Publicado por José Geraldo Magalhães em Pastoral Indigenista, Destaques Nacionais - 29/09/2013

A Constante Vitória da Morte Sobre a Vida

ima costa"Promover o discipulado na perspectiva da salvação, santificação e serviço" (nossas ênfases)

Cada dia que se passa a banalização da vida aumenta. Conta a minha mãe que na cidade de Juiz de Fora/MG em que ela e seus pais moravam, meu avô era um policial, e na cadeia durante anos havia apenas um preso.

Lembro-me ainda que quando era criança e morávamos com nossos avós, era muito, mas muito raro ouvirmos falar em homicídios, agressões, assaltos, abusos de qualquer espécie. Claro que não sou tão ingênua a ponto achar que eles não aconteciam, mas estão se tornando tão rotineiros que parece que perdemos o controle de tudo que a que nós cristãos anunciamos - a vida em Cristo Jesus, que é dirigida a todos indistintamente e não tem tido a força necessária para impedir esta constante vitória da morte.

Em João 14.1-15, quando Jesus fala aos seus discípulos, busca instrui-los e afirma sua presença com eles. Ele lamenta na afirmação feita a Felipe (V.8),_ "Há tanto tempo estou convosco e não me tens conhecido?" Essas palavras de lamento de Jesus me vieram à mente ao assistir os jornais na TV, onde quase todas as notícias giram em torno da morte - Mãe e quatro filhos são encontrados mortos; mãe mata as duas filhas; ao ser confundido com assaltante, o entregador de pizza é assassinado; dois policiais  e um traficante são mortos na favela, bala perdida mata criança, e por aí vai...

O que me chamou a atenção foi uma frase pichada numa das casas em uma destas reportagens: "EM SÃO PAULO NÃO EXISTE AMOR". Nesse momento o telefone de nossa casa toca, pois ainda me encontro de repouso depois de um acidente no dia 13/09; do outro lado era Ronaldo, nossa pessoa de referência dentro da comunidade indígena, e ele diz:

Pastora o Edimilsinho foi morto e jogado na represa. Ou então ele estava bêbado e caiu e se afogou. O Corpo de Bombeiros está tirando o corpo dele neste momento.

O Edimilsinho era um alcoólatra, mas mesmo quando estava bêbado tinha um sorriso que me parecia ver nele o gosto e desejo de viver. Quando passávamos por ele pelas estradas da aldeia era comum encontrá-lo deitado a beira do caminho e às vezes tínhamos que tirá-lo e colocá-lo em uma sombra. Outras vezes nos cumprimentava erguendo a mão bem alta.  De longe já o conhecíamos pelo seu jeito singular de andar, nos lembrava uma modelo desfilando.

Certo dia, antes de nossa reunião cúltica, num início de noite ele passava embriagado e algumas crianças começaram a mexer com ele, então de posse de um facão ele corria atrás dos meninos e quando vi o que ocorria ele correu em minha direção, talvez me confundido com um das crianças por causa do meu tamanho então gritei:

Dimilsinho! Dimilsinho! É a pastora! É a pastora! Imediatamente ele parou e veio andando em minha direção, pegou na minha mão e beijou e tentando me abraçar dizia:

As crianças estão mexendo comigo!

Neste momento passa em nossa mente a lembrança do lamento de Jesus, "Há tanto tempo que estou convosco e ainda não me conheces?" E nos bate uma incapacidade de mostrar aos sofredores a vida que Jesus traz! Mas ao mesmo tempo somos motivados pelo mesmo Cristo: "Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (Jo.l4. 27 ).

Existem ainda muitos outros Dimilsinhos, Marias, Ricardos que precisam conhecer em forma de serviço o amor de Deus, que está em Cristo e que excede a toda compreensão humana, por isso somos convocados a continuar no exercício de apresentar essa vida.

Revda. Ima Costa
Pessoa de Referência Nacional para a Questão Indígena
 


Posts relacionados

Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti

Departamento Nacional de Trabalho com Crianças lança cartilha e outros materiais de apoio

Destaques Nacionais, Geral, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de março traz na capa a mobilização dos metodistas no combate ao mosquito Aedes aegypti

Os dados são alarmantes. O Ministério da Saúde investiga 3.448 casos suspeitos de microcefalia no Brasil até o fechamento desta edição. O último boletim foi divulgado no final de janeiro e aponta que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 estão ligados ao vírus zika. A Igreja está mobilizada. O Colégio Episcopal já se pronunciou ao orientar os membros para combater o mosquito Aedes aegypit. O Expositor Cristão foi atrás, ouviu especialistas, médicos/as, além da própria bispa Marisa de Freitas Ferreira, que, na função de médica, passou informações importantes sobre o cuidado que devemos ter. O bispo Roberto alertou para as diversas possibilidades de desenvolver a missão neste cenário que assusta todos/as nós. 

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

As mulheres escolhem a vida: livro com estudos bíblicos para o enfrentamento da violência contra mulheres

A cada dois minutos cinco mulheres são agredidas em nosso país, é o que nos informa a pesquisa de 2011 da Fundação Perseu Abramo em parceria com o SESC; e ainda os dados do IBGE nos mostram que 4.465 mulheres foram assassinadas no Brasil no ano de 2012. E o que a Igreja de Cristo tem a ver com este tema? Na perspectiva da vida, o tema da violência contra a mulher tem tudo a ver com a Igreja de Cristo, tornando-se uma comunidade acolhedora. 

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Pessoas que trabalham com crianças se reúnem em evento nacional para capacitação

Até quem trabalha a mais de 30 anos com o ministério infantil na igreja local veio buscar capacitação. “Sempre participei dos encontros regionais, mas dessa vez meu desejo foi vir no encontro nacional em busca de aprimorar cada vez mais”, disse Sonia Regina Silveira da 1ª Região Eclesiástica.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Coordenação Geral de Ação Missionária inicia reunião extraordinária para ouvir a Câmara de Finanças

A Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam), iniciou uma reunião extraordinária no início da noite dessa sexta-feira (26), nas dependências da Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo. O motivo do encontro já havia sido agendado na reunião anterior  no final de maio. O órgão que decide no interregno do Conscílio Geral quer  ouvir a Câmara de Finanças do Conselho Superior de Administração (Consad). O objetivo é entender e estudar as realidades enfrentadas pelas instituições metodistas frente ao cenário econômico no Brasil.

Destaques Nacionais, Mulheres, por José Geraldo Magalhães

Conheça a nova mesa da Confederação metodista de Mulheres eleita na IX Assembleia Geral

IX Assembleia Geral da Confederação Metodista de Mulheres realizada em Gramado/RS nos dias 16 a 19 de outubro elege nova mesa para os próximos quatro anos. Veja os detalhes!