Publicado por José Geraldo Magalhães em Destaques Nacionais, Educação Teológica - 21/10/2013

Aberto Edital do processo seletivo do Curso de Formação Pastoral 2014

 

EDITAL 2014 PROCESSO SELETIVO DO CURSO TEOLÓGICO PASTORAL (CTP)

A Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (FTIM), Rudge Ramos, São Bernardo do Campo, SP, torna público o presente edital dando conhecimento sobre quais são os documentos e os critérios para o Processo Seletivo de candidatos/as recomendados/as pelas Regiões Eclesiásticas para o Curso Teológico Pastoral (curso na modalidade livre, em regime semipresencial).

Das vagas
1. A quantidade de novas vagas oferecidas para o ingresso no Curso Teológico Pastoral (CTP) da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista para o ano de 2014 é 25 (vinte e cinco), sendo todas destinadas a novos/as estudantes. Considera-se como novo/a estudante todos/as que não tenham se matriculado no Curso anteriormente, inclusive quem obteve classificação para matricular-se em outros anos, mas não o fez.

Da participação no Processo Seletivo

2. A Faculdade de Teologia realiza um Processo Seletivo entre os/as candidatos/as ao Curso Teológico Pastoral. Para participar do processo:

2.1 – É responsabilidade da Região Eclesiástica:

- enviar à FTIM a relação de nomes e contatos (e-mails e telefones) de cada candidato/a até 01 (primeiro) de novembro/13, impreterivelmente;

- aplicar o exame seletivo no dia 30 (trinta) de novembro/13 para os/as candidatos/as que constam na relação enviada à FTIM,

- devolver os exames à FTIM até o dia 09 de dezembro/13 impreterivelmente. (Observação: as provas devem chegar aqui na FTIM até esta data).

2.2. – É responsabilidade do/a candidato/a:

– solicitar à Comissão Ministerial Regional de sua Região Eclesiástica uma recomendação para candidatar-se ao CTP;

– procurar informar-se se a Região está cumprindo as obrigações descritas em 2.1;

– fazer o exame seletivo no dia 30 (trinta) de novembro/13, das 08h às 12h, nos locais marcados pelo órgão responsável pelo Programa de Orientação Vocacional de cada Região.

Da classificação

3. O critério para classificação será a pontuação obtida no exame seletivo realizado em cada Região, no dia 30 de novembro/13.

4. Diante de uma eventual necessidade de desempate, os critérios utilizados serão: 1 – priorizar o/a candidato/a que tenha mais idade; 2 – permanecendo o empate, priorizar o/a candidato/a que há mais tempo esteja como membro da Igreja Metodista; 3 – permanecendo ainda o empate, uma comissão de três pessoas, nomeadas pelo Reitor da FTIM, re-examinará o exame seletivo e definirá o desempate.

5. Garante-se a cada Região Eclesiástica, inicialmente, o ingresso dos dois candidatos/as que obtiverem as duas melhores classificações dentre os/as da Região que os/as recomendou.

6. Independentemente da Região Eclesiástica que os/as recomendou, sucessivamente ingressarão os/as demais classificados/as, até se esgotarem as vagas ainda disponíveis.

7. O resultado do exame seletivo será divulgado em 18 (dezoito) de dezembro/13 por meio do site da FTIM (www.metodista.br/fateo).
Do ingresso

8. Os/as candidatos/as aprovados/as no exame seletivo deverão encaminhar à Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, a tempo de chegarem à FTIM impreterivelmente até o dia 13 de janeiro/14, 01 (uma) cópia simples de cada um dos seguintes documentos:

8.1 - Cédula de Identidade (RG)

8.2 - Certificado de Conclusão no Ensino Médio (2º grau)

8.3 - Histórico Escolar do Curso Médio (2º grau)

8.4 - Duas fotos 3x4 recentes

8.5 - Endereço eletrônico (e-mail), endereço postal completo e telefones de contato digitados em uma folha de sulfite tamanho A4

8.6 - Comprovação (cópia de documento ou declaração por autoridade) da data de seu ingresso como membro da Igreja Metodista

8.7 - Um texto (no máximo duas páginas) no qual explique os motivos que o/a levaram a querer fazer o Curso Teológico Pastoral.

8.8 – Uma cópia do C.P.F.

9. Cada Região Eclesiástica deverá encaminhar à Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (por meio da Coordenação Regional de Ação Missionária [COREAM]) uma relação com o nome dos/as alunos/as recomendados/as para o 1º ano do CTP até 13 (treze) de janeiro/14 impreterivelmente. Só poderá ser recomendado/a o/a candidato/a: a) que tenha demonstrado vocação ministerial; b) membro de efetiva participação na Igreja Metodista nos últimos quatro anos, pelo menos; c) com no mínimo 30 anos de idade em fevereiro de 2014; d) que tenha concluído com aprovação o Programa de Orientação Vocacional; ou um período prévio equivalente a esse a critério da Região; ou, ainda, tenha uma nomeação pastoral há mais de dois anos; e) que tenha habilidade para participar do ensino à distância, com o compromisso de utilização semanal de comunicação eletrônica (internet); f) que tenha sido aprovado/a no exame seletivo, realizado em 07 (sete) de dezembro/13.

10. De posse dos documentos enviados pelos/as candidatos/as (itens de 8.1 a 8.7) e das recomendações regionais (item 9), a FTIM efetivará o cadastro dos/as alunos/as, sendo a assinatura da matrícula responsabilidade de cada aluno/a durante o primeiro período de aulas presenciais.

Das informações gerais

11. O primeiro encontro presencial em 2014 está marcado para o período de 10 a 21 de março. Informações sobre o curso podem ser encontradas na página eletrônica da FTIM: www.metodista.br/fateo ou pelo telefone: (11) 4366-5976.

12. O endereço postal da FTIM para envio de documentos é:

Faculdade de Teologia – Ed. Ômega
Ref.: Secretaria do CTP
A/C: Michelly Aiyumi Rosario
R. do Sacramento, 230 – Rudge Ramos
CEP: 09640-000 São Bernardo do Campo / SP

13. O endereço eletrônico da FTIM para solicitação e/ou envio de informações sobre o Processo Seletivo do CTP é secretaria.ctp@metodista.br.

14. Este Edital atende ao exposto no item 2.6 (“Critérios e normas processuais para o ingresso no Curso Teológico Pastoral (CTP) da FTIM, São Bernardo do Campo”) do regulamento aprovado pelo Colégio Episcopal e publicado no Expositor Cristão de novembro de 2000, página 05.

Faculdade de Teologia da Igreja Metodista
São Bernardo do Campo-SP, 15 de outubro de 2013.
Prof. Dr. Paulo Roberto Garcia
Reitor

Profa. Dra. Blanches de Paula
Coordenadora


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

EDITAL DE CONVOCAÇÃO | Exame para ingresso na Ordem Presbiteral - 2020

O Colégio Episcopal convoca os/as candidatos/as à Ordem Presbiteral para realização de Exame para Ingresso na Ordem Presbiteral, para o dia 11 de novembro de 2020 – quarta-feira, das 13:00 às 17:00 horas, horário de Brasília, no local estabelecido pela Comissão Ministerial Regional. Esta exigência contempla os artigos canônicos 27, item V, 119, item XIII e 92 § 3º, o Regulamento da Ordem Presbiteral e as Normas do Exame da Ordem Presbiteral.

20° Concílio Geral (20° CG), Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Encaminhamentos para o 20º Concílio Geral

Saiba mais sobre a preparação do evento que acontecerá em julho

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Concílios Regionais definem candidatos/as ao episcopado

Um dos momentos marcantes nos Concílios Regionais deste ano está sendo a eleição da lista tríplice dos/as candidatos/as ao episcopado. Cinco Regiões Eclesiásticas, já realizaram a eleição das pessoas que irão concorrer ao episcopado no 20º Concílio Geral. Confira quem foram eleitos/as.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Bispo Stanley da Silva Moraes permanecerá internado no Hospital das Clínicas de dez a 15 dias

O Secretário do Colégio Episcopal da Igreja Metodista, bispo Stanley da Silva Moraes, foi submetido a uma cirurgia de transplante de rins na manhã de domingo (31) e deve permanecer internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo, de dez a 15 dias.

no Cenáculo, Destaques Nacionais, Geral, por José Geraldo Magalhães

no Cenáculo celebra 75 anos com programação especial em maio

O pequeno "livrinho" de encontro diário com Deus receberá várias homenagens no mês de maio