeu o Troféu Deputado Carlos Santos e Medalha Zumbi dos Palmares, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. A homenagem ocorreu ontem, dia 16.
 
 
A distinção com a medalha foi instituída em 2007, para homenagear personalidades que atuaram e atuam em prol da valorização e do desenvolvimento da comunidade negra.
 
 
“A comenda Zumbi dos Palmares, que recebo é o reconhecimento da luta coletiva histórica de homens e mulheres metodistas, em sua busca cotidiana, e, na sua imensa maioria anônima, por uma sociedade democrática mais justa, equânime e de um Estado garantidor dos direitos fundamentais à pessoa humana. O Evangelho de Cristo é a nossa inspiração”, disse o Bispo Luiz.
 
 
As atividades na área de combate ao racismo do Bispo Luiz Vergílio, presidente eleito do Colégio Episcopal da Igreja Metodista no Brasil (IM), já é conhecida. Em seu perfil exposto no site da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), foi dado destaque para sua formação na área de Teologia e Educação, mas especialmente às suas relevantes participações sociais como membro do Movimento Negro nos anos 80 e docente do primeiro pré-vestibular gratuito voltado para jovens negros e pobres terem acesso à Universidade.

O Bispo Luiz Vergílio ainda foi responsável pela criação da Pastoral de Combate ao Racismo da IM brasileira, e participou da elaboração do Programa Nacional Antirracismo, publicado em março desse ano.
 

Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Memorial Metodista Nacional | Covid-19

A Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), já deixou mais de 80 mil mortos no Brasil. Dentre os pacientes que não resistiram à doença no país, há pessoas membros da Igreja Metodista. Queremos reconhecer a importância da missão dessas pessoas, por isso abrimos esse espaço para que a sua Igreja Local, Distrito ou Região, compartilhe as informações sobre o falecimento de irmãos e irmãs metodistas, causados pela Covid-19.

Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão: Instituição Metodista é referência em educação especial

Escola promove inclusão de estudantes com deficiência intelectual

Destaques Nacionais, Discipulado, por José Geraldo Magalhães

Culto de abertura do Encontro Nacional conta com quase 700 participantes

Quase 700 pessoas compareceram no culto de abertura do Encontro Nacional de Discipulado e Missão da Igreja Metodista do Brasil que acontece em Curitiba de quinta (12) a sábado (14) em Curitiba, capital do estado do Paraná. Realizado na 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular.

no Cenáculo, Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

O lugar onde o mundo se reúne para orar

Filha de pastor e vocacionada aos dez anos de idade para a obra missionária, a editora mundial do The Upper Room, Sarah Wilke, visitou o Brasil para participar das homenagens dos 75 anos da publicação em língua portuguesa — o no Cenáculo. Alegre com as comemorações, ela conversou com o Expositor Cristão e falou sobre os planos do devocionário para o futuro. fonte: José Geraldo Magalhães /